Notícias

Pesquisa inédita analisará avanço do BIM em países da América Latina

Por novembro 11, 2019 Sem comentários

Começa nesta terça-feira (12), em 18 países, a primeira pesquisa latino-americana acerca do nível de maturidade BIM – Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção. Sob a liderança da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o levantamento contará, no Brasil, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Os dados da pesquisa Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina poderão possibilitar a inserção do Brasil e da América Latina nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico e de aplicação sobre a gestão BIM como mais um processo de inovação na indústria da construção.

A análise formal será focada em três grandes segmentos do setor da construção de cada país:
  • Incorporadoras
  • Construtoras
  • Projetistas: Arquitetos, Engenheiros e Consultores

“Uma inovação radical como o BIM deve contar com um mapeamento a altura do alto grau de precisão e apuro que se almeja de sua prática”, afirma o vice-presidente da Inovação da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. O tema tem interface com o projeto Tecnologia e Inovação na Indústria, desenvolvido pela CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Pesquisa tem inscrições limitadas

Empresas e profissionais brasileiros interessados devem enviar mensagem para o e-mail comat@cbic.org.br, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com o título: pesquisa BIM. A quantidade de inscrições é limitada.

Os interessados receberão um link exclusivo para inscrição e resposta aos questionários, que são elaborados pela consultoria a Dodge Data & Analytics – consultora global especializada em pesquisa para o setor da construção civil.

A pesquisa abrangerá 1.180 empresas de toda a América Latina e terá seus resultados apresentados em um relatório chamado Smart Market Report (SMR), semelhante aos já preparados pela consultora em outras regiões do mundo, tais como a Europa, a América do Norte, a China, a Nova Zelândia, dentre outras.

Projetos bem-sucedidos poderão ser divulgados 

Além da pesquisa,  SMR dedicará um espaço para apresentar estudos de caso de entidades públicas e de empresas privadas que desejem divulgar, em nível global, projetos bem-sucedidos de implementação BIM.

Juntamente com a análise dos dados quantitativos da pesquisa, o relatório inclui uma série de estudos de caso que permitem dar maior visibilidade aos processos de implementação desenvolvidos pelas empresas da região.

Esses estudos possibilitam às empresas contar sua experiência, em primeira pessoa, podendo mostrar aquilo que as torna únicas. Dessa forma, as histórias de sucesso ganham difusão mundial, beneficiando-se da divulgação feita pela Dodge, juntamente com as câmaras e grupos BIM dos vários países da região, e ficando disponível no site da Dodge que tem cerca de 1 milhão de downloads anuais.

Os profissionais da Dodge escreverão a história de sucesso com base em um questionário qualitativo, considerando as principais características do projeto e da implementação do BIM: os desafios enfrentados, as estratégias seguidas para superá-los, os resultados obtidos, dentre outras questões.

 

 

Fonte: CBIC 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X