Eventos

Debate ‘Arquitetas na Cidade’ trata da relação da mulher com o espaço urbano

Por março 6, 2018 Sem comentários

“Qual a relação da mulher com o espaço urbano?” O tema de reflexão, sugerido pelo CAU/BR durante as atividades decorrentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi o tema central do evento ‘As Arquitetas na Cidade’, promovido pelo CAU/SC, na manhã desta terça-feira, dia 6.

O Museu da Escola Catarinense foi escolhido como o palco dos debates. Conselheiras, arquitetas e urbanistas, dialogaram  sobre a relação do feminino com o planejamento da cidade. Dentre elas, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato (USP), que destacou a importância da democratização dos espaços urbanos como forma de acolher e respeitar a todos.

“Vejo o aumento da representatividade feminina no campo político da arquitetura um sinal significativo de mudança. Uma oportunidade de aprendizado coletivo para novas experiências, e perspectivas. Somos maioria entre os profissionais, e participamos pouco. É nossa responsabilidade trazer luz para esse tema invisibilizado, que é a condição das mulheres na arquitetura e na cidade, a qual precisa ser compreendida, discutida e revelada”, destaca a presidente do CAU/SC, arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento.

Na segunda-feira, Ermínia ministrou palestra na Cerimônia Comemorativa e Aula Magna dos 40 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. E nesta terça-feira, à noite, participa da solenidade de Lançamento do Projeto Brasil Cidades, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – uma ampla rede de ação coletiva convergente em torno da agenda urbana. Ermínia é professora universitária aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atuou na pesquisa acadêmica e como ativista política. Ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.

Fotos: Divulgação CAU/SC

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X