Notícias

Setor de iluminação apresenta a ‘luz brasileira’ na Be Brasil, em Milão

Por abril 2, 2019 Sem comentários

Lançamentos e destaques de seis empresas do setor de iluminação brasileiras serão apresentados na mostra Be Brasil – Essentially Diverse, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a Semana de Design de Milão, na Itália. A programação segue paralela ao Salão Internacional do Móvel, que será realizado de 9 a 14 de abril.

O grande palco do design brasileiro será montado no elegante edifício neoclássico do Museo della Permanente (Via Filippo Turati, 34, Milão). Por meio de aromas, sons e imagens, será revelado o que há de melhor no design brasileiro, nos mais diversos setores, em um percurso dividido em quatros ambientes.

No espaço ‘Essentially innovative’, serão destacadas a tradição e a inovação de seis empresas de iluminação brasileiras que despontam para o cenário internacional: Accord, Geo Luz & Cerâmica, La Lampe, Lumini, Luxion e Munclair. A participação das marcas na mostra Be Brasil é uma iniciativa do Projeto Setorial Lux Brasil, gerenciado pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil.

O setor de iluminação brasileiro conta com 600 indústrias e gera mais de 37 mil empregos (incluindo a cadeia produtiva de luminárias, reatores e lâmpadas), sendo que a venda de luminárias representa 61% do faturamento do setor, segundo dados oficiais da Abilux. “Nossa participação na Semana de Design de Milão é muito importante por se tratar da maior vitrine mundial do design. É uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que o Brasil tem muito potencial para exportar design e tecnologia neste segmento”, comenta Daniela Dias Felipe, gerente do Projeto Lux Brasil, da Abilux.

Design em evidência

Serão exibidas 20 peças criadas por renomados designers brasileiros na mostra, em Milão. Elas demonstram o potencial do setor na produção contemporânea de luminárias. Confira:

Luxion Iluminação
Sediada em Caxias do Sul (RS), a indústria Luxion Iluminação apresenta os seguintes lançamentos:

  • Luminária Nômade
    Desenhada pelo arquiteto e designer Roque Frizzo, também de Caxias do Sul (RS), a luminária pode acompanhar o usuário a qualquer lugar e ser programada através de uma App para oferecer variados benefícios, inclusive físicos. O seu sistema de iluminação (Cicluz) disponibiliza programas que simulam diferentes ciclos circadianos determinando a temperatura da cor e a intensidade da luz que favorecem, entre outras coisas, o equilíbrio do metabolismo, a melhoria do sono e do sistema imunológico, a redução do estresse. Os benefícios do sistema foram estudados pelo Laboratório de Cronobiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizada em aço, com pintura emborrachada e difusor em vidro branco leitoso, é adaptável a qualquer ambiente, de residências a hospitais, passando por escolas e escritórios.
  • Macramei
    Uma alusão aos flutuadores usados por pescadores. Corpo em cordão de algodão, madeira e alumínio com
    pintura liquida emborrachada são os materiais usados pelo designer Roque Frizzo para compor a luminária
    Macramei. Realizada por artesãos, a rede é trançada com a técnica Macramê que posteriormente “envolve” a
    esfera de vidro leitoso. A iluminação é em LED e a base, em madeira.
  • Vela de Piso
    O designer Vinícius Siega, de Bento Gonçalves (RS), valeu-se do que é há de mais moderno em iluminação LED, em design compacto e originalidade para criar a luminária Vela de Piso. A estrutura em aço, com pintura líquida, segue a estética longilínea. Destaque para a prateleira móvel, em madeira louro freijó, posicionada bem no meio da haste.
  • Noventa de Mesa e Noventa Pendente
    O designer gaúcho Guilherme Wentz assina as peças da linha Noventa. Preto e branco. As cores escolhidas revelam a impactante presença das luminárias de mesa e pendente Noventa. A versão para mesa tem uma base em aço carbono cilíndrica, que serve de apoio para o corpo em chapa de aço micro perfurada que forma um ângulo de 90 graus. O mesmo material foi usado para a luminária pendente, que se vale da mesma base e aço microperfurada e luz direta Led.

Geo Luz & Cerâmica

A indústria paulista Geo Luz & Cerâmica apresenta peças diferenciadas, produzidas à mão e unindo diversos tipos de materiais com a cerâmica. As luminárias da marca são assinadas pelo designer Maurício D’Ávila.

  • Pendente Nisha
    Esta é a  principal peça da nova coleção da marca. O processo criativo  teve como inspiração o olhar. O pendente é a escultura de um olho feita em cerâmica. Suas principais características são seu efeito de luz único e intrigante e suas curvas finas e delicadas – na forma de um olho vazado – que possibilitam ver através do próprio objeto.
  • Abajur Don
    A principal inspiração na criação desse abajur foram as formas geométricas e a possibilidade de uni-las de forma lúdica, remetendo aos brinquedos de montar infantis. Na composição manual inusitada, foram utilizados cerâmica, latão e vidro soprado.

