O arquiteto Tufi Mousse, de Joinville (SC), é o representante da região Sul no elenco divulgado hoje pela CASACOR São Paulo. O evento, programado para acontecer entre setembro e novembro deste ano, está em fase de montagem e começa a dar vida a sua nova morada em 2021, o Parque Mirante, o mais novo espaço de eventos multiuso da América Latina.
Tufi vai assinar o restaurante da mostra, que ocupará um espaço de aproximadamente 250 metros quadrados, incorporando uma área aberta existente, com prioridade para a circulação, o conforto e a segurança. A operação será do Badebec, já tradicional na mostra paulista. Essa será a segunda participação do arquiteto catarinense na mostra. Em 2019, em sua estreia, ele projetou um lounge em homenagem aos 100 anos da Escola Bauhaus.
Ao todo, serão 60 ambientes – espalhados em 9.000 metros quadrados de área de visitação – entre casas, lofts e apartamentos, usando o tema nacional “Casa Original”, que promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia que trancou em casa a população mundial e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo.
De acordo com a organização, o público pode esperar para a CASACOR São Paulo 2021 uma mostra plural e com talentos de todo o Brasil. O elenco traz nomes consagrados como David Bastos, responsável pelo ambiente da Todeschini; Leo Shehtman; Leo Romano, que prepara o espaço Deca, patrocinadora Master do evento; José Ricardo Basiches, profissional escolhido pela Coral, tinta oficial da CASACOR; Guto Requena, que cria projeto para a LG, parceira oficial de tecnologia; Nildo José, Trés Arquitetura, que fará ambiente da Cerâmica Portinari; Melina Romano, criadora do espaço da Duratex-Durafloor; SP Estúdio, Fábio Galeazzo e Paulo Azevedo.
Outros nomes confirmados são Brunette Fracarolli, Weiss Arquitetura, Erica Salguero Arquitetura, Ana Weege Arquitetura e Design de Interiores Eireli, Ticiane Lima da TL Arquitetura, Patrícia Hagobian e Gabriel de Lucca, da GDL Arquitetura.
Direto de Franca, no interior de São Paulo, a mostra recebe projeto de Marcelo Lopes Diniz e Mateus Leopoldo Finzetto da Marcelo Diniz Design e Arquitetos Associados. De São José dos Campos, Gustavo Martins Arquitetura e Interiores também estrela o elenco. Entre os paisagistas estão Catê Poli e João Jadão, Fabiana Ferré Design de Interiores e paisagismo, Monica Costa Paisagismo, Kalil Ferré Paisagismo e Zanardo Paisagismo.
Já os estreantes, que são maioria nessa edição, estão confirmados Arthur Guimarães Arquitetos, Elaine Vilela de Souza, Flávia Cardim, Beatriz Quinelato Arquitetura, Gabriela Mendes Arquitetura, Caio Bandeira e Tiago Martins da Architects+Co, Andrezza Alencar Interiores, Kika Tiengo Arquitetura, Jonathas Matarelli Miranda, do Coletivo Aizó, Renata Florenzano Interiores, Alexandre Squassoni da Squassoni arquitetura e interiores, Studio Matheus Lima, Gregory Copello Arquitetura, Jessica Martins da Buriti arquitetura, Larissa Lima Arquitetura e Henrique Freneda.
De outros estados do país estarão na CASACOR São Paulo 2021 o trio carioca formado por Rodrigo Beze e os irmãos Carlos e Caio Carvalho, do Studio Roca. A dupla Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, da Intown Arquitetura, e Bruno Carvalho, da BC Arquitetura, completam a lista dos profissionais do Rio de Janeiro.
Minas Gerais estará representa por Fernanda Lopes Gomes Rubatino, da Rubatino Arquitetura, de Juiz de Fora. Da Bahia, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, da Manarelli Guimarães Arquitetura, e Luciana Paraíso integram o elenco, que conta, ainda, com Josemar Costa Júnior e André Azevedo, da Studio Costa + Azevedo, de Pernambuco, e Tufi Mousse, de Joinville, Santa Catarina.
Eu serei outro lugar
“Eu Serei Outro Lugar”. Essa é a intervenção urbana criada pelo artista plástico Felipe Morozini para marcar o novo endereço da CASACOR São Paulo. Após longa temporada no Jockey Club, onde permaneceu por 14 anos, a CASACOR São Paulo 2021 será realizada no Parque Mirante, o mais novo espaço de eventos multiuso da cidade, anexo ao Arena Allianz Parque, na zona Oeste da cidade.
A mostra paulista vai ocupar todo o rooftop, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício. No total, serão 9.000 metros quadrados de área construída, com cerca de 60 ambientes, além de casas, estúdios e lofts, assinados por profissionais de referência no setor e, também, por jovens talentos.
A obra “Eu Serei Outro Lugar” marca a nova fase da mostra, que passará a ser itinerante a partir deste ano. Executada no topo do Parque Mirante, a intervenção artística totaliza 3.000 metros quadrados – iniciativa de Morozini, conhecido por seu ativismo, seu amor pela capital paulista e por seus trabalhos de intervenção urbana na cidade. A participação de Felipe Morozini na mostra deverá reservar outras surpresas.
Foto: Vista aérea do Parque Mirante, onde acontece a CASACOR SP 2021
(Crédito: Felipe Avarena / Divulgação)