No atual momento em que o mundo passa pela pandemia do novo coronavírus, a máscara se tornou um item essencial e importante de proteção, porém ela pode ser associada a sentimentos negativos, como tristeza e medo. A partir desta observação, o produtor Conrado da Luz e o publicitário Gabriel Almeida, ambos da agência Remix Promo Criativa, de Curitiba (PR), tiveram a ideia de convidar artistas visuais de diferentes linguagens para estampar sorrisos em máscaras de tecido, e assim passar uma mensagem positiva de alegria e esperança.
Este é o conceito do movimento “Contagiando Sorrisos”, que conscientiza para o uso de máscaras com desenhos criados por artistas plásticos, quadrinistas, cartunistas, ilustradores, grafiteiros, entre outros. A distribuição das máscaras é gratuita e realizada em ações pontuais, direcionada principalmente para pessoas em fragilidade social e trabalhadores de serviços essenciais que estão operando durante a pandemia.
As ações de distribuição tiveram início em Curitiba, onde o projeto se originou, e já se espalharam por várias outras cidades do Paraná e do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília. As máscaras com sorrisos chegam a unidades médicas, entidades de apoio, casas de repouso, comunidades carentes e a uma aldeia indígena.
Somente em maio, primeiro mês de atuação, o Contagiando Sorrisos atingiu em torno de 3 mil pessoas, que receberam gratuitamente máscaras de tecido com sorrisos estampados por artistas. Até julho, já foram 8.000 máscaras distribuídas. O projeto iniciou com recursos próprios e em seguida buscou empresas parceiras para dar continuidade a esta iniciativa. As primeiras empresas parceiras do Contagiando Sorrisos são Klabin, Novozymes e Construtora Laguna.
Sobre o projeto
Contagiando Sorrisos é um movimento filantrópico, que visa destinar 100% dos recursos arrecadados por meio de empresas apoiadoras à produção e doações do maior número possível de máscaras com sorrisos. Além dos artistas, estão trabalhando voluntariamente nesta iniciativa as agências Remix Promo Criativa, Hubox Marketing Digital e Lide Multimídia – Assessoria de Comunicação, da consultoria Estesia Business Inovation e da Lacini – Coletivo Audiovisual.
“Ficamos pensando em como desenvolver uma ação para ajudar o mundo nesse problema da pandemia, mas sem pensar em vender para uma determinada marca, mas sim fazer algo diferenciado”, comenta Conrado da Luz. “Quando chegou a história de usar máscara de tecido como alternativa, na hora me veio a ideia do sorriso, da alegria que ele transmite. Isso me contagiou e compartilhei esse conceito com pessoas que passaram a integrar o projeto. E a ideia não parou mais. Essas pessoas estão trabalhando com satisfação para ajudar o próximo. Isso é muito gratificante”.
Artistas doam desenhos para o projeto
O movimento “Contagiando Sorrisos” já conta com dezenas de artistas participantes, incluindo nomes conhecidos nacionalmente, que doaram suas obras ao projeto. Entre eles estão Ziraldo, Laerte, Paulo Auma, Solda, Seiji Sato, Washington Silvera, André Mendes, Paixão, Debora Santiago, Diana Carneiro, Gabriela Emmerich, Laura Athayde, André Brik, Sandra Hiromoto, André Rigatti, Emerson Persona, André Coelho, Daniel Mustafa, Rodrigo Canales, César Marquesini, Adriano Robolito, Bruno Galvani, Caio Beltrão, Camaleão, Marina Durante, Marta Souza, Karen Crysttina, Ivana Cassuli, Graciela Campos, Eva Furnari, Daline Carla, Daniel Mazer, Hedner Shram, Henrique Borges, Marcos Lins, Tatiana Stropp, Rafael Guertzenstein, Gabriel Hammoud, Gil Marcos, Marcelo Postiglioni, Marta Souza, Michael Devis, Butcher Billy e Polvo Ninja.
Além dos confirmados, são feitos contatos com outros artistas. Conforme o projeto for recebendo apoio financeiro de pessoas ou empresas, serão produzidas mais máscaras, priorizando as ilustrações de novos artistas participantes e também aquelas que tiveram maior aceitação nas ações realizadas. “O objetivo é alcançar 100 mil máscaras doadas, 500 artistas envolvidos e centenas de milhares de ‘sorrisos’ espalhados pelo país”, afirma Conrado da Luz.
Busca por mais apoiadores
Para participar, a empresa colabora investindo na produção de 1.000 máscaras, sendo que ficará com 500 unidades para doar; as outras 500 ficam com o projeto, para serem distribuídas gratuitamente em ações de doação. A empresa pode fazer sua própria ação ou deixar esse trabalho para a equipe do projeto, indicando uma instituição da preferência da empresa, ou destinando as máscaras para uma entidade cadastrada na base do projeto, atendendo pessoas em vulnerabilidade.
Interessados em apoiar podem entrar em contato pelo telefone (41) 99994-5025 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].
Conheça os artistas da região Sul que participam do projeto:
Adriano Robolito, André Brik, André Coelho, André Mendes, Brunno Galvani, Butcher Billy, Caio Beltrão, Cesar Marchesini, Daniel Mazer, Daniel Mustafa, Debora Santiago, Diana Carneiro, Dilmar Junior, Emerson Persona, Gabriel Hammoud, Gabriel Rischbieter, Gabriela Emmerich, Gil Marcos, Graciela Campos, Hedner Shram, Henrique Borges, Ivana Cassuli, Leandro Catapan, Marcelo Postiglioni, Marcos Lins, Marta Souza, Michael Devis, Paixão Paulo Auma, Rafael Guertzenstein, Rimon Guimarães, Rodrigo Canales, Sandra Hiromoto, Seiji Sato, Solda Cáustico Tatiana Stropp e Washington Silvera.Ponta Grossa – PR
Marina DuranteLondrina – PR
Waldomiro Neto
Florianópolis – SC
Paulo Gôvea
André Rigatti (atualmente mora em Porto Velho – RO)