Notícias

Incorporadora gaúcha compartilha projetos com estudantes de arquitetura

Por agosto 12, 2019 Sem comentários

Compartilhar conhecimento adquirido e somar esforços por uma arquitetura responsável e de qualidade, que se preocupe com a escala humana e a integração com o entorno, transformando a paisagem da cidade. Esse é objetivo do programa criado pelos arquitetos gaúchos Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel, fundadores da incorporadora Smart – Arquitetura para a vida contemporânea, sediada em Porto Alegre (RS). A iniciativa inclui plataforma digital, visitas técnicas e palestras.

Smart Acadêmico é o espaço digital desenvolvido especialmente para a comunidade acadêmica. A plataforma dá acesso a materiais técnicos, como plantas, cortes e imagens, de projetos desenvolvidos pela Smart para fins de estudos acadêmicos. Alunos e professores podem solicitar on-line informações sobre os projetos, para que sirvam de apoio em trabalhos acadêmicos e estudos de caso.

Pelo site também é possível agendar uma visita ao escritório pelo projeto Smart Recebe. A equipe reserva dois dias no mês para abrir o nosso escritório e apresentar nossos projetos, debater ideias e compartilhar nossa essência. Palestras também podem ser solicitadas por meio do site, onde estão listadas todas as opções de temas conduzidos pelos arquitetos da empresa, como “Arquitetura e Empreendedorismo”, “Arquiteto incorporador“, “A transformação do papel do arquiteto“, “Mais que edifícios, gentilezas“. Basta preencher o formulário e solicitar o agendamento.

“Assim como compartilhamos a responsabilidade com a paisagem da cidade, buscamos sempre compartilhar o conhecimento adquirido nesta jornada”, explica Márcio. Ele conta que a Smart, fundada em 2009, sempre teve como premissa o relacionamento com o meio acadêmico, seja disponibilizando informações dos seus projetos para estudantes, como recebendo membros da comunidade para apresentar os projetos da empresa e contar a sua história. Nos últimos anos essa conexão cresceu muito e, segundo ele, o projeto foi uma forma encontrada para melhor atender todos os pedidos e fortalecer ainda mais esse vínculo.

“Os estudantes de hoje são os futuros interventores da nossa cidade e, juntos, deixaremos um legado para as próximas gerações”, reforça. A Smart busca, em todos os seus projetos, o desenvolvimento de uma arquitetura que dialogue de forma propositiva com seus “vizinhos”, resgate o comprometimento ético e estético do interventor urbano e sirva de inspiração para o meio acadêmico.

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X