O Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – composto pelo CAU/SC, pelo IAB-SC, pela AsBEA-SC e pelo SASC – prorrogou as inscrições para a homenagem “Honra ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo” – Edição 2023. Até 21 de julho será possível indicar profissionais e pessoas jurídicas que se destacam no desenvolvimento técnico-científico, no ensino e na defesa da profissão.
Organizada a cada três anos, a homenagem será concedida a seis indicados, agrupados em quatro categorias:
Contribuição Profissional
– para Arquiteto e Urbanista.
– para Jovem Arquiteto e Urbanista, com até 35 anos.
Contribuição Honorífica (no plano de desempenho social, político e administrativo)
– para Escritório de Arquitetura e Urbanismo (PJ)
– para atividades empresariais em outras áreas de atuação, atividades governamentais ou não-governamentais (PJ).
Contribuição Benemérita
– por doação material ou imaterial que tenha propiciado o surgimento ou o desenvolvimento de entidades que prestam relevantes serviços à sociedade.
In Memoriam
– homenagem póstuma em reconhecimento ao legado profissional de Arquitetos e Urbanistas catarinenses ou com atuação em Santa Catarina.
Os seis vencedores receberão medalha e diploma, e a partir da premiação devem respeitar o período de cinco anos para concorrer novamente. As indicações podem ser feitas por meio de pessoas físicas ou jurídicas e por entidades representativas. Os homenageados serão divulgados até o dia 31 de agosto após homologação na Plenária do CAU/SC. A solenidade de entrega das honrarias acontecerá em setembro deste ano.
Para realizar uma indicação, é preciso seguir modelo de proposta disponível no site do CAU/SC. Clique aqui para acessar.
Homenageados
Na última edição do Honra ao Mérito, em 2020, os condecorados foram a professora Maria Inês Sugai e o arquiteto recém-formado Vinicius Mariot. A terceira edição do prêmio também homenageou duas entidades por sua contribuição com o fomento da arquitetura e urbanismo: o Centro de Assessoria a Autogestão Popular (CAAP) e o Ateliê Modelo de Arquitetura.
Em 2017, na segunda edição, os homenageados foram o arquiteto Yamandú Carlevaro, na categoria Contribuição Profissional; o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, na categoria Contribuição Honorífica; e o arquiteto Hans Broos – em homenagem post-mortem, recebida pelo arquiteto e urbanista e ex-colega de trabalho, Bernardo Brasil.
Na primeira edição, em 2014, o arquiteto e urbanista Moysés Liz foi homenageado na categoria Contribuição Profissional do Arquiteto e Urbanista. A arquiteta Mariana Moraes Luiz, foi agraciada na categoria Contribuição Profissional do Jovem Arquiteto e Urbanista. Os demais homenageados foram a Univali, na categoria Contribuição Honorífica, e Egon Belz, na categoria Contribuição Benemérita.
Na foto destaque, a entrega da homenagem Honra ao Mérito de 2017.
Da esquerda para a direita, o arquiteto Giovani Bonetti, vice-presidente do CAU-SC à época; o arquiteto Bernardo Brasil, ex-colega de Hans Broos; o pró-reitor de pesquisa da UFSC, Sebastião Roberto Soares, e o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Rizzo; o arquiteto Yamandú Carlevaro; e o então presidente do CAU-SC, Luiz Alberto de Souza.
Foto: Divulgação CAU-SC