Um dos maiores nomes da inovação no Vale do Silício, na Califórnia EUA), o empreendedor indo-canadense Salim Ismail é um dos fundadores da Singularity University, universidade entre as mais prestigiadas do mundo na área de inovação. Ismail estará em Curitiba como keynote da 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB) – maior evento brasileiro de cidades inteligentes, que deve reunir 10 mil pessoas de todo o mundo nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando os públicos presencial e remoto. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.
Além de Ismail – que é investidor anjo, autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, palestrante e estrategista de tecnologia, nomeado em 2017 para o conselho de administração da Fundação XPRIZE – o SCECWB contará com a presença de Gil Peñalosa, um dos urbanistas mais importantes do mundo, que fará o painel de abertura. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Peñalosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo. É também o primeiro Embaixador dos Parques Urbanos Mundiais, apaixonado pela criação de cidades justas e sustentáveis, onde as pessoas possam viver de forma mais saudável e feliz.
Diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália), Piero Pelizzaro tem 10 anos de experiência em políticas de mudanças climáticas e resiliência urbana. Ele também é consultor do Ministério Italiano de Transição Ecológica. Já Adriana Molano é analista de tendências digitais, fundadora do Centro Latinoamericano de Digital para el Desarrollo, de Bogotá (Colômbia). E o português Jorge Saraiva, presidente da Rede Europeia de Políticas Urbanas e diretor de inovação na Transição Energética para a Três60, especialista no desenvolvimento de ecossistemas de inovação cívica.
Já Fabro Steibel é diretor executivo do Institute for Technology & Society (ITS Rio), foi membro do Future Global Council do WEF, e tem fellow em governo aberto pela OAS. Diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar de Oliveira também estará presente no evento. Ele possui 10 anos de experiência no setor público, apoiando o desenvolvimento, de políticas públicas em temas como CT&I, telecomunicações, economia digital, e proteção de dados. E André Agra, auditor de contas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Expert em inovação, ele coordena o Espaço Cidadania Digital do TCE-PB.
Também estão confirmados o colombiano Darío Hidalgo, diretor da Fundación Visión Cero 3, com 33 anos de experiência no setor de transportes, como funcionário do governo, pesquisador e consultor de agências e organizações internacionais; o secretário Juan Sebastián González, da Secretaria de Inovação Digital da Prefeitura de Medellín, na Colômbia, especialista em engenharia de software com master na Itália. E Juan José Prada, manager de tecnologia e smart cities da Intendencia de Montevideo, no Uruguai, diretor de TI e advisor de sustentabilidade.
O SCECWB vai atuar novamente como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento conta com patrocínio de empresas como Mastercard, Indra, Sebrae Paraná, L8, Planet Smart City, BRDE e Geotab.
Temáticas
O congresso do SCECWB22 terá cinco temáticas que dialogam com o tema “Society Leading the Urban Future” (O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), com palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai:
· Tecnologias Inteligentes para Cidades
· Inovação e Negócios Disruptivos
· Governança em uma Sociedade Inteligente
· Mobilidade Inteligente para o Futuro
· Cidades Sustentáveis
Protocolos de segurança
A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa a mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus, seguindo as orientações vigentes na semana do evento, em Curitiba. O uso de máscara é obrigatório em todo o evento, assim como manter o distanciamento e higienização das mãos. É necessário apresentar o Certificado de Vacina na entrada do evento. Caso o participante tenha optado por não tomar a vacina, deve apresentar teste negativo para Covid-19 realizado no máximo 48 horas de antecedência ao evento.
SERVIÇO – Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”
Data: Dias 24 e 25 de março de 2022
Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)
Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.
Na foto destaque, a edição de 2019 do evento.