Lumini

A Lumini apresenta, em Milão, peças de design contemporâneo que levam a assinatura de Fernando Prado, diretor criativo da marca. A novidade é:

  • Nord
    O designer Fernando Prado utilizou madeira maçica brasileira e tecido cru para criar a luminária de mesa Nord. Inspirada no design nórdico, a peça traz leveza e aconchego a ambientes como quartos e salas de estar.

Munclair Iluminação

Há 53 anos no mercado, a Munclair Iluminação participa do FuoriSalone, em Milão, pelo sexto ano consecutivo. É
conhecida por modelos de grande elegância e estilo, assinados por designers brasileiros de prestígio, preocupados
com a sustentabilidade ambiental no desenvolvimento de seus produtos.

  • Pendente Asa
    Mobilidade e versatilidade. O pendente Asa tem design assinado por Erlon Tessari, com exclusividade
    para a Munclair, e foi batizado com esse nome graças aos movimentos que exibe, similares aos das asas
    dos pássaros. A haste vertical é fixa e a horizontal desliza com facilidade para frente e para trás, para cima e
    para baixo, permitindo o posicionamento conforme a necessidade. Fabricado em alumínio, conta com diversas
    opções de acabamentos, inclusive para o fio que é revestido com tecido de diferentes cores.

La Lampe

La Lampe reforça, em Milão, o conceito de apoiar criações genuinamente nacionais, investindo em ações que valorizam as culturas locais.

  • Coleção Broto
    A flora brasileira é a fonte de inspiração para as cinco luminárias assinadas pela dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva. Os designers tomaram como base o ato de brotar de uma semente. As peças remetem a uma folha e o ponto de luz representa o nascer da planta. A linha é produzida em alumínio, latão, vidro e LED e está disponível na cores laranja, verde escuro, azul profundo, preto e branco.

Accord Iluminação

A paranaense Accord Iluminação desembarca na capital do design italiano em dose dupla. A empresa participa com os seis produtos da linha Fuchsia na mostra Be Brasil e, pela primeira vez, terá um exclusivo estande de 40 metros quadrados (Pavilhão 13 – N 21) na Euroluce, na Feira de Rho, em Milão. Usando a madeira como matéria-prima principal, os produtos da marca brasileira são resultado de um cuidadoso processo de produção que alia tecnologia ao insubstituível acabamento manual, envolvendo a mão-de-obra minuciosa de pelo menos 30 colaboradores na produção de uma única peça.

  • Linha Fuchsia
    Composta por 6 peças – pendentes, abajures e colunas de piso – foi inspirada na flor símbolo do estado do Rio Grande do Sul: brinco-de-princesa, descoberta pelo médico e botânico alemão Leonhart Fuchs. As pétalas com suas curvas delicadas, realizadas em lâminas naturais de madeira e posicionadas de maneira magistral, dão vida a uma cúpula que permite que a luz se propague de maneira difusa entre as superfícies suavemente cônicas. Disponível em 24 acabamentos diferentes.
  • Ks
    A luminária KS homenageia a arquiteta Kazuyo Sejima. Os arquitetos Maricilda Girardi e Alejandro Ortiz Sainz foram influenciados pelas linhas curvas, marca registrada dos projetos da profissional japonesa, que por sua vez se inspirou no estilo moderno orgânico do finlandês Alvar Aalto. A peça abre caminho para uma coleção especial da Accord, a linha Orgânica, com luminárias de formas e tamanhos variados em madeira.
  • Capadócia
    Os balões que embelezam a paisagem das montanhas e o céu azul da Capadócia encantaram a arquiteta e
    designer Sara Bevilaqua Hister, que, por isso, idealizou a linha de luminárias – pendentes, abajures e de piso – à qual deu o mesmo nome da localidade. A suavidade do traço curvo, a composição da madeira e o cristal único recordam as formas exuberantes dos balões que sobrevoam a cidade turca.
  • Facetada
    As luminárias da linha facetada – pendente, plafon, arandela, abajur e coluna – são derivadas de formas
    geométricas elementares. A simplicidade e a regularidade com que as faces são dispostas proporcionam um
    design minimalista e contemporâneo, que geram perspectivas sutilmente distintas a cada ângulo em que as peças são observadas.
  • Physalis
    Physalis é uma planta caracterizada por delicados cálices no formato de um balão, que se abrem em botões
    geométricos revelando um pequeno fruto da cor laranja. A linha de luminárias – pendentes, plafons, abajures e
    colunas – Physalis, desenhada pelo Studio Asa Design, evoca essa sugestiva expressão da flora mostrando como a geometria inspirada na natureza pode criar formas orgânicas e e originais.
  • Spin
    As luminárias da linha Spin, desenhadas pelo próprio Studio Accord, são a materialização do
    movimento de torção aplicado às formas geométricas básicas que lhe dão origem. Suas faces possuem
    padrões formais singulares que permitem percepções únicas para cada ângulo em que as peças são
    observadas, trazendo dinamismo às formas lineares da madeira.

 

Fotos: divulgação

X
X