
Pela primeira vez fora da capital paulista, o ADIT Arq desembarca em Belo Horizonte para sua 4ª edição, nos dias 8 e 9 de maio, com uma proposta que já se consolidou como uma das mais relevantes do setor: reunir, no mesmo palco, arquitetos e incorporadores para debater caminhos, desafios e soluções nos principais projetos imobiliários e turísticos em curso.
O evento realizado pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) ocupará o Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, com uma agenda que mescla conteúdo de alto nível, cases de várias regiões do país e uma experiência voltada à conexão estratégica entre quem projeta e quem desenvolve. O ADIT Arq. é voltado para incorporadoras, escritórios de arquitetura e de design, urbanizadoras, construtoras, indústria da construção civil e arquitetura, redes e bandeiras hoteleiras, resorts independentes, prestadores de serviço e desenvolvedores em geral.
A edição deste ano tem um reforço de peso na programação: Juan Frigerio, sócio do escritório Foster + Partners na América Latina, será o keynote speaker do evento. Ele fará a palestra de abertura, no dia 8 de maio, às 9h.
Fundado por Norman Foster, o estúdio é um dos mais prestigiados do mundo, com um portfólio que inclui obras emblemáticas como o Apple Park, o Aeroporto Internacional de Pequim e a sede da Bloomberg, em Londres. Com passagens por Harvard e atuação profissional em cidades como Boston, Nova York e Londres, Frigerio lidera iniciativas urbanas de grande impacto em diversos países. Sua presença no seminário é um marco para o encontro, que amplia seu olhar para a atuação global.
Cases do Sul
O empreendimento Tempo, hotel seis estrelas com a marca Emiliano em construção em Itajaí (SC), será o primeiro case na programação. Ele será apresentado por Juan Frigerio, sócio do escritório Foster + Partners, e pela arquiteta Juliana Castro, da JA8 Arquitetura Viva – autores do projeto. Trata-se de um empreendimento da incorporadora Müze – fruto de uma parceria entre ZAH Empreendimentos, Nastás Engenharia e F2M Empreendimentos Imobiliários.
Outro case catarinense na programação é o TENET, em construção em Itapema (SC), da ZAH Empreendimentos. O case será apresentado por Lizianna Garcia, Gerente de Marketing da empresa, por Ricardo Batista, fundador da Fundador – RBdev e por Guilherme Fiorotto, da Architects Office. E também de Itapema será apresentado o Futura, da Sunprime Incorporadora, por Eduardo Pastor, CEO da empresa, e Felipe Stracci, Sócio e Diretor do Estúdio Plantar Ideias.
De Porto Alegre (RS), será apresentado o case do Alameda Moinhos, empreendimento da Woss Incorporadora. A apresentação será feita pela arquiteta Cristina Martins, diretora a IDEIA1. E também o case do Siqueira Campos, por Lucas Obino, CEO do Grupo OSPA.
Atividades complementares
Além dos painéis e debates, o ADIT Arq 2025 estende sua programação com uma experiência extra que valoriza a arquitetura como arte, memória e inovação. No dia 9 de maio, os participantes poderão embarcar em uma visita técnica ao Memorial Brumadinho, projeto de Gustavo Penna, com condução de Laura Penna, e ao Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, com mediação da arquiteta Gisele Borges.
No mesmo dia, também será realizado o workshop “Gestão Ágil de Projetos com PATH”, metodologia desenvolvida pela OSPA Arquitetura e Urbanismo, que vem transformando a gestão de projetos por meio de microetapas colaborativas, entregas rápidas e
integração com o BIM (Building Information Modeling). A atividade será conduzida pelos arquitetos Carolina Souza e Cristianno Selbach.
Essas atividades possuem inscrição independente do ingresso principal e as vagas são limitadas. Todas as informações e acessos estão disponíveis no site oficial do evento: adit.com.br/evento/adit-arq