fbpx Skip to main content
Destaques

Escritório de arquitetura paranaense expande atuação internacional

Por julho 21, 2024No Comments

A Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) acaba de firmar endereço em Nova Iorque. Com essa iniciativa, o escritório paranaense expande o processo de internacionalização iniciado há quatro anos. “Nova Iorque é uma localização estratégica, conectada ao mundo com voos non-stop. É também a cidade mais efervescente em termos de novidades, e como arquitetura é inovação, não há lugar mais conveniente”, afirma  o arquiteto Flávio Schiavon, sócio-fundador da BSA, que agora passa a se dividir entre a sede, em Curitiba, e a nova base, em Nova Iorque.

Com mais de 40 anos de mercado, a BSA foi fundada por Flávio e Manuel Baggio e hoje contabiliza mais de 1.100 projetos desenvolvidos. Atualmente, são 70 projetos em andamento, no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos. O país asiático foi a estreia do escritório no exterior. “O processo iniciou durante a pandemia, quando fomos contratados para desenvolver o projeto conceitual de um empreendimento em Mumbai, na Índia”, conta Flávio. Apesar das restrições do período, os trabalhos transcorreram normalmente, com reuniões realizadas de forma remota. E é assim que operam em projetos internacionais, com a administração sendo feita no Brasil, em reuniões on-line e presenciais. “Geralmente, o acompanhamento é realizado pelas próprias incorporadoras e construtoras”, complementa Flávio, referindo-se aos clientes da BSA.

Flávio Schiavon passa a dividir sua rotina entre Curitiba e Nova Iorque

Considerando a clientela corporativa e empresarial, Flávio comenta que são poucas as poucas as diferenças técnicas e tecnológicas entre projetar no Brasil ou no exterior. “O mais importante são as questões climáticas e culturais de outros países”, diz. Entre os desafios de desenvolver projetos no exterior, o arquiteto cita a necessidade de conhecimento dos parâmetros construtivos, legislação e Normas Técnicas de cada local em que atuam. O que, de certo modo, não é novidade para eles. “É algo que exercitamos há muito tempo, já que desenvolvemos projetos em mais de 30 cidades”, pontua.

Foto destaque (capa): wirestock | Freepik.

 

X
X