fbpx Skip to main content
Destaques

CASACOR Paraná inaugura edição 2025 com 33 ambientes autorais em casarão icônico no Batel

Por junho 5, 2025No Comments

A CASACOR Paraná 2025 inaugurou neste domingo (01.06) em grande estilo! A mostra está novamente instalada em uma residência icônica no bairro Batel, em Curitiba, e estará em até o dia 27 de julho O casarão da Rua Carmelo Rangel, número 505, ganha nova vida sob a assinatura de um elenco que reúne prestigiados escritórios de arquitetura e design.

O imóvel materializa a parceria inédita entre a CASACOR Paraná e a Construtora Laguna, proprietária do terreno que, futuramente, será incorporado a outras áreas vizinhas para integrar um grande empreendimento imobiliário com uma área total de 10 mil m².

Os 33 ambientes deste ano foram inspirados no tema nacional da CASACOR, “Semear Sonhos”, apoiada em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. Motivados a explorar a livre criatividade em seus projetos, o elenco apresenta espaços que vão desde o jardim, halls, salas, living, bar, cozinhas, banheiros, office, quartos, pet hall, piscina, lounge, loft até novas estruturas construídas no terreno.

 

Conheça os ambientes

Alessandra Gandolfi
Sala Entre Casulos by Grupo Paraná
Alessandra interpreta o tema da mostra pela perspectiva sustentável, coletiva e sensível. Inspirada nos ecossistemas naturais de cooperação, sua sala de jantar se impõe como um organismo vivo: traduz a metáfora dos casulos de insetos sob o viés da arquitetura biomimética e da neuroarquitetura. A proposta ganha vida nas formas orgânicas, materiais naturais e estímulos sensoriais, que promovem acolhimento, conforto térmico e convivência. Como destaques, os mármores e granitos do PR Grupo Paraná e a mesa e o balcão assinados pela própria arquiteta.

Foto: Eduardo Macarios

 

Amanda Godofredo Ohpis
Estar da Família
O ambiente é envolvido por uma atmosfera afetiva e sensorial que evoca acolhimento e permanência. O design abraça, sem abrir mão da sofisticação – o painel retroiluminado, feito em pedra de desenho orgânico, é um dos elementos que integram acolhimento e arte. O espaço inclui uma sala de estar conceitual, composta por estar principal, canto de leitura e área de convivência familiar.

Foto: Talita Paziam

 

Amanda Xavier e Debora Borkoski
Casa Manacá
Na “Tiny House Brasileira” de 14 m2, as profissionais apostam em cores e materiais que traduzem a história nacional e também a essência  feminina do escritório, como a paleta cromática que transita entre verde e rosa, além de materiais naturais que representam o país. Com grandes aberturas para a natureza, a construção oferece tudo o que uma pessoa precisa para viver um fim de semana de descanso, além de poder ser levada sobre rodas para qualquer lugar.

Foto: Matheus Procópio

 

Ana Paula Brixel da Fonseca
Banheiro Canto da Mata
Inspirado pela Floresta Amazônica, pelos povos indígenas e pelo artesanato natural, o ambiente foi pensado para ir além da mera funcionalidade do banheiro. O espaço compacto demonstra que é possível acolher, inspirar e transformar em cada pequeno detalhe. Como destaques do projeto, estão os pendentes feitos à mão em macramê, o painel de musgo natural estabilizado que dura 10 anos, e as pedras naturais.

Foto: Matheus Procópio

 

Ary Polys Jacobs e Renan C. Mutao
Estar Gourmet
O ambiente de natureza social é voltado a uma vida com autenticidade. Um espaço de encontros em que a experiência ao redor da mesa se transforma emritual de celebração, afeto e elevação. As soluções funcionais, como a ilha central entre colunas, que serve como eixo escultural, e os eletrodomésticos em inox, com apelo elegante, somam-se às premissas estéticas, como a paginação com três padrões de rochas naturais e a curadoria apurada de arte.

