fbpx Skip to main content
Notícias

Flores da Cunha terá concurso de projeto para requalificação da principal avenida da cidade

Por novembro 4, 2021No Comments

A Prefeitura Municipal de Flores da Cunha (RS) vai promover um Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho – umas das vias mais importantes da cidade. O lançamento oficial está marcado para ocorrer na quarta-feira, dia 17 de novembro, às 11 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e do IAB RS. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao CAU.

A iniciativa conta com parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). O objetivo é garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos de todo o Brasil. Esta modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade.

As propostas inscritas pelo site www.concursoavenida25dejulho.org serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais.

 

Nova identidade para a região

Com uma população estimada em 31.352 pessoas, Flores da Cunha localiza-se na Serra Gaúcha, a 150 km da capital Porto Alegre. Desde 1994, o município carrega o título de maior produtor de uvas e vinhos do país. Com uma economia forte e diversificada, Flores da Cunha destaca-se tanto na agricultura como na indústria, no comércio e nos serviços.

O prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, destaca que a Avenida 25 de Julho caracteriza-se como a porta de entrada da cidade sendo responsável por distribuir o trânsito aos bairros em seu entorno, escoar a produção e conectar os munícipios ao centro. Além disso, o local é muito utilizado para lazer, tanto ao sul quanto ao norte, onde as pessoas realizam suas caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.

“Este concurso é de extrema relevância para a valorização da Avenida e uma oportunidade de levar o nome do município ao país todo. Nosso objetivo, enquanto administração pública municipal, é entregar uma Avenida completa, com a cara de Flores, que contemple tudo o que a comunidade, os visitantes e os turistas merecem”, informa o prefeito César Ulian.

Para o presidente do IAB RS, Rafael Passos, o município de Flores da Cunha terá a oportunidade de desenvolver um projeto urbanístico para toda a avenida central da cidade, que irá gerar uma nova identidade paisagística. “Vamos formalizar uma parceria entre o IAB RS e o poder público, contribuindo com os setores de planejamento do município, para que futuramente possam organizar concursos por conta própria”, destaca Passos.

 

Foto: Guilherme Ósio | Divulgação

X
X