O Projeto Raiz apresenta a exposição ‘O Sentar Brasileiro’ durante a Semana de Design de Milão, que acontece de 17 a 22 de abril, como parte das ações realizadas pelo Be Brasil – instalada no Spazio Edit, localizado na via Maroncelli 14. Na exposição, a grande miscigenação do país e a decorrente cultura de origens variadas são traduzidas em peças que exploram o ato de sentar do brasileiro, seja por vias de celebração, trabalho, religião ou repouso. Das 25 peças da exposição, nove são de designers da região Sul do país.
Um panorama irá traçar a importância histórica desta posição para a nação verde amarela, sob o olhar de Ethel Leon, jornalista e professora de História do Design. “Alvo de tantos fluxos migratórios, o Brasil apresenta, até hoje, mesmo depois da grande onda ocidentalizante e universalizante do século XX, grande variedade de sentares. É muito comum encontrar, fora dos grandes centros urbanos, grupos de mulheres que fazem cestaria ou costuram sentadas no chão, pernas cruzadas, coluna ereta, herança dos muitos povos indígenas, mas também postura próxima àquela dos descendentes de japoneses em suas casas tradicionais do sudeste e do sul do país”, completa a historiadora.
A evolução dos traços e as inspirações dos designers do país são combinados aos costumes culturais e a variedade natural do Brasil, multiplicidade capaz de agregar características únicas aos produtos. Sobre tal ponto também exposto durante a mostra, Ethel comenta: “O mobiliário brasileiro moderno nunca ignorou a produção dos grandes mestres internacionais e consolidou tradições próprias, que se ancoram, sobretudo, no uso dos lenhos nativos, de diferentes densidades, cores e texturas. Uma poltrona cuja base seja de madeira maciça, se bem projetada e fabricada, dura mais de cem anos, tempo suficiente para repor a matéria-prima em escala”.
Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Raiz é dedicado ao incentivo à internacionalização de designers nacionais.
Os designers
Os produtos apresentados na exposição foram escolhidos por meio da curadoria especializada das entidades e destacam os principais atributos do design nacional: criatividade, inovação e sustentabilidade.
Da região Sul, participam da mostra os designers e estúdios Aristeu Pires (RS), Daniela Ziegler (RS), Faro Design (RS), Jader Almeida (SC), Larissa Batista (RS), Marta Manente (RS), Renata Rubim Design & Cores (RS), Reboh Design (RS) e Ronald Sasson (RS).
Os demais participantes são Alessandra Delgado, Andrea Macruz, Carol Gay, estudiobola, Fahrer, Gustavo Martini, Guto Indio da Costa, Lattoog, Leo Romano, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Quadrante, Roberta Rampazzo Design, Tora Brasil e Wagner Archella.
A iniciativa visa fortalecer o posicionamento do profissional, designer brasileiro, destacando criatividade, inovação e potencial de crescimento no mercado externo. As empresas também vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais, fomentando a relação comercial entre as partes interessadas.
Após a exposição, as peças seguem para a Embaixada do Brasil em Londres, dando sequência ao cronograma de mostras itinerantes do Projeto Raiz, prevista para a Semana de Design de Londres, em setembro.
Confira, na galeria, algumas das peças que participam da exposição.
Leia também:
Fotos: Divulgação