Eventos

ENIC debate tendências tecnológicas para a indústria da construção em Florianópolis, com palestras, feira e visitas técnicas

Por maio 2, 2018 Sem comentários

Inovação e tecnologia são as portas para a modernização e crescimento da indústria da construção no Brasil e seus impactos no setor – tanto desafios quanto oportunidades – serão discutidos durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). Principal evento do calendário anual do setor, o encontro será realizado entre os dias 16 e 18 de maio no Centro de Eventos Governador Luís Henrique da Silveira, em Florianópolis, com uma programação pensada para debater os temas de maior relevância para a construção nos seus diversos segmentos – infraestrutura, financiamento imobiliário, habitação, sustentabilidade e outros.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASIC-SC) – da qual faz parte o SINDUSCON Joinville –, o ENIC também será palco de reflexões sobre o futuro do país. “Estamos preparando um evento robusto, trazendo palestrantes envolvidos com o que há de mais novo em inovação e tecnologia, entre outros temas. Será uma oportunidade única de atualização profissional”, avisa José Carlos Martins, presidente da CBIC.

No momento em que se discute um novo ciclo de avanço tecnológico, o chamado 4.0, o 90º ENIC traz alguns dos atores mais antenados nesse tema para uma plenária na manhã de 17 de maio. Estão confirmadas as participações de Kevin Nobels, da ‎McKinsey & Company; Alexandre Lafer Frankel, CEO Construtora Vitacon; Ulisses Mello, Diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil e Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT/CBIC) e líder do projeto Foresight: pensamento de futuro para o setor da CBIC.

Mediados pela jornalista Maria Prata, apresentadora do programa Mundo S/A, da Globonews, eles discutirão as novas tecnologias e tendências que impactarão a indústria da construção. Os palestrantes também abordarão como as empresas podem preparar-se para avançar nesse campo e manter-se na vanguarda do mercado. O 90º ENIC também será palco do lançamento da 22ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Responsabilidade, láurea que reconhece os avanços mais importantes produzidos no setor.

Evento tradicional da construção civil, que recebe média de 1.500 participantes inscritos a cada edição, o ENIC mobiliza integrantes dos três Poderes, representantes de órgãos de controle, dirigentes e empresários de todos os segmentos do setor, integrantes do mercado financeiro, profissionais da engenharia e arquitetura de todo país, membros da Academia e outros interessados na indústria da construção.

Sua programação contempla duas plenárias matinais, em que todos os participantes reúnem-se em um mesmo ambiente para acompanhar o debate em torno de temas estratégicos. Em 2018, além de inovação e tecnologia (quinta-feira), será discutida uma agenda estratégica que leve o Brasil a um novo ciclo de desenvolvimento (sexta-feira).

A programação do ENIC também inclui temas técnicos e de interesse setorial, com painéis organizados pelas comissões técnicas da CBIC, em correalização com seus parceiros SESI Nacional e SENAI Nacional. Entre os temas estão infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade, indústria imobiliária, ação social e cidadania; saúde e segurança do trabalho; materiais, inovação e tecnologia. Cumprida no período da tarde, essa agenda mobiliza palestrantes renomados e oferece aos participantes a oportunidade de atualizar temas e soluções para o setor. Conheça a programação em https://cbic.org.br/enic/

 O ENIC proporciona ainda agendas complementares, como visitas técnicas – nessa edição, uma das atividades confirmadas é a Visita Técnica à Casa Eficiente/Eletrosul, Usina Megawatt Solar e Sapiens Park. Para ampliar a experiência de atualização, o ENIC oferece uma feira, trazendo as mais importantes novidades da construção civil. Os dois dias de atividades são encerrados com programação social especial, apresentando expressões culturais e sociais emblemáticas do Estado anfitrião: as principais atrações do 90º ENIC serão a Noite da Oktoberfest e uma apresentação do grupo Fundo de Quintal.

Foto: Divulgação