Com o tema Refúgio Urbano, Casa & Design inaugura mostra de vitrines

O Shopping Casa & Design inaugurou ontem (22.05) a segunda edição da Mostra Vitrine, em seguirá em cartaz até julho. A ação envolve sete lojas do centro comercial, pioneiro no segmento em Florianópolis: Capital Superfícies, Contti, Evah Home, Moad, Moad Externa, Matilde e Vecchio. Cada vitrine foi ambientada por um profissional convidado, com diferentes abordagens para o tema principal: Refúgio Urbano.

A inauguração foi marcada por uma palestra da jornalista, escritora e apresentadora Chris Campos, da Casa da Chris, o primeiro blog de decoração do Brasil. Adepta do maximalismo e de criar ambientes conforme o momento de vida, Chris falou sobre conceitos básicos de cenografia doméstica, como descobrir o seu estilo e como criar experiências que vão além de um projeto impressionante. “O que a pessoa quer sentir nesse ambiente? A partir dessa resposta interna, podemos criar um refúgio de sensações por meio de cor, materiais, iluminação. A cenografia conta uma história”, explanou Chris depois de um momento de meditação com a plateia.  Criadora do curso de Cenografia Doméstica, de decoração criativa, lançado em 2024 e disponível na plataforma Hotmart, Chris Campos é também consultora de decoração em projetos cenográficos para casas, mostras de decoração e feiras. Após a palestra, os participantes e Chris Campos realizaram um tour pelo Casa & Design para visitar as vitrines.

 

Chris Campos com os lojistas do Shopping Casa & Design e profissionais autores dos projetos das vitrines

Conheça as vitrines:

Capital Superfícies
por Lisbôa Demarche Arquitetura e Design

Inspirado na natureza, o escritório de arquitetura Lisbôa Demarche buscou uma abordagem não óbvia ao reinterpretar as formas geométricas das pedreiras e dos morros. A estrutura da vitrine foi concebida como um biombo multifuncional, também atuando como prateleira e divisória, em sintonia com a tendência observada a partir de pesquisas do Salone del Mobile 2025. Além do apelo estético, o arquiteto Eduardo Lisbôa e o designer de interiores Maicon Demarche incorporaram um toque lúdico e emocional, remetendo a jogos de infância e peças de quebra-cabeça, provocando curiosidade e interação visual com o público.

 

Contti Home Design
Por Brand Boeing 

A vitrine da Contti foi idealizada pelas arquitetas Cíntia Brand e Marina Boeing, da Brand Boeing, como um verdadeiro refúgio — um espaço que harmoniza o melhor do design contemporâneo com a sensação acolhedora de conforto e bem-estar. Com uma paleta de tons neutros que envolvem e abraçam, aliada a texturas e tramas naturais, o ambiente exala sofisticação e elegância. Aqui, o essencial ganha protagonismo, despertando o prazer único de se sentir verdadeiramente em casa.

Evah
Por Paola Carlevaro

Vitrine Essência -une a alma da cidade ao essencial. Fala de equilíbrio e reconexão entre o urbano e o lar, como abrigo, proteção e acolhimento. Propõe uma pausa, um retorno ao que realmente importa. Texturas naturais, tons beges, plantas e fibras orgânicas não estão apenas na estética, mas na essência de um viver com mais calma, mais presença e mais consciência. Um convite para repensar os espaços que habitamos. Para transformar o lar em um casulo de serenidade e proteção, onde o morar e a natureza estão em sintonia, e o respeito ao meio ambiente se revela no DNA de cada peça.

Matilde
Por Visiê Arquitetura 

Em um mundo que exige tanto de nós, cada espaço tem o poder de ser um refúgio, um local onde podemos respirar e recarregar. Esse é o conceito do projeto da Visiê Arquitetura, das arquitetas Elisa Bell Costa Dias e Luiza Villela Schmitz. “Um convite às pequenas pausas” é mais do que uma frase; é uma proposta para desacelerar e encontrar equilíbrio no cotidiano. Neste espaço, as formas orgânicas e os elementos naturais oferecem leveza ao olhar e acalmam a mente. Aqui, as pequenas pausas são bem-vindas, permitindo que o tempo seja saboreado de maneira tranquila.

 

Moad
Por Juliana Agner

Inspirado pelo tema Refúgio Urbano, o projeto da vitrine propõe uma pausa dentro da rotina — um respiro que se traduz em texturas naturais, tons suaves e formas orgânicas. Mais do que representar um lugar de descanso, ele evoca a sensação de estar presente, com conforto e intenção. A composição convida ao encontro: um espaço pensado para acolher conversas, afetos e pequenos rituais cotidianos, onde o design se aproxima da vida real com leveza e naturalidade.

Moad externa
Por Fernanda Salvagni 

O mundo pediu pausa, reconexão com a natureza, abraços de afeto. A nossa proposta é mostrar que é possível o refúgio urbano acontecer numa sacada de apartamento ou num grande living. O primeiro ambiente convida ao café da manhã iluminado pelos raios do sol. A lareira com as poltronas dá um ar de inverno aconchegante. E assim temos dois cenários de abraço dentro de uma sacada de apartamento. Todos os ambientes estão imersos na natureza através das plantas, objetos com madeira na sua essência, e o aconchego de um cesto de mantas.

Vecchio
Por Evandro Gaspar

A vitrine do antiquário Vecchio Design deste ano novamente contará com a assinatura do arquiteto Evandro Gaspar, e tem como conceito um refúgio romântico envolto em uma atmosfera cênica e bucólica retratada em algum jardim particular. Este espaço acolhedor apresenta uma mesa íntima montada com louças de faiança inglesa, proporcionando aos seus usuários um momento único de paz, conversação e degustação em uma linda tarde de outono.

Fotos: Alessandra Chastalo | Divulgação
MAIS CONTEÚDO
Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...

Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...

capa ÁREA _manual condomínios AsBEAsc

AsBEA-SC apresenta edição atualizada do Manual dos Condomínios

A AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – apresentou aos associados...