Associação de Arquitetos de Interiores discute o futuro da profissão no AAI Talk30 – Redes Criativas

Arquitetura e Urbanismo: formação generalista e atuação de especialista. Com a proposta de discutir essa questão que atormenta muitos profissionais, a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) promove, no dia 6 de novembro, o AAI Talk30 – Redes Criativas – Conexões que Movem o Mundo. O evento, aberto à participação de todos os interessados no setor, acontece no auditório do IMED de Porto Alegre (RS) e contará com renomados profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, marcando a celebração dos 30 anos da instituição.

Segundo a presidente da entidade, Cármen Lila Gonçalves Pires, o evento tem o objetivo de debater questões como a formação generalista e a constante pressão pela especialização. “O profissional recebe uma preparação na faculdade, mas se depara com um mercado de trabalho que exige muito mais do que uma formação generalista”, constata a dirigente.

Em debate, perguntas atuais como: quem regula o mercado? As especializações ou as reais necessidades da formação? Como a formação se reflete no mundo do trabalho? Esses e outros questionamentos serão debatidos no AAI talk30 por um renomado time de arquitetos e urbanistas:

  • Marta Peixoto – Mestre e Doutora em Teoria, História e Crítica, professora do departamento de Arquitetura da UFRGS, titular do escritório Marta Peixoto Arquitetura;
  • Flama Savio – especialização no Politécnico de Milão, experiente em projetos voltados para o luxo e para a moda, proprietária do escritório Flama Savio Arquitetura;
  • Marcelo Polido – titular do escritório Polido Arquitetura, com 20 anos de atuação no mercado;
  • Gabriel Bachilli  – especialista em Gestão de Projetos de Engenharia e Arquitetura, professor de Retail Design no curso de Design de Interiores do IPOG, sócio da AC Arquitetura Integrada;
  • Taís Lagranha – Mestre em Design Estratégico, professora na FTEC/Porto Alegre, sócia-fundadora do escritório ILLA Arquitetura.

Guia de Orientação Profissional

Durante o evento, também haverá o lançamento do E-BOOK do Guia de Orientação Profissional AAI Brasil/RS (GOP), uma referência do setor em termos de formas de cobrança de honorários profissionais. A ferramenta traz ainda modelos de contratos de prestação de serviços, manual de orientação do usuário, responsabilidades profissionais, conceituações de atividades e atribuições, método de gestão de escritório e legislação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Para os associados, uma programação esp

ecial: “Como serão os próximos 30 anos da AAI?” será um bate-papo onde haverá a apresentação do Projeto Memórias, além da discussão de temas como o plano estratégico e as atividades de 2017, as perspectivas para 2018, bem como as eleições que ocorrerão em novembro de 2017.
Serviço:

Talk Show Redes Criativas – Conexões que movem o mundo

Quando: 6 de novembro

Horário: das 16h às 18h – apenas para associados à AAI Brasil/RS
das 18h30min às 20h30min – aberto para todos os interessados no setor
Onde:     Auditório IMED- POA: Rua Dona Laura, 1020. Porto Alegre (RS)

Evento gratuito para associados AAI Brasil/RS.

Demais interessados: R$ 50,00

As inscrições encerram no dia 1 de novembro.

Informações: secretaria@aaibrasilrs.com.br

MAIS CONTEÚDO
Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...

Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...

capa ÁREA _manual condomínios AsBEAsc

AsBEA-SC apresenta edição atualizada do Manual dos Condomínios

A AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – apresentou aos associados...