fbpx Skip to main content
Destaques

CASACOR anuncia elenco da edição Balneário Camboriú, a primeira da região Sul

Por março 26, 2023No Comments

“Corpo e morada” é o tema nacional da CASACOR em 2023 que deverá nortear as criações dos profissionais envolvidos e fazer refletir/reverberar sobre o contexto contemporâneo vigente. As propostas idealizadas já poderão ser conhecidas na primeira edição do ano da mostra na região Sul, que será realizada de 21 de maio a 2 de julho em Balneário Camboriú (SC).

Serão 26 ambientes criados no The Spot One, novo residencial erguido pela AJRealty, incorporadora da Almeida Junior, anexado ao Balneário Shopping – o primeiro do Sul do país conectado a um shopping center. O empreendimento tem projeto arquitetônico assinado por  Manoel Doria e design de interiores concebido pela arquiteta Roberta Zimmermann. No total, são mais de 20 mil metros quadrados de área construída, com 13 pavimentos, que contemplam 114 apartamentos com plantas flexíveis, entre 83m²  e 108m² e um rooftop com 1.500m², que oferece convivência ao ar livre, privacidade e vista panorâmica que permite apreciar a natureza ao seu redor.

 

Conheça o elenco da mostra:

  • Roberta Zimmermann

  • Maria Cristina Iglesias

  • Roberta Zimmermann

  • Natália Xavier

  • Daniela Schmitt

  • Geovani Capelina + Galeria Kossatz

  • Francielle Iost

  • Leandro Sumar

  • Rafaela Heloise Rosa e Keli Cristina Camara Maksimiuk

  • Vanessa Roberta Schmidt

  • Marice Gandin e Manuela Dal Pizzol de Melo

  • Jennifer Ryberg e Doris Poli Bortoni

  • Eluize Mendes e Maria Ondina Garcia

  • Gabriela Herde

  • CASAdesign Studio

  • Bianca Reig

  • Bianca Kestering

  • Fabiana Gorgisk Werner e Jamile Fengler Dietterle

  • Escritório Indi Arquitetura

  • Klaxon Arquitetura

  • Claudio Saladini, Letícia Vieira e Roberta Zimmermann

  • Laccy Silva

  • Ágata Cipriani

  • Lia Hermann

  • Nando Machado

  • Jeferson Branco

SERVIÇO:

CASACOR/SANTA CATARINA – Balneário Camboriú 2023

Quando: 21 de maio a 2 de julho

Onde: The Spot One no Balneário Shopping

Site: www.casacor.com.br

“Somos casa”

A equipe curatorial da CASACOR debruçou-se sobre o impacto dos últimos acontecimentos: a chegada de um vírus persistente, uma guerra em campo, o desarranjo e incertezas das economias globais, intolerância e os efeitos dramáticos das mudanças climáticas. Elaborou o Manifesto 2023 para expressar “o alerta para o fato de que o mundo adoeceu por falta de cuidado. Do micro ao macro, tudo parece pedir atenção para compor uma nova cartografia de cura, afeto, esperança”.

A partir do mapeamento do tema, a agência Sharp Inteligência Cultural entrou em ação e desenvolveu uma primorosa pesquisa comportamental, enumerando os objetivos da marca às necessidades da comunidade, para assim estabelecer micropilares criativos. “Após esta etapa, aplicamos o método de cocriação, unimos um time de experts dentro de áreas de atuação do universo da CASACOR para além da arquitetura (arte, moda, mercado de luxo, cultura, sustentabilidade + arquitetura e design). Com o objetivo de trazer uma camada mais profunda e personalizada para a estratégia da campanha de 2023”, contam Patrícia Gianini líder de estratégia na Sharp Inteligência Cultural e Arquiteta e Urbanista e Gabriela Campos, pesquisadora criativa e planejadora estratégica.

Partindo deste estudo, dois lugares ficaram bem evidentes no momento pós-pandêmico. “Nos apoiamos em comportamentos que podem continuar a escrever novas narrativas de maneira longínqua, capazes de desdobrar novas dinâmicas do existir. Uma é o fato de reconhecermos o corpo enquanto instrumento capaz de criar novas vivências do agora e com intuito de tornar as memórias um fator determinante para a garantia das subjetividades. Na segunda leitura de futuro, trouxemos a frase do célebre cineasta senegalês Ousmane Sembene que diz “A Europa não é o meu centro”: aqui a discussão gira em torno do reconhecimento de dinâmicas do sul global como pilar estruturante de coletividade”, aprofundam o debate.

Quando tudo parece desmoronar, o ser humano busca um porto seguro. Uma conexão interior, memórias e um solo confiável para pisar. Segundo a agência, esse mergulho para o ser/corpo, enquanto principal agente de resgate desse lugar seguro, se materializa na casa enquanto extensão e revela vivências, ancestralidade e leituras do mundo como recursos de salvaguarda em momentos de turbulência. “É a ideia de maximização das subjetividades como subterfúgio essencial da autonomia do ser”, destaca a dupla.

“O corpo é a morada da alma. É o instrumento de ação e manifestação dos nossos desejos: é o que é capaz de expor um pouco do que confessamos internamente. Dar ao protagonismo do corpo é cuidar dessa estrutura onde o que de verdade somos mora. O corpo é a nossa primeira e principal casa, esse fato faz com que tenhamos uma relação direta com a arquitetura e com a mostra. Somos casa”. SHARP Inteligência Cultural.

As próximas edições da Região Sul serão a CASACOR Paraná, de 4 de junho a 23 de julho, CASACOR Rio Grande do Sul, de 25 de agosto a 29 de outubro, e CASACOR Santa Catarina | Florianópolis, que abrirá as portas no lendário hotel “Maria do Mar”, de 17 de setembro a 29 de outubro.

X
X