Porto Alegre sedia encontro internacional sobre revitalização de centros urbanos

Porto Alegre recebe esta semana o 3º Encontro Internacional de Urbanismo em Áreas Centrais. O evento reunirá gestores públicos, urbanistas, pesquisadores, investidores e agentes culturais para debater os desafios e as oportunidades da requalificação dos centros urbanos contemporâneos. A programação ocorrerá na Usina do Gasômetro, no Centro Histórico da capital gaúcha, entre os dias 19 e 22 de maio.

A palestra magna on-line, no dia 20, às 8h30, será conduzida pelo arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência internacional em desenho urbano voltado à escala humana e autor de obras como Cidades para Pessoas e Vida entre Edifícios. Com atuação e influência em processos de qualificação urbana de cidades como Copenhague, Nova York e Melbourne, Gehl apresentará como intervenções acessíveis e orientadas às pessoas podem contribuir para a melhoria das cidades contemporâneas.

A programação inclui ainda o urbanista brasileiro Carlos Leite, diretor da FAU-Mackenzie, que trará o caso de Medellín; os representantes do Município de Quito, Pablo Iturralde e Paúl Ponce Solórzano; a geopolitóloga colombiana Paula Trujillo, referência em economia criativa; a dupla francesa Mathieu Battais e Guillaume Cromer, responsáveis pela elaboração da estratégia de turismo cultural de Porto Alegre; e Jason Hobbs, especialista líder da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Organizado pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e o Programa Recentro da Prefeitura do Recife, o encontro propõe uma imersão que articula planejamento, obras, valorização do patrimônio, resiliência climática, cultura, turismo e desenvolvimento econômico. A escolha de Porto Alegre como sede tem relação direta com o avanço do Programa Centro+, que conduz a requalificação do Centro Histórico e transforma o território em um laboratório vivo de revitalização. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e conta com os apoios do Instituto Cidades Responsivas, Ondaweb, Pacto Alegre, Palco Inteligência de Negócios, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região – Sindha, Space Hunters e UniSenac RS.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Cezar Schirmer, debater o futuro dos centros urbanos tendo como ponto de partida suas áreas centrais é uma questão que une justiça territorial e identidade cultural. “Cidades que abandonam seus centros históricos negligenciam sua origem, sua identidade e um legado de grande relevância. Já as que os recuperam potencializam tudo o que foi construído e criam condições para um desenvolvimento mais sustentável, mais conectado e mais transformador”, avalia.

 

Programação articula painéis e ativação urbana

O 3º Encontro Internacional de Urbanismo em Áreas Centrais será estruturado em torno de três temas centrais: requalificação, revitalização, reabilitação e resiliência climática dos centros urbanos; cultura, turismo, patrimônio e economia criativa; e inovação, fomento, financiamentos e investimentos para os centros urbanos. A programação combinará painéis técnicos, experiências urbanas e culturais, ativação de espaços públicos e networking estratégico, com a participação de gestores de cidades como Recife, Curitiba, Campinas, Aracaju, Belém, Campo Grande, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina e São Luís.

O público do encontro refletirá a complexidade do tema. A organização definiu cinco ecossistemas de interlocução: poder público, planejamento e conhecimento, patrimônio e ativação urbana, mercado e investimento, e empreendedorismo e economia criativa. A presença de representantes dessas diferentes frentes é o que diferencia o evento de um seminário exclusivamente técnico e permite que as discussões avancem de forma aplicada.

A abertura institucional está marcada para o dia 19 de maio, às 17h30, na Usina do Gasômetro. Nos dias 20, 21 e 22, a programação ocorrerá das 8h30 às 18h. Inscrições e informações estão disponíveis no site do Centro+.

Foto: Divulgação/PMPA

MAIS CONTEÚDO
Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...

Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...

capa ÁREA _manual condomínios AsBEAsc

AsBEA-SC apresenta edição atualizada do Manual dos Condomínios

A AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – apresentou aos associados...