Foto Guilherme Rocha

 

Camila Rocha
Quarto Feminino
O ambiente foi criado para a mulher que deseja se acolher, reconectar e inspirar. Os tons de rosa delicados, a madeira acolhedora e os elementos criativos – como o painel estampado – evocam a beleza da natureza feminina. A luz suave que entra pelas janelas encontra os tecidos leves e os móveis confortáveis em uma atmosfera aconchegante e sofisticada. Para complementar o autocuidado, um espaço de leitura e penteadeira.

Foto: Bia Nauiack

 

Carla Grüdtner
Cozinha
O ambiente foi projetado para criar memórias afetivas a partir da interação social, especialmente para aqueles que apreciam a arte da gastronomia e de bem receber. O layout prioriza uma disposição de espaço que facilita a circulação, com uma ilha central para refeições rápidas, permitindo que se converse enquanto se cozinha. A decoração agradável exalta a madeira natural que se soma aos tons terrosos, criando um ambiente acolhedor que vai além das soluções tecnológicas funcionais.

Foto: Eduardo Macarios

Cintia Ramos
Office Verbo e Silêncio
Um ambiente multifuncional que serve como local de trabalho, espaço para livros e objetos decorativos, e uma área de descanso e leitura. A inspiração partiu dos amantes de literatura, que, mesmo onde exercem seu ofício, encontram abrigo para folhear seus livros. Assim como os leitores, que nas páginas interpretam mais do que palavras, a profissional foi além da funcionalidade e trouxe o acolhimento. Neste projeto, cada detalhe convida à presença: o trabalho encontra foco; a leitura, profundidade; e o descanso, sentido.

Foto: Emy Tsutsumi


Diego Miranda Leite e Zeh Pantarolli

Quarto Tekoá
Inspirada pela Floresta Amazônica, a dupla cria um quarto que propõe um habitar: simbólico e sustentável. O quarto apresenta uma jornada sensorial que vai da ancestralidade à inovação, em uma tradução da força mutável da natureza. A ambientação contemporânea combina design autoral, materiais duráveis e automação da iluminação. O porcelanato aplicado no teto, nas paredes, na cabeceira e também na estante Seringueira – protagonista do projeto -, eleva o ambiente ao luxo consciente.

Foto: Nenad Nenad Radovanovic

 

Eduardo Mourão
Salão de Festas by Montrelux
Com alto padrão de sofisticação e tecnologia, o ambiente funcional contempla bar central e ambientes integrados que proporcionam encontros memoráveis e experiências completas. O projeto contemporâneo foi construído com estrutura metálica e fechamento em vidro da Montrelux para valorizar a conexão com o exterior e os grandes vãos livres. Entre os destaques, estão também o painel de LED em grande escala, as placas de revestimento coloridas e o mobiliário exclusivo, desenvolvido especialmente para a mostra.

Foto: Daniel Katz

 

Erico Zoller, Thiago Zoller e André Possolli
Jardim Frontal e Porte Cochere
Um ambiente aconchegante e sofisticado, onde as camadas das plantas esculturais dialogam com a porosidade das pedras naturais. A vivacidade da vegetação, a imponência dos vasos e os movimentos do paisagismo atraem o olhar. Os elementos se complementam em perfeita harmonia – do projeto arquitetônico do entorno a experiência sensorial dos visitantes.

Foto Matheus Kaplun


Fernanda Gonçalves

Loft Aruanã
O espaço interno se conecta à área externa em uma imersão pelas diversas influências e fases da arquitetura brasileira. A composição transita entre diferentes épocas: começa com o verde das matas, evocando os povos indígenas; segue com os colonizadores, representados pela planta em forma de “L”; passa pelo piso que remete à terra batida e às lajotas de adobe, típicas das casas do interior; avança pelo modernismo, com janelas amplas e a cama de base em vidro iluminado; e chega aos tempos atuais com móveis de design assinado.

