Considerada o ‘coração’ de uma residência, a cozinha desta casa, localizada em um condomínio de Porto Alegre (RS), estava instalada em um pequeno ambiente, distante dos espaços de jantar e da churrasqueira, o que prejudicava a integração da família no dia a dia. O pátio existente também era mal aproveitado, por não apresentar qualquer atrativo para o casal e para seus dois filhos pequenos.
A partir da decisão de reformar o imóvel, de 100 metros quadrados, a primeira medida foi planejar a transformação da área social. O projeto de arquitetura de interiores foi contratado às arquitetas Fernanda Fleck e Larissa Bassi, da Ambientta Arquitetura. “Trouxemos a cozinha para a área da churrasqueira e do jantar e ampliamos esse espaço para o pátio com uma cobertura de vidro, criando, assim, um espaço amplo e aconchegante para eles curtirem todos os momentos em família”, explica Fernanda. “Nesse novo espaço, criamos uma cozinha ampla e super equipada com cooktop na ilha central e uma bancada alta, para que nos momentos de preparo de comida também houvesse essa integração”, complementa Larissa.
No espaço do jantar foi criado um móvel baixo para apoio e equipamentos da TV, que se estende e integra com a área de convívio e se torna uma cristaleira e bar onde ficam sofá e poltrona apreciando a vista do telhado de vidro.
O pátio ficou menor, mas muito mais aconchegante. As arquitetas projetaram um banco de concreto que se estende em formato ‘L’. Uma das paredes ganhou horta e vegetação e a outra foi revestida com porcelanato amadeirado e recebeu iluminação de arandelas. Uma fita LED foi instalada sob o banco para iluminação cênica.
O estilo contemporâneo de linhas retas contrasta com o estilo clássico da cozinha. Os móveis na melamina olive têm portas com molduras aplicadas, puxadores modelo concha na cor cobre e os vitros são em vidro cobre. O tom verde também foi escolhido para o revestimento no padrão madeira de demolição utilizado na churrasqueira e na ilha.
Alguns móveis da família foram aproveitados na sala de TV. Em complemento, a dupla criou um móvel para a TV com um conceito limpo, executado em melamina gianduia alto brilho. “Fizemos um fechamento de gesso abaixo da escada, e, em um dos lados, criamos uma estante para decoração com algumas portas fechadas para armazenar os brinquedos das crianças”, conta Fernanda.
Como não havia uma entrada configurada na residência, pois as portas se abrem diretamente para a sala, as arquitetas criaram hall a partir do projeto de um painel que percorre a parede do aparador de entrada e se estende até o forro. “Conquistamos a sensação espacial de um ambiente configurado, sem bloquear a visão e limitar a circulação”, diz Larissa.
Um pedido especial da cliente foi a criação de um espaço só para seu uso. As arquitetas reservaram um ambiente junto à entrada da casa para instalação do ateliê da proprietária. Com uma divisória de correr leve e vazada com recorte a laser em formatos geométricos e possível optar por deixar o ambiente integrado ou com mais privacidade.
Na área íntima, localizada no segundo pavimento, o dormitório da família mereceu atenção especial. “Ele já era lindo, mas não tinha mais a cara dela. Aproveitamos alguns móveis em marcenaria, como o closet e móvel da TV e reavaliamos o layout, criando espaço para uma cama com dossel, bancada para estudo e penteadeira”, detalha Larissa. A dupla optou por uma paleta de cores neutra, em madeira, branco e cinza para que a decoração ganhasse destaque, podendo ser renovada com o crescimento da criança. A cama possui nichos com futtons, servindo de apoio para as amigas.
Principais fornecedores:
Revestimento Churrasqueira: Massima Oliva 28,8X119 -Ceusa
Piso geral: Montelupo 63X63 – Bianco Grês
Revestimento parede pátio: Reserva 20X120- Eliane
Melamina amadeirada: Louro Freijo -Masisa
Melamina roxa bancada: Açai – Fibraplac
Melamina fendi: Gianduia- Duratex
Fotos: Cristiano Bauce | Divulgação