fbpx
Eventos

Ciclo de debates coloca o patrimônio histórico de Santa Catarina em evidência

Por agosto 17, 2020 Sem comentários

As perspectivas para a preservação e conservação do patrimônio histórico de Santa Catarina estarão em pauta durante o Ciclo de Debates Cidade Patrimônio de Todos.  Dividido em quatro etapas, entre os dias 19 de agosto e 9 de setembro, o evento reunirá convidados de diversas instituições e diferentes estados brasileiros para trocar experiências e apontar caminhos para a conservação dos bens edificados. E também marcará o lançamento dos Cadernos Cidade: Patrimônio de Todos.

A primeira edição do Ciclo de Debates acontece no dia 19 de agosto, dois dias após o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A programação prevê palestra do Professor Leonardo Castriota, Presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) Brasil sobre “O Futuro do patrimônio e o papel do patrimônio no futuro da Cidade”. O encontro contará ainda com a participação do presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães (CAU/BR), da Presidente Daniela Sarmento (CAU/SC) e o Conselheiro Ortiz Adams de Campos (CAU/RS).

Segundo a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, o projeto é mais um esforço para o avanço das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU 11, do qual o CAU/SC é signatário. “O projeto Cidade Patrimônio de Todos estrutura o interesse do arquiteto e urbanista e também da sociedade em fazer das nossas cidades espaços mais humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, em sintonia com o ODS 11. Comprometidos com este objetivo, empreendemos esforços para visibilizar, orientar, proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural de Santa Catarina”, afirma a arquiteta.

O Ciclo de Debates Cidade Patrimônio de Todos conta com o apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan- autarquia do Governo federal vinculada ao Ministério do Turismo), do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC), do Sindicado dos Arquitetos de Santa Catarina (SASC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (Pós-ArqUFSC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR).

Confira os temas, as datas das etapas e inscreva-se nos links:

19/08 – O Futuro do patrimônio e o papel do patrimônio no futuro da Cidade
26/08 – Os diferentes agentes do patrimônio e seu papel na preservação
02/09 – Sítios históricos, planejamento e gestão urbana
09/09– Patrimônio Edificado: Ensino, pesquisas e práticas acadêmicas em Santa Catarina

Sobre os Cadernos Cidade: Patrimônio de Todos

Desenvolvido pelos arquitetos e urbanistas e especialistas que fazem parte da Câmara Temática Cidade Patrimônio de todos, os cadernos apresentam um manual sobre a temática. “A realização do Ciclo de Debates é numa homenagem e reconhecimento sobre a luta de todos os que defendem o patrimônio cultural brasileiro. Por isso, inicia na semana em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico”, afirma a coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA), à qual a CT é ligada, Valesca Menezes Marques.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico foi instituído em 17 de agosto de 1998, ano do centenário do nascimento do jornalista, historiador e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969). Entre 1934 e 1945, ele integrou um grupo de intelectuais responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.

 

X
X