Notícias

Patrimônio valorizado e espaços inéditos na CASACOR SC Florianópolis

Por setembro 16, 2019 Sem comentários

A  CASACOR Santa Catarina edição Florianópolis abriu as portas ao público neste domingo, no centro da capital catarinense. A mostra ocupa o Cidade Milano, novo empreendimento multiúso erguido na capital, que deverá também se tornar um importante ponto de encontro da região. Dez espaços comerciais, com diversas opções gastronômicas, foram criados como parte da CASACOR e permanecerão em operação após o encerramento da mostra.

São sorveteria, café, cervejaria, wine bar, pizzaria, peixaria gourmet, hamburgueria, boutique de carne, açaí e hortifruti de orgânicos – espaços projetados por diversos arquitetos, designers de interiores e paisagistas que integram o elenco da CASACOR SC. Esses ambientes comerciais fazem parte do Pátio Milano, no mall, um espaço descontraído, compartilhado, com mesas coletivas e sofás, projetado pela Marchetti Bonetti Arquitetos Associados. O Cidade Milano tem projeto arquitetônico de Reneé Gonçalves, da RC Arquitetura, e de Patrizia Chippari, da Espaço Livre; interiores da Marchetti Bonetti; e paisagismo de Benedito Abbud.

Outro ganho para a cidade está sendo a reativação do “Casarão Hercílio Luz“, edificação histórica, construída em 1848 e tombada pelo patrimônio estadual em 2002, adjacente ao empreendimento. Ela serviu de moradia ao ex-governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, e passou anos abandonada. Por iniciativa da Milano Incorporadora, a casa foi completamente restaurada e servirá de local para eventos, durante e após a realização da mostra. O projeto de restauração é da arquiteta Lilian Mendonça, especialista na área e uma das referências no país. O projeto luminotécnico é da Allume Iluminação.

“Este ano, a CASACOR SC se conecta à memória da Capital ao realizar um evento ao lado de um marco histórico e arquitetônico da cidade totalmente restaurado. E também dá continuidade ao objetivo de sempre deixar um legado por onde passa com as operações comerciais que inauguram durante a mostra”, afirma Francis Bernardo, diretora da mostra. No total, esta edição apresenta 40 ambientes.

 

Novidades da edição 

O “Casarão Hercílio Luz” é um atrativo especial desta edição da CASACOR, permitindo a visitação às suas dependências, onde há uma rica exposição de fotografias que retratam o processo de restauro. No “porão“, outra agradável surpresa, com a criação de um espaço para eventos, com ambientação contemporânea e criativa em contraste com elementos arquitetônicos históricos, preservados e valorizados. Na área externa ao casarão, um convidativo jardim em diferentes patamares criado pelo Benedito Abbud para o empreendimento. Em complemento, floreiras suspensas criam extensas paredes verdes nas fachadas internas do Cidade Milano, criando um cenário surpreendente.

Outra novidade é o espaço “Circulação com Acessibilidade” – inédito na CASACOR. As arquitetas Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva desenvolveram um projeto especial para todo o espaço de circulação, no segundo pavimento, totalizando 200 metros quadrados. De forma conceitual, elas provocam a reflexão sobre a importância do desenho universal, acessível a todos, inclusive a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Na ambientação, mobiliário e obras de arte carregadas de significado. Vale uma visita demorada. Logo na entrada da mostra, na bilheteria, está também imperdível a ambientação criada em homenagem à centenária Figueira da Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis – um ícone da cidade, reconhecido e valorizado de forma bastante criativa.

Nos ambientes da mostra, a valorização do conforto, físico e emocional, está em evidência em muitas propostas, em composições pautas pela simplicidade e originalidade. A memória afetiva é outro tema que desponta e, por isso, vale a pena conhecer as histórias e os conceitos por trás de cada projeto. O paisagismo igualmente surpreende entre os espaços internos, especialmente porque não recebem iluminação e ventilação naturais. As propostas atendem ao tema central da CASACOR 2019: Planeta Casa – sustentabilidade, tecnologia e afeto.

 

Confira a lista de ambientes e o elenco da mostra:

1 – Bilheteria – Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo

2 – Gelato al Mondo – Andreia Quintino Sant’ Ana e Eduardo Dutra

3 – La Vie em Fleur – Cris Araújo e Linda Martins

4 – Galeria 3A – Rico Mendonça

5 – Cloud Nine – Gabriel Bordin

6 – Co-Space para Arquitetos e Designers – Barbara Ramos e Maria Eduarda Brandão

7 – Espaço do Jornalista – Lucas Vitorino e Chara Yene Kokowise

8 – Do Grão à Xícara – Larissa Aguiar

9 – Pátio Milano – Tais Marchetti Bonetti, Giovani Bonetti e Luiz Fernando Zanoni

10 – Banheiros Funcionais – Tais Marchetti Bonetti, Giovani Bonetti e Luiz Fernando Zanoni

11 – Cozinha dos Sonhos – Gabriel Hering e Christina Lago

12 – Circulação com Acessibilidade – Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva

13 – Antropo-Living – Carolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi

14 – Caffé D’Oro – Giovani Bez Delpizzo e Cristiana Bez Delpizzo

15 – Living Rosê – Anna Maya

16 – Cozy Office – 3P Studio

17 – Living Branco – Salvio Moraes Jr e Moacir Schmitt Jr

18 – Living da Arquiteta – Graziele de Souza

19 – Quarto dos Irmãos – Talita Abraham e Tici Tieppo

20 – Quarto Unplugged – Ana Luiza Tomasi

21 – Quarto entre Fases – Andréia Bocchi, Michael  Zanghelini e Jeane Silva

22 – Suíte Albergo – Gabriela Herde A&D

23 –  Abraço Verde no Casarão Hercílio Luz – Benedito Abbud

24 – Milano – Casa do Governador – Eduarda Tonietto

25 – Jardim das Lendas – Letícia Vieira e Claudio Saladini

26 – Porão UNILUX – Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger   e Vitor Sadowski

27 – Aurora Blue – Allan Chierighini e Graziella Oliveira

28 – Suíte Master – Leandro Sumar e Fabio Vitorino

29 – Sunset Quarto de Hóspedes – Leonardo Caldart e Letícia Pimentel Silva Caldart

30 – Living Paradise – Yael Gossis e Marisa Lebarbechon

31 – Loft Pra Perto do Mar – Juliana Pippi

32 – Loft Duo – Cris Passing  e Giovane Marangoni

33 – Beer Bar – Fabio Bubniak e Ana Carolina Melo

34 – Wine Bar – Ana Carolina Melo e Fabio Bubniak

35 – Pizza para todos – Sandra Coral, Julia Zanette, Rodrigo Martins Gheller

36 – Burger Dream – 3P Studio

37 – Peixaria Gourmet – Allan Chierighini e Graziella Oliveira

38 – Boutique de Carnes – Tauan Zanetta

39 – Tigela Roxa – Guilherme Garcia

40 – Frutaria – Guilherme Garcia

 

Serviço:

CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
15 de setembro a 27 de outubro.
Terça a sexta, das 15h às 21h.
Sábados e feriados, das 13h às 21h.
Domingo, das 13h às 19h.

Local: Empreendimento Cidade Milano
Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis
Estacionamento pago no local

Ingressos: R$ 50 / R$ 25 (meia entrada, necessário comprovante)

Confira, na galeria, as fotos oficiais da mostra e acompanhe a nossa cobertura perfil da revista ÁREA no Instagram. 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X