Notícias

Regulamentação da profissão de designer de interiores é destaque no congresso organizado pela ABD

Por agosto 16, 2017 Sem comentários

 

A  Lei nº 13.369, de 13 de dezembro de 2016, esteve no centro dos debates da 10ª edição do CONAD – Congresso Nacional de Design de Interiores, realizada pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) nos dias 9 e 10 de agosto no São Paulo Expo, em paralelo à High Design Expo. A lei regulamentou a profissão de  designers de interiores e de ambientes no país e estabeleceu novos cenários e desafios para os profissionais.

Esse foi o contexto do evento, considerado o maior congresso da América Latina em seu segmento. Sob o tema #zerou_tudo, o CONAD tratou especialmente dos novos paradigmas da atribuição profissional, da garantia da segurança em sua atuação e provocou discussões importantes para a consolidação institucional dos 70 mil profissionais atuantes no país. Tendências emergentes, padrões de mercado, o novo jeito de morar e os novos nichos de atuação dos designers de interiores também estiveram em debate. “Desafiamos o participante a sair com uma nova e reveladora visão do futuro do mercado de design de interiores”, disse Renata Amaral, presidente da ABD Nacional.

A diretora da recém-criada regional da ABD em Santa Catarina, Marina Sá, e a vice-diretora,  Michele Pires, acompanharam toda a programação. “Um dos principais pontos do encontro foi o importante debate sobre regulamentação e os novos desafios da profissão, em mesa redonda com Renata Amaral, Nora Geoffroy, Walter Bittar e Jonatan Schmidt”, avalia Marina, mencionando, respectivamente, a presidente, a diretora acadêmica, o assessor parlamentar e o assessor jurídico da ABD. “A professora Nora Geoffroy destacou vários pontos da Lei 13.369 que assegura o direito de atuação do profissional designer de interiores, reforçando a exigência da formação profissional para atuação no mercado. O encontro, que este ano contou com a curadoria da colunista de design Mônica Barbosa, esclareceu sobre as atribuições, ética profissional e os novos desafios dos designers de interiores”, conta.

A diretora da ABD no Paraná, Sílvia Pedroso Xavier, também participou do CONAD, “importante oportunidade para renovação e atualização permanente, técnica e culturalmente dos profissionais”. Ela acredita que participar do congresso seja uma oportunidade única de estar em contato com profissionais e palestrantes de alto nível, formadores de opinião que direcionam o mercado. “Com isso, podemos repensar nossas estratégias e incrementar nossas atividades profissionais. Este é o foco do CONAD”, observa.

 

 

Sobre a ABD – Criada em 1980, a ABD tem regionais localizadas em Campinas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e em Santa Catarina, onde acaba de ser criada. A instituição busca o constante aprimoramento e a especialização de seus associados por meio de congressos, cursos, palestras e bate-papos sobre a profissão.