fbpx Skip to main content
Notícias

Edificação de Curitiba conquista selo ouro de sustentabilidade

Por maio 17, 2021No Comments

A MDGP Incorporações conquistou em março um importante selo em construção sustentável. O edifício Arbo Cabral, entregue em janeiro deste ano, recebeu a Certificação GBC Brasil Condomínio nível Ouro, desenvolvido pelo Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável. O selo é concedido assim que acontece a entrega da obra, consolidando a verificação de todos os processos, materiais aplicados, equipamentos e forma de funcionamento do edifício.

Na prática, significa que o Arbo Cabral atingiu com sucesso 69 pontos e atendeu a uma série de exigências técnicas, que vão desde a redução de resíduos poluentes e emissões de gases durante a obra até a criação de ambientes mais saudáveis e produtivos para os moradores. “O modelo de construção deve proporcionar a redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação, assim como garantir total conforto, saúde e bem-estar para as pessoas que vão ocupar o espaço”, afirma o engenheiro civil Marlus Dória, diretor da MDGP.

Entre as soluções para o empreendimento destacam-se o uso de vidros de melhor desempenho térmico; espaço de lazer coberto com telhado verde, simulação energética que prevê 30% de redução do consumo de energia; fachada de controle solar – envidraçada com a utilização de vidros de alta tecnologia, “filtrando” raios solares; reuso e redução do consumo de água em 27,4%; uso de materiais reciclados; uso de madeiras de reflorestamento; e infraestrutura de automação e de aspiração central.

Planejado para se tornar um marco na cidade

Localizado entre a Avenida Anita Garibaldi e a Rua São Pedro, no bairro Cabral, o empreendimento foi planejado para se tornar um marco em Curitiba. A edificação possui 24 pavimentos, com um apartamento por andar. Casa unidade totaliza 241 metros quadrados, com três suítes e living estendido. A cobertura duplex, com 379 metros quadrados, possui quatro suítes.

O destaque, contudo, está para as soluções construtivas, priorizando qualidade de vida, valorização do entorno e respeito ao meio ambiente. Entre elas estão a redução do consumo de água em 27% e energia em 30%, a construção de um telhado verde na cobertura no espaço lazer, a utilização de materiais ambientalmente conscientes e a gestão inteligente de resíduos. Simulações energéticas foram realizadas por meio de softwares para buscar conforto térmico, visual e acústico nos ambientes. A partir desses resultados, foram definidos o tipo de vidro, alvenaria e demais acabamentos. O tratamento acústico do empreendimento foi feito a partir da análise de ruídos do entorno.

Implantado em uma das regiões mais nobres de Curitiba e um dos pontos mais altos do bairro, o Arbo Cabral está todo voltado para a face norte, sem possibilidade de obstrução da insolação ou da vista no futuro. As grandes varandas, em disposição triangular, quebram os parâmetros tradicionais e proporcionam maior privacidade.

Em 2018, o Arbo Cabral conquistou o Troféu Incorporador do Ano, na categoria Projeto Arquitetônico.  O projeto arquitetônico é de José Smolka, da Smolka Arquitetura, com interiores de Fernanda Cassou e paisagismo  assinado pelo escritório Burle Marx, que carrega o DNA do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx. O projeto estrutural é da Huma Engenharia.

A MDGP Incorporadora possui 14 anos de atuação em Curitiba. Em suas parcerias, conta com a participação da Aurora Centennial, grupo centenário de origem familiar que opera no Brasil, Estados Unidos e Europa e atua nos setores da indústria da madeira, construção civil, tecnologia e incorporação imobiliária.
Fotos: Acervo MDGP Incorporações
,
X
X