Eventos

Cine Design ABD tem exibição do filme Objectified e bate-papo sobre a influência do design na sociedade

Por fevereiro 25, 2018 Sem comentários

O que podemos aprender sobre quem somos e sobre quem queremos ser com os objetos com os quais nos cercamos? E sobre a centena de objetos que usamos diariamente?  Quem faz todas essas coisas? Qual o propósito e como foi o processo de produção? E como o design pode torná-los – e a nossas vidas – melhores?

Esses são os temas abordados no filme Objectified, do cineasta norte-americano Gary Hustwit, que será exibido no Cine Design ABD, na próxima quarta-feira, em Florianópolis. A exibição será seguida por um bate-papo sobre a influência do design na sociedade com especialistas na área. O evento, que conta com o apoio da revista ÁREA, será realizado no auditório da Faculdade Cesusc, com inscrições gratuitas e limitadas. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Objectified apresenta como os designers Jonathan Ive, Karim Hashid, Naoto Fukusawa, da Apple, e diversos outros profissionais conceituados entrevistados por Gary Hustwit,  avaliam, reavaliam e reinventam o meio em que vivemos, abordando temas como expressão individual, consumismo e sustentabilidade e a dicotomia entre formato e funcionalidade.

O longa é o segundo da trilogia de filmes sobre design produzida por Gary Hustwit. O primeiro foi Helvetica, um documentário sobre design gráfico e tipografia, lançado em 2007. Dois anos mais tarde, lançou Objectified, sobre design industrial e design de produto, e, em 2001, apresentou Urbanized, sobre o design das cidades. Os filmes foram transmitidos em PBS, BBC, HBO e lojas de televisão em 20 países, e foram exibidos em mais de 300 cidades em todo o mundo. Os filmes de Gary foram apresentados no Sundance Film Festival, no South by Southwest Film Festival e no Toronto International Film Festival, entre outros. Gary foi nomeado uma das 100 Pessoas Mais Criativas em Negócios pela Fast Company. Ele é membro do Corredor Documentário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Bate-papo

A exibição do filme será seguida por um bate-papo mediado pela jornalista Simone Bobsin, editora do portal e do anuário ArqSC. Os participantes são:

  • a arquiteta e empresária Claudia Silvestre, diretora da Formus, marca de móveis que criou há 27 anos com o propósito de produzir um legado de valor. Idealista e empreendedora, Claudia acredita que os materiais contêm espírito e uma própria linguagem das coisas;
  • a historiadora Paola Rebollar, professora das disciplinas Teoria do Design, História da Arte, Design Inclusivo e Projeto Multidisciplinar do curso de Design de Interiores na Faculdade Cesusc. Doutora na área, ela também coordena o Núcleo de Pesquisa e Prática Profissional em Design (NP3D), reconhecido pelo (CNPQ);
  • os designers industriais Altino Alexandre e Maurício Scoz, sócios da Ipsilon Design, ao lado do designer André Ramos. Fundada em 2015, a empresa é pioneira no desenvolvimento de peças de design voltadas para o público masculino.

“Colaborar, acompanhar, formar, inspirar. Este é o papel que a Associação Brasileira de Designers de Interiores desempenha desde 1980. Nós, da ABD, estamos em constante busca pelo aprimoramento e especialização dos associados. São congressos, simpósios, seminários, conferências e um amplo conteúdo técnico e científico divulgado no site da entidade, bem como nas publicações periódicas que se configuram como referência para atuação da classe. Este é o respaldo que o profissional de interiores precisa para continuar sua trajetória de sucesso e para que, juntos, continuemos guiando o desenvolvimento deste setor tão importante para a economia nacional”, afirma a designer de interiores Micheli Pires, vice-diretora regional da ABD. Segundo ela, diversos outros eventos já estão programados para este ano em Santa Catarina, com palestras, workshops, cursos, talks e visitas guiadas. “O objetivo é sempre o de aproximar os profissionais dos principais players do mercado”, acrescenta.

Clique aqui e assista ao trailer do filme Objectified.

 

X
X