fbpx Skip to main content
Notícias

AAI Brasil/RS lança publicação inédita sobre sustentabilidade em Arquitetura de Interiores

Por novembro 25, 2020No Comments

Arquitetura Responsável – Sustentabilidade na Arquitetura de Interiores é o título da publicação lançada esta semana pela Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS), produzida a partir dos resultados obtidos com a realização de um estudo inédito no segmento. Uma consultoria especializada em Arquitetura Bioclimática foi contratada pela entidade em 2020 para conduzir um Grupo de Trabalho com arquitetos e urbanistas que atuam em Arquitetura de Interiores.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento e despertar a consciência dos profissionais sobre os benefícios e impacto dos produtos especificados e as melhores práticas nas obras, o tema foi tratado de forma abrangente. Durante os encontros do GT, realizados de forma remota, debateu-se desde a especificação em projeto, até a execução e o descarte de materiais, estimulando uma postura de comprometimento com o que hoje é considerado socialmente justo; culturalmente diverso; economicamente viável/com durabilidade, reutilização e eficaz descarte; de baixo consumo de implantação e com economia de energia, água etc., e de menor impacto ambiental.

A publicação apresenta os resultados desse trabalho, abordando o ciclo de vida dos materiais – produção e principais impactos, as diretrizes de sustentabilidade – escolha de material e especificação em projeto, a inovação e os desafios de alguns dos principais insumos adotados na Arquitetura de Interiores. São eles: equipamentos condicionadores de ar, pisos, vidros e espelhos, tintas, forros, pedras, mobiliário, tecidos e espumas e persianas.

“Queremos ampliar a consciência na atuação profissional, na especificação de projeto e na execução de obras de Arquitetura de Interiores, e consolidar uma postura responsável junto aos clientes e mercado”, explica a arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS. Segundo ela, o debate é urgente. “A Arquitetura de Interiores absorve um número crescente de profissionais e a preocupação com a prática responsável está presente. Os clientes cobram, buscam certificações; a cultura de atenção aos valores sustentáveis é irreversível há muito. A AAI Brasil/RS deve dar sua contribuição para a melhoria do ambiente construído e o bem-estar de todos os seus usuários”, complementa.

Em formato digital, o livro tem distribuição gratuita, disponível para download no site da AAI Brasil/RS.
Clique aqui para acessar.

Grupo de Trabalho Arquitetura Responsável

O Grupo de Trabalho Arquitetura Responsável – Sustentabilidade na Arquitetura de Interiores teve a consultoria da DUX Arquitetura & Engenharia Bioclimática. Com sede em Florianópolis (SC) e atuação em âmbito nacional, a empresa é comandada pela arquiteta e urbanista María Andrea Triana Montes, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de sustentabilidade nas edificações e Doutora em Engenharia Civil junto ao Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da UFSC, no qual participa como pesquisadora; e pelo engenheiro de produção civil Olavo Kucker Arantes, Mestre em Engenharia pelo Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e atual presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

“O setor de Arquitetura de Interiores pode contribuir muito para propiciar grandes mudanças, pois é o elo entre os consumidores e os fabricantes. Os arquitetos que atuam em Interiores especificam produtos e quanto mais importância for dada a produtos com menores impactos, maior será o desenvolvimento dos mesmos. Se os profissionais começam a questionar sobre processos, os fabricantes verão que essa é uma questão importante para os especificadores, o que deve ser mais divulgado e levará a um maior investimento nesse sentido”, argumenta María Andrea.

Ao mesmo tempo em que influencia a indústria, o arquiteto também influencia os consumidores finais desses produtos: seus clientes. “Os arquitetos possuem um papel preponderante nesta mudança de hábito, considerando, além de questões estéticas, um consumo mais consciente com menor impacto ao ambiente natural”, acrescenta a arquiteta e urbanista. Ela acrescenta que essas ações são importantes para o bem-estar dos usuários e são fundamentais para a manutenção dos recursos do planeta.

Com a consultoria da DUX, participaram do GT Arquitetura Responsável as arquitetas associadas e convidadas Adelia Preis, Carolina Burin, Ana Paula Bardini, Bettina Faraco, Gislaine Saibro, Karen Haas, Liane Etcheverry e Silvia Barakat. A iniciativa deste projeto, em 2020, contou com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

 

Serviço

Arquitetura Responsável – Sustentabilidade na Arquitetura de Interiores
Formato digital
90 páginas
ISBN: 978-65-87893-01-3
Santa Editora (2020)
Realização: AAI Brasil/RS
Patrocínio: CAU/RS
Disponível gratuitamente para download.
Clique aqui para acessar.

 

X
X