A fase de indicações para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2020 está aberta e vai até o dia 28 de outubro. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs), o mérito destaca profissionais e iniciativas que tenham obtido ação diferenciada no Rio Grande do Sul e que estejam alinhadas à trajetória histórica do sindicato.
Para indicar um arquiteto e urbanista ou projeto, basta remeter email para [email protected] informando nome completo do(s) Arquiteto(s) ou Arquiteta(s) e Urbanista(s) a ser premiado, a categoria na qual se enquadra, a cidade onde reside, assim como um texto de até 3 (três) laudas com justificativa. Clique aqui para acessar o regulamento.
Neste ano, as indicações podem ser feitas nas categorias Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) e Homenagem Póstuma.
O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano foi criado em 2001 para reconhecer a trajetória de profissionais do Rio Grande do Sul e envolver os profissionais na escolha daqueles nomes que consideram mais representativos. A láurea leva em consideração a relevância do trabalho, caracterizado pelo impacto de realizações nas áreas científica, política, social e tecnológica, com alcance social e humano, através de ações, projetos ou obras inovadoras que beneficiem a comunidade brasileira.
Após a fase de indicação, os nomes serão avaliados por um Conselho Curador, chancelados pela Diretoria Executiva do Saergs e submetidos à votação de arquitetos e urbanistas gaúchos no site do sindicato entre 9 e 20 de novembro. O anúncio dos vencedores deve ser realizado até 23 de novembro. Segundo o presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, o grande desafio de 2020 foi manter a premiação em um ano de muitas restrições e em que os profissionais tiveram que reinventar uma nova rotina de trabalho. “Exatamente pelas dificuldades, tivemos iniciativas essenciais para as cidades gaúchas e elas precisam ser valorizadas”, ponderou.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 26 de novembro, em Porto Alegre. A ideia é realizar a cerimônia na sede do Saergs em evento restrito e organizado com horários escalonados para evitar aglomerações. “Iremos homenagear esses profissionais protegendo a vida e garantindo a segurança de todos com o atendimento dos protocolos vigentes”, garantiu Medeiros.