Foto_ Guilherme Rocha


Gabriela Casagrande

Tiny House
Com apenas 18 m2, a Tiny House convida a um novo olhar sobre o morar: mais sensorial, sustentável e inteligente. Apesar da metragem reduzida, o espaço contempla tudo o que é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida do morador. O grande destaque do abrigo contemporâneo é a integração fluida entre sala e quarto, enquanto a automação e o uso do corian revelam como a tecnologia pode servir ao silêncio. Materiais naturais, como madeira e bambu, reforçam a essência acolhedora da ambientação.

Foto: Fábio Severo


Givago Ferentz

Bar
Inspirado nos mistérios do oceano, o ambiente convida ao mergulho no fundo do mar. Uma imersão sensorial por meio de elementos naturais que representam a vida marinha. Formas fluidas, tons praianos e texturas orgânicas dão a sensação de estar entre as ondulações reenergizantes das águas. Os principais destaques do projeto incluem o material de revestimento do forro, a frente do balcão com backlight, o mobiliário de design, as esculturas e o projeto luminotécnico.

Foto: Antônio More


Gustavo Scaramella

Loja de Óculos
“Hikari” significa luz em japonês, conceito que dita o tom da loja de óculos da casa. Neste ambiente, a iluminação encontra a arquitetura com delicadeza e intenção, revelando não só produtos, mas também estados de presença. Os planos de luz filtrada se mesclam às linhas puras e à materialidade sensível, recriando a atmosfera de um niwa – tradicionais jardins japoneses -, onde cada elemento coexiste em harmonia com o olhar e o momento.

Foto: Bia Nauiack


Janaína Marques

Circulação e Toilette
Um ambiente multifuncional que, além de servir como passagem para outros cômodos da casa, oferece lugar para sentar e espaço para armazenar itens. Integrada ao conceito do lavabo, a ambientação intimista revela uma composição sofisticada de materiais. A estética rústica dos revestimentos se combina às peças de design contemporâneo, e os elementos naturais se somam aos tons convidativos. Para arrematar, uma iluminação cênica conduz o visitante à presença e à contemplação.

Foto: Patrícia Amancio


Karolinna Venturi

Banheiro Intimidade na Forma
Inspirada pelo Museu Fortuny, em Veneza, a visão renascentista se desvela em cada detalhe do ambiente. A expressão da sensibilidade humana ganha forma em uma arquitetura delicada e elegante, que mescla materiais nobres à iluminação refinada. Entre o mármore e a luz, um cenário que convida os visitantes a apreciar sua intimidade em uma ode silenciosa em que o corpo é a expressão da essência divina.

Foto: Eduardo Macarios


Lucas Sampieri Samara e Maria Luisa Borato Bechtold

Pet Hall
Localizado no corredor íntimo da casa, o ambiente ocupa uma posição estratégica que permite integrar os bichinhos à rotina familiar com
funcionalidade e bem-estar. Os arquitetos demonstram que é possível criar uma ambientação que valorize o cuidado com os pets e, ao mesmo tempo, se harmonize com a decoração da residência. Das cores aos acabamentos, cada detalhe foi planejado para proporcionar efeitos terapêuticos específicos e promover a qualidade de vida de todos os moradores.

Foto: Jackson M. Siqueira


Marcelo Lopes

Bistrot
O ambiente funcional – com operação gastronômica do Hard Rock Café Curitiba – convida o visitante a uma experiência completa pelo universo musical. A exposição das icônicas guitarras originais do negócio dá ritmo à decoração pulsante – elementos que foram cuidadosamente curados pelo apelo estético, mas, principalmente, pela história que carregam. A alma roqueira da cidade se revela nos tons escuros, texturas sóbrias e iluminação cênica do projeto de atmosfera intimista.

