Notícias

Exposição coletiva de arte com formato de feira será destaque no Festival da Cultura Criativa de Joinville

Por setembro 21, 2017 Sem comentários

A arte é uma das mais antigas e conhecidas formas de expressão do potencial criativo humano. Por isso, o fazer artístico tem lugar reservado e garantido na programação do 11º (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura Criativa, em Joinville, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Ao todo, entre feira de artes, impressos, produtos, serviços, gastronomia e música, o evento reunirá 82 projetos durante os dois dias de atividades.

Replicando o modelo de edições anteriores, a feira vai funcionar como uma exposição coletiva, na qual os participantes, ao compartilharem o espaço, ampliam o potencial dos trabalhos uns dos outros, criando um ambiente no qual diferentes linguagens, técnicas e percursos são levados ao público frequentador. A mostra contará com a participação de Marc Engler, Denise Schlickmann, Murilo Freitas e Nicolly Todt.

O catarinense Marc Engler estará no (IN)C pela terceira vez. Com formação em fotografia e diversas exposições no currículo, entre coletivas e individuais, o artista se utiliza principalmente de fotomontagens para compor imagens ‘cubistas’, nas quais questiona a relação da sociedade com o meio ambiente e o senso crítico. Além disso, durante o (IN)C o público poderá conhecer a série Fluxos, produzida por Marc a partir de imagens que registram o nascer e o pôr do sol vistos do alto do edifício Pixel, onde o Festival será realizado. “Principalmente em Joinville, as exposições em museus são pouco visitadas, então a feira nos dá a possibilidade de impactar um maior número de pessoas, ampliando a visibilidade dos artistas”, diz Marc.

Já para Murilo Freitas, que participa pela primeira vez, o (IN)C será um bom canal para divulgar o seu trabalho e entrar em contato com outros criativos. “O que me atraiu na proposta do Festival foi a oportunidade de dar visibilidade ao meu trabalho e também de fazer contatos. Além disso, eu gosto do formato das feiras que ocorrem em um lugar diferente a cada edição”, afirma Murilo, que já soma duas décadas de percurso na produção de arte e atualmente trabalha com fotografia de rua, explorando a casualidade dos encontros imprevisíveis no cotidiano, além de desenvolver imagens em xilogravura, serigrafia e técnicas de desenho.

Outra característica da feira de artes do (IN)C é expor a diversidade de experiências dos participantes ao misturar, na mesma feira, estreantes e veteranos do mercado de arte no Estado. Exemplos disso são Denise Schlickmann, artista plástica com três décadas de percurso na pintura, e Nicolly Todt, que fará a primeira exibição pública de seus trabalhos – ilustrações em aquarela. “O (IN)C não simula um cenário competitivo, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus trabalhos e se aproximarem da comunidade criativa da região”, ressalta Nicolly.

EXPOSITORES

Gastronomia: Aguardente Imaculada; BeeFree Gastronomia Funcional, Castelo do Monte Café; Casal Tapioca; Delicore Artesanal; Molly Food Bike, Nutri Woods; Urban Garden; Yass!Vegan;  Zeit Cervejaria.

Feira de Impressos: Editora Micronotas; Luiz Ferreira, Nestor Jr.; Mac Schwanke; Rafael Moreno; Rafael Lunardon; Via; Rosha Illustration.

Serviços: Amor de Casa Decor; Justa Causa;  Rastro Soluções Sustentáveis – Programa Lixo Zero; Reserva.pet Hotel e Lazer.

Produtos: Amagnolia + Reuso; Apoena Bolsas; Àgora520; Andréa B; Ana Gern; Afeto Fraldas Modernas; Almazon; Apiaba Cool Keepers; Baby Chubby; Brotherwood; Cabanas Beatriz Mimos em Pano; Caderneto; Carol Dutka Moda e Arte; Colchetes + Ana Terra; Crocheteria Maria Leque; Dood Wood Design; El Clandestino; Evols; Ellan Naturalmente;  Franciscana; Fe Sponchi;
Funcionárias; Lohas Store; Florida Feito à mão; Gennuina; INK; Ipyana Acessórios; Its Skateboard; Jana Bijoux; Krugans Praia; La Coroa, Lardic; Letícia Michels Atelier; L`Odorat Saboaria & Cosmética; Mary Lemon; Midalia Lima; Nangara, Relva Manifesto; Renata McCartney Home; Roadie Co.; SantaCosta; RDCL; Yeah!Pet Store; Veine.

Feira de Arte: Denise Schlickmann, Murilo Rafael, Nicolly Todt, Marc Engler;

Projetos sociais: AIESEC; Mulheres de Mafra.

Atividades e intervenções:
Teatro Lambe Lambe – Essaé Cia; Editora Micronotas – performances de leitura; Oficina do Aprendiz – Espaço Kids, O Tropicalista – intervenção Lambe-Lambe no elevador.

Palco:

Gandhi Martinez Choro Jazz Instrumental
Atrás do Pensamento músicas-poema e trilhas sonoras
DUBADULAQUE Música Instrumental Experimental
A Voz do Trovão MPB contemporânea
Jesus Luhcas MPB – Samba Rock

No domingo: (IN)C TALK – Convidado Especial

Serviço:
11º (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura Criativa
30 de setembro e 1º de outubro
Das 11h às 20h
Edifício Pixel – Rua Gothard Kaesemodel, 1068 – Anita Garibaldi, Joinville / SC
Programação Completa em: www.inc.art.br/11
E
ntrada franca