História do Modernismo é tema de curso no Instituto Ling, em Porto Alegre

Nos dias 5, 12 e 19 de abril, o Instituto Ling oferece o curso Modernismo: arte e história, com o historiador Voltaire Schilling.  Os temas dos encontros serão “A história da grande arte e as bases da estética ocidental”; O nascimento do Modernismo, a ruptura com a realidade e com os cânones”; e “O legado do Modernismo para a Arte Contemporânea. A genialidade questionável de Marcel Duchamp, pelas lentes da Grande Arte”.

O resumo trata que: “A Primeira Guerra Mundial não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. O cultivo do humanismo aristocrático e do individualismo liberal, depois da catástrofe, entrou em crise definitiva. A isso se somou, nas primeiras décadas do século XX, a emergência das ideologias seculares – a democracia, o comunismo e o nazi-fascismo – que vieram, por assim dizer, ocupar um espaço esvaziado de Deus. Deu-se então, no campo da estética, a maior ruptura com uma tradição de, no mínimo, cinco séculos de arte e literatura: a arte moderna fez do repúdio ao passado a sua pedra filosofal.”

Professor de História há mais de 30 anos, Voltaire Schilling é autor de diversas publicações, como A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra.

Fundado em 1995, o Instituto Ling ganhou um Centro Cultural – na rua Rua João Caetano, 440 – Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre (RS). Com 3.200 metros quadrados, dispõe de auditório, salas de aula, galeria e laboratório gastronômico. O espaço foi projetado por Isay Weinfeld.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Sede do Centro Cultural do Instituto Ling, em Porto Alegre. Edificação projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld. Foto: Divulgação
MAIS CONTEÚDO
Ap. Praia Brava - Foto Fábio Jr Severo (1)

Projeto reconfigura cobertura ainda em planta, amplia espaços e valoriza a convivência

Antes mesmo de sair do papel, esta cobertura na Praia Brava, em Itajaí (SC), já começava...

Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...

Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...