Foto: Nenad Radovanovic


Marcelo Melhado, Giancarlos Malacarne e Mariana Lozano

Refúgio Verde by Balaroti
No ambiente que prima por bem-estar e estética, um dos elementos que garantem conforto é o sistema de aquecimento do piso. A tecnologia avançada, disponibilizada pela Balaroti, permite que a temperatura seja controlada por meio de um termostato instalado na parede. A biofilia dá vida ao espaço: os painéis naturais de musgo estabilizado reproduzem o solo das florestas – uma solução sustentável que contribui para a regulação da umidade do ar e a purificação do ambiente.

Foto: Matheus Xavier


Maria Alice Crippa e Gustavo Assis

Living Essências
Um refúgio urbano que integra sala de estar, sala de home theater, bar e espaço para receber em uma atmosfera biofílica. A luz que adentra o ambiente realça as formas orgânicas e as texturas naturais, em uma harmonia fluida entre pertencimento e sofisticação. Apesar de valorizar a matéria bruta e o design artesanal, o espaço também celebra a inovação, com automação completa que potencializa o conforto e a experiência sensorial.

Foto: Eduardo Macarios


Maria Eduarda Caiado

Refúgio Azul
O lounge funcional, que abriga dois banheiros, se torna um local de permanência ao celebrar o design como extensão da natureza. A ambientação harmoniza tons neutros com cores vibrantes, texturas naturais com acabamentos cerâmicos, trabalho artesanal com soluções tecnológicas. Ao equilibrar os elementos que encantam o olhar, o projeto semeia a ideia de que o sonho não é algo distante; ele está cotidianamente presente em cada detalhe.

Foto: Guilherme Rocha

 

Mariana Andrade e Raissa Lamy
Sala Âmbar
O refúgio do dono da casa – alguém que aprecia o acolhimento íntimo e os prazeres que exigem presença. O bar e a charutaria enriquecem a experiência no espaço, pensado para momentos de contemplação na solitude ou boas conversas com convidados. A sala exala sofisticação sem excessos, um ambiente que acolhe com cores quentes, iluminação indireta e materiais nobres. Cada detalhe revela o olhar apurado para a estética atemporal.

Foto: Eduardo Macarios

Mariana Paula Souza
Cozinha Raízes Deca
A construção no jardim da casa parece brotar das próprias raízes do terreno – um desdobramento natural da história que o casarão carrega. Além de se integrar à área externa, une pessoas, sentidos e experiências. Os elementos tradicionais, que evocam as memórias afetivas e o aconchego das cozinhas de antigamente, são reinterpretados com a inovação e a sofisticação das louças e metais da Deca. O detalhismo e os lançamentos da marca criam um cenário único para promover a convivência social e as experiências gastronômicas.

Foto: Eduardo Macarios


Mariluci Brambilla, Silmara Araújo e Simonia Celeri

Bilheteria
O trio especializado em neurodesign transforma o ambiente em um portal sensorial para o visitante adentrar no universo da CASACOR Paraná. As profissionais criam uma atmosfera imersiva que desperta os sentidos a cada detalhe, dos sons aos aromas da natureza. Além do paisagismo exuberante, a experiência é enriquecida com texturas naturais, como a parede de vidro com cortina d’água e a parede de pedra coberta por musgo. Como toque final, um painel celebra as 30 edições do anuário da mostra.

Foto: Anderson de Oliveira


Priscila Mileke

Joalheria Autoral
Inspirado pelo conceito de pocket store, o ambiente cria uma atmosfera convidativa, onde o foco está totalmente na exposição dos produtos. O projeto aproveita da melhor forma o espaço compacto, valorizando as peças feitas à mão pelos joalheiros artesãos. A ambientação é marcada pelos tons amadeirado e rosês, tonalidades femininas que representam o público-alvo dessas marcas. As formas orgânicas e os acabamentos em vidro ganham destaque com a iluminação em tela tensionada.

