Notícias

Extravasando as possibilidades da porcelana, ‘Paper edition’ é o novo projeto de Carolina Peraca

Por junho 26, 2018 Sem comentários

Diante da efemeridade das formas de comunicação atuais, a eternização de uma mensagem foi o ponto de partida de criação e concepção do novo projeto da designer gaúcha Carolina Peraca. Com peças de porcelana apresentadas como cartões em forma de presentes, a nova coleção, batizada de ‘Paper Edition’, busca resgatar não só esse hábito, mas transformar uma simples mensagem em um objeto para ser exposto e admirado.

As peças que formam a coleção são tableware, peças decorativas, esculturas de parede e séries numeradas. Pequenas frases são gravadas na porcelana branca que reproduz a textura e a delicadeza do papel.

A designer acredita na importância de preservar e estabelecer conexões reais, criar laços mais duradouros, eternizar momentos e memórias que podem ser guardados, seja em um relacionamento a dois, seja com amigos queridos ou com a família. “O afeto e o carinho presencial ultrapassa os limites de ‘curtidas’ muitas vezes gratuitas e efêmeras em nossas timelines”, pontua.

Carolina morou e estudou seis anos em Londres, durante sua formação em Ceramic Design na Central Saint Martins College of Art and Design. E algo que sempre chamou sua atenção era a tradição dos ingleses de trocarem cartões de felicitações e os deixarem expostos no mantelpiece (prateleira em cima da lareira) de casa ou em algum lugar bem visível. “Uma folha branca era e ainda é o suficiente para expressar palavras de apoio, frases de amor, ou um simples mensagem de feliz aniversário”, diz Carolina, que comanda estúdio próprio em Porto Alegre desde 2014.

Esta forma de comunicação e a realidade dos relacionamentos atuais serviu de inspiração para a designer, que também se baseou nos antigos métodos de registros que marcam a história da civilização – em pedras, paredes de cavernas e em lascas de barro.  A porcelana foi a matéria-prima escolhida para a nova coleção, que apresenta objetos que, ao mesmo tempo, representam cartão, um presente, uma peça para ser admirada. “A porcelana, resistente ao tempo, além de delicada, consegue reproduzir a textura de outros materiais. Como uma folha de papel rasgada, a porcelana combinada com a sofisticação do ouro, a mensagem fica eternizada no material. Não se decompõe. Você pode oferecer um bolo caseiro ou comprado, e ao mesmo tempo expressar o seu sentimento naquele momento, no prato que será servido ‘Feito com Amor’, afirma Carolina.

A coleção Paper Edition será apresentada na MADE, que ocorrerá de 27 de junho a 1 de julho, em São Paulo.

 

Leia também: 

Maior feira de design autoral do país, MADE reunirá uma centena de expositores. E terá ‘Design do Sul’ por lá

 

 

 

 

 

 

X
X