Entre os dias 15 e 21 de junho, o Fuorisalone realizará a Live Online, uma iniciativa inédita de valorização do conteúdo que milhares de pessoas buscam todos os anos, no mês de abril, na Semana de Design de Milão. Apesar do cancelamento da edição deste ano do Salão do Móvel, devido à pandemia de coronavírus, os organizadores do Fuorisalone decidiram manter a programação, contudo, no ambiente virtual.
A operacionalização acontecerá pela nova plataforma Fuorisalone Digital, que envolve a introdução de dois novos instrumentos (Fuorisalone Tv e Fuorisalone Meets) ) e a capacidade de distribuir conteúdo em dois novos canais (Fuorisalone Japan e Fuorisalone China). Na programação estarão palestras, workshops, entrevistas, documentários e lançamentos de produtos, organizados pelos distritos que compõem o Fuorisalone. O acesso será gratuito.
A plataforma Fuorisalone Digital consiste em Portal da Web , guia e ferramenta de referência para todo o projeto; Magazine; Mídias sociais e boletim informativo, aos quais são adicionadas as novas ferramentas e canais Fuorisalone TV e Fuorisalone Meets dedicados à China e ao Japão.
“Isso é feito substituindo a lógica do evento físico pela lógica do evento digital , que não virtualiza a experiência física (impossível de fazer), mas propõe uma solução que agrega e distribui conteúdo digital em vários canais, graças a ferramentas dedicadas que aumentam e melhoram a experiência do público, de forma coordenada e coerente com a marca Fuorisalone”, argumentam os organizadores.
Na edição 2019 do Fuorisalone foram realizados 1.348 eventos, em diversos pontos da cidade, totalizando 500 mil visitantes. De acordo com a Fuorisalone.it, os eventos alcançaram 2,41 milhões de visualizações de página em apenas cinco dias. Mais de 96.600 fotos foram postadas no Instagram com a hashtag oficial # Fuorisalone2019.