Foto: Marcelo Stammer


Rebeca Zanuthi

Garden Place
Entre o fluxo dos caminhos e a intensidade da mostra, surge um espaço de pausa. Um convite à presença: ao respiro, ao silêncio e à contemplação. Um refúgio mínimo, mas potente, onde o tempo desacelera e os sentidos se expandem. Aqui, sem excessos, sem distrações, sem pressa, o sonho germina no presente.

Foto Matheus Kaplun


Roberta Lanza

Sala da Lareira
Um ambiente pensado para resgatar o valor das relações ao incentivar a convivência afetuosa e a valorização dos vínculos. Ponto central da sala, a lareira é mais do que uma fonte de conforto térmico: é símbolo de acolhimento para os dias difíceis. A parede bruta, iluminada por uma estrutura, representa a luz que o convívio familiar pode oferecer, mesmo diante das adversidades. Em contraponto, a grande caixa de madeira, combinada a outros materiais naturais, forma uma base sólida para o bem-estar e a qualidade de vida.

Foto: Bia Nauiack


Talita Nogueira

Quarto das Pequenas Pausas
A intimidade do casal ganha forma na afetividade poética, revelada em cada detalhe da composição. Nesta proposta sensorial e simbólica, obras dos filhos dividem a parede com criações de grandes artistas, esculturas e livros – elementos que reverberam cultura para uma família que aprecia o colecionismo de objetos e memórias. Os tons terrosos, os materiais naturais e o mix de estampas conferem aconchego, adicionam sofisticação e traduzem a identidade dos moradores.

Foto: Eduardo Macarios


Thaís Corrêa

Casa Prates
O ambiente reconhece o valor da arte, da cultura e do design brasileiro em uma celebração aos 25 anos da Casa Prates, marca curitibana que se destaca por seu padrão de excelência no mercado imobiliário. O espaço multiuso de planta livre é um manifesto para que nossas raízes sejam uma fonte inesgotável de sabedoria, afeto e sustentabilidade. Guiado pela poética da confluência de saberes da arquitetura moderna, o projeto propõe um diálogo entre formas puras e elementos com história.

Foto: Eduardo Macarios


Thiago Bernardes

Espaço Laguna
O ambiente celebra a criação arquitetônica por meio de gestos simples, com soluções de mínimo impacto ambiental, uso de materiais naturais e integração plena com o entorno. A estrutura em madeira lamelada flutua sobre as águas e sustenta uma cobertura de material termoplástico de origem alemã protagonista do espaço ao formar um amplo abrigo entre vigas e pilares elegantes. Na galeria expositiva, o visitante conhece os projetos realizados em Curitiba pela construtora em colaboração com o escritório.

Foto: Eduardo Macarios


Walkiria Nossol

Hall da Casa
Uma composição escultural que valoriza a beleza dos materiais naturais e a autenticidade do design autoral. Além do majestoso pé-direito duplo, o protagonismo da escada em rocha natural verde compõe com o piso em madeira natural. A marcenaria sob medida, o guarda-corpo artesanal, os pendentes cênicos, o mobiliário assinado e as obras de arte curadas garantem o impacto visual do espaço que antecipa a sofisticação dos ambientes internos da casa.

Foto: Bia Nauiack


Wolfgang Schlögel

Praça CASACOR
Em continuidade visual com o espaço social da residência, a piscina é a protagonista da área externa. O projeto combina o design confortável do mobiliário e a naturalidade da vegetação com uma lareira acolhedora e uma acústica agradável. O paisagista primou por materiais resistentes e tecnológicos, como revestimentos e iluminação adequados à exposição ao ar livre.

Foto: Eduardo Macarios

 

Serviço: 

CASACOR Paraná
De 1o de junho a 27 de julho
Rua Carmelo Rangel, número 505. Batel. Curitiba/PR

Horários
De terça a sexta-feira das 14h às 21h
Sábado das 13h às 21h
Domingos e feriados das 13h às 19h

*Os ingressos estão disponíveis para compra on-line no site e no aplicativo oficial, e também na bilheteria do evento.

 

Textos e fotos: Divulgação CASACOR Paraná 

X
X