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Projetos

Arquitetos inovam em projeto de escola para tornar espaços mais acolhedores

Por outubro 28, 2021No Comments

Arte urbana, área de descompressão com vista para o mar, paisagismo e design biofílico. Essas são as principais características do projeto desenvolvido para a primeira unidade do Colégio AZ em Santa Catarina, localizada no Centro de Florianópolis. “A intenção é fazer com que o estudante queira realmente ficar na escola, que ela seja atrativa, confortável e ele se sinta acolhido e estimulado”, explica a arquiteta Ivana Szczuk, do escritório SZ Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico do Colégio do AZ Floripa.

O edifício, com quatro pavimentos e área construída de 1.317,70 m², está localizado na Rua Vidal Ramos, 322, Centro, cada espaço foi concebido com diferentes configurações para estimular o aprendizado e proporcionar o bem-estar dos estudantes. São espaços para trocar, compartilhar, pensar e transmitir conhecimento. “Os ambientes projetados oferecem áreas de estudos compartilhados, estimulando a aprendizagem interativa e em grupo, e também áreas individuais que permitem mais concentração e foco do aluno. O projeto prevê um ambiente escolar voltado para atender às preferências dos jovens e suas diferentes formas de aprendizagem”, explica a arquiteta.

Intervenções estruturais foram realizadas no edifício para ampliar e aproveitar a iluminação e ventilação natural no interior dos ambientes. A iluminação natural é valorizada internamente com a utilização do vidro nas divisórias que funcionam como barreiras físicas, além de conectarem visualmente os ambientes. Primeiro projeto escolar pós pandemia, os profissionais tiveram cuidado no projeto de climatização e renovação de ar, propondo espaços mais ventilados, climatizados e com renovação de ar constantes.

Biblioteca, salas de aula, Salas de Estudo e Apoio são confortáveis e estimulantes, além da iluminação, o tratamento acústico recebeu uma atenção especial, paredes, forros e utilização de Ecoshapes, que além de melhorarem acusticamente os ambientes, ajudam no design inovador das salas de aula

No segundo pavimento, eventos, palestras, conferências poderão ser realizados em uma Sala Multiuso Auditório, com 177,50 m². Futuramente, essa sala pode ser transformada em mais ambientes, conforme coloca a arquiteta. “A escola é dinâmica e poderá passar por alterações que atendam futuras necessidades”, acrescentou ela.

Espaço Maker

Um dos ambientes destinados para convívio e estudos é o terraço onde fica o ‘Espaço Maker’. Com a proposta do “faça você mesmo”, a escola estimula os alunos a colocarem a mão na massa para que desenvolvam ciência, robótica e experimentos em Física e Química.

“A ideia é disponibilizar esses espaços de aprendizagem fora da sala de aula estimulando diferentes formas de aprendizado, além de oferecer atividades para o aluno no contra turno escolar. Ele tem aula em um período e no outro fica estudando na unidade”, sugere Ivana, da SZ Arquitetura.

No Espaço Maker, o mobiliário é flexível, contendo bancadas, banquetas, mesas, ferramentas, para atividades de robótica, química, física, interligado com um espaço de estudos com cobertura articulada Aero Teto Zetaflex, possibilitando que os alunos do AZ usufruam de iluminação e ventilação natural e também do completo fechamento e isolamento em dias de frio ou chuva. Neste espaço teremos áreas destinadas a estudos e aulas, bem como áreas de convivência, podendo ser utilizadas para diferentes atividades, estudos, trabalhos em grupos, lanches etc.

 

Ambientes de Estudo e Descompressão

Uma das apostas do escritório é a utilização do conceito ‘design biofílico’, tendência contemporânea no mercado da arquitetura, com elementos relacionados à natureza. “Projetamos com o cuidado de inserir em todos os ambientes elementos como plantas, madeira e materiais naturais, além de cores vibrantes, iluminação e ventilação natural para atender a nossa necessidade biológica de ter contato com a natureza”, afirmou a arquiteta.

No intervalo entre as aulas ou após o término das atividades em sala, os alunos poderão circular pelo Pátio Interno Aberto para interação e descanso, conta com mesas, bancos, paisagismo e bicicletário, além de uma Cantina, que ficará aberta durante todo o dia. O Terraço conta ainda com uma área totalmente ao ar livre foi criando um lounge de descompressão para os alunos, ambientado com puffs, bancos, poltronas, espreguiçadeiras e paisagismo.

Em diferentes pontos da escola, o grafite do artista urbano Thiago Valdi, conhecido por suas intervenções artísticas no Centro de Florianópolis como os painéis do escritor Franklin Cascaes e Antonieta de Barros, professora e primeira mulher negra a ser Deputada Estadual no Brasil, se fará presente levando arte e uma linguagem jovem ao cotidiano da escola.

Acessibilidade e Serviços

A edificação possui todos os pavimentos acessíveis, com acesso por elevador vertical e banheiros acessíveis em todos ao pavimentos com salas de aulas, permitindo a utilização autônoma por pessoa com necessidades especiais.

Indispensável para um atendimento de qualidade para pais, alunos, colaboradores, o pavimento Térreo, concentra todos os serviços indispensáveis ao público, desde a moderna Recepção, onde encontra-se o Espaço AZ – local descontraído para atendimentos personalizados, realizações de pequenas reuniões, ou mesmo um bate papo. Setores Administrativos e Financeiros, Sala dos Professores, todos localizados neste pavimento dão funcionalidade ao atendimento.

 

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