fbpx Skip to main content
Notícias

Arquiteta catarinense cria programa de reforma gratuita em parceria com empresas locais

Por agosto 2, 2022No Comments

Under Construction. Esse é o nome do programa criado pela arquiteta Juliana Loffi, de Tubarão (SC), para realizar sonhos. Em parceria com empresas locais, ela e sua equipe selecionam um contemplado para ganhar a transformação completa de um espaço na residência gratuitamente. Nesta primeira edição do programa, mais de 100 pedidos foram recebidos.

Para participar é preciso enviar fotos do espaço que se deseja reformar e um depoimento contando por que merece participar do projeto. “Buscamos histórias de superação, de pessoas que tiveram que se reinventar na pandemia para suprir as necessidades da família. As marcas parceiras ajudam fornecendo móveis planejados e soltos, objetos de decoração, com questões estruturais, mão de obra qualificada”, explica Juliana.

A escolhida desta primeira edição foi Natalie Naufal Moraes, cozinheira e professora de culinária libanesa que também ensina pessoas a ganharem uma renda extra com receitas especiais. O foco principal da reforma era a cozinha. A selecionada tinha o desejo de um espaço renovado e bem equipado em casa para fazer as produções diárias das suas receitas.

“Para dar início, baseamos o projeto da obra em dois pilares. A ideia era materializar algo tanto para o uso da família quanto para uso comercial. A Natalie trabalha com comida árabe e libanesa, por isso trouxemos as referências, origens e memórias dos antepassados dela para esta arquitetura”, destaca Juliana.

Valorização da cultura

O ponto de partida foi a escolha do revestimento – da Cia da Cerâmica – em formato de ladrilho hidráulico, que remete à cultura árabe. O contraponto foi feito com o piso de cimento queimado com efeito granilite. “Gosto desta mistura de materiais e texturas”, pontua a arquiteta. Todo o piso, bem como o layout de pontos elétricos e hidráulicos foram alterados pela Dezessete Engenharia. No quesito iluminação, a opção foi uma mescla de funcionalidade e estética. A cozinha ganhou dois estilos e circuitos com produtos Lumins: luzes focais com os modelos PAR 20 e indiretas rebatidas para o teto.

Os armários planejados – da AGM Móveis – também foram iluminados internamente, com perfis de LED embutidos. “Escolhemos os tons de rubi e sal rosa para conectar com os revestimentos. Com corte a laser e pintura laqueada, escrevemos as palavras ‘determinação’ e ‘comida’ em árabe. Detalhes que fazem a diferença e personalizam ainda mais o ambiente da cozinha”, considera Juliana. Cortinas de tela solar complementaram a ambientação da cozinha e da sala de estar, cantinho que ganhou um sofá confortável para que a Natalie possa receber as pessoas em casa. Toda a seleção de peças para decorar os espaços foi encontrada na Nandi Cortinas e Decor. Fizeram também parte desta primeira edição a empresa Ponto das Cores, que forneceu as tintas, a Ornamentto Superfícies, especializada em marmoraria, e o Grupo Gelox, que forneceu os equipamentos para deixar a cozinha ainda mais versátil e prática.

Na entrega do Under Construction, a contemplada foi surpreendida por mais um espaço: um pequeno ambiente de estar em anexo à nova cozinha.  Clique aqui e confira a emoção de Natalie no vídeo da entrega do espaço publicado no perfil @julianaloffioficial.
“Muito obrigada! Podem ter certeza de que vou honrar tudo o que vocês colocaram aqui”, disse ela.

A próxima edição do programa deve acontecer em 2023.

Fotos: divulgação

X
X