Eventos

Catarinense Nomad Mercado recebe a paulista Feira na Rosenbaum em sua quinta edição

Por setembro 3, 2019 Sem comentários

Já consolidado evento de promoção do design artesanal e independente em Santa Catarina, o Nømad Mercado uniu-se à paulista Feira na Rosenbaum para incrementar o repertório da sua quinta edição. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, no Centro Integrado de Cultura – CIC, em Florianópolis, das 11h às 21h.

Com a parceria, o Nømad Mercado se une a uma das feiras mais conhecidas e estabelecidas do Brasil para apresentar nos quatro dias de evento uma edição ainda mais complementar de produtos nacionais. No total, serão cerca de 50 expositores com produções de roupas, objetos de decoração, para casa e bem-estar, entre outros.

“O Nømad também questiona o modelo de consumo atual promovendo uma forma mais próxima de se relacionar com os produtos e produtores através da visita à feira, dos diálogos que traz a cada edição, de uma escolha cuidadosa das marcas, promovendo acesso a produtos de qualidade e das relações de parceria”, declaram as criadoras e produtoras do evento catarinense, as designers Caroline Toledano e Laura Pereira.

“Curadoria forte”

A Feira na Rosenbaum, além da curadoria de expositores que busca trabalhos alinhados com o propósito de expor a alma brasileira, cria uma atmosfera multissensorial em cada edição, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros e encontros em uma energia de casa, de acolhimento.

“A Feira tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma ‘misturada’. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, conta Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum.

Esta cuidadosa seleção busca designers e marcas que apresentam em suas composições originalidade e identidade própria, valores e atitudes alinhados com a consciência ambiental e global, assim como a comunicação, o momento da marca e seu potencial de desenvolvimento.

Participantes desde a primeira edição da feira catarinense, as designers Franci Odebrecht e Bruna Arsati, do ateliê Greta, confirmam o resultado da experiência. Para a dupla, “essa troca de energia é essencial para que a marca valide as suas ideias com o público e receba o feedback daquilo que faz. Como hoje em dia o primeiro contato do público com as marcas, normalmente, acontece pela internet, levar o produto para a feira é essencial, é uma troca ótima entre quem quer consumir um produto autoral e uma vitrine para quem está vendendo”.

Teoria das Cinco Peles

Como tema do Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum as criadoras escolheram o diálogo com a Teoria das Cinco Peles, proposta pelo arquiteto austríaco F. Hundertwasser, que trata a importância do indivíduo e sua relação de harmonia com a natureza, bem como seu direito à expressão pessoal por meio da arte, arquitetura e estética.

“Ele acreditava que a produção industrial mecanizada gerava infelicidade e propunha uma liberdade criativa aliada a um compromisso ecológico”, direciona Laura. A primeira camada é a pele, a segunda é a roupa e a terceira, a casa. Com isso, Hundertwasser defendia a individualidade criativa onde cada ambiente deveria ter a expressão pessoal e coerência com quem o habita. Já a quarta camada é o entorno social, a família, vizinhança, cidade, país; e a quinta, o entorno mundial, a ecologia e a humanidade. “Com a frase ‘se quisermos sobreviver, todos temos que atuar’ faz um convite a uma colaboração que parte do individual ao coletivo, trazendo todos para um objetivo em comum”, afirma Caroline.

SERVIÇO

Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum
De 5 a 8 de setembro, das 11h às 21h
Centro Integrado de Cultura – CIC
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito no local
Acessível a cadeirantes

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta – 5 de setembro
11h – Abertura Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum
17h – Visita mediada CIC (museus e oficinas)
18h – Fim de Tarde com venda exclusiva da C(+)MAS e Talk “Upcycling: Moda e Sustentabilidade” com Isabel Castro, Comas SP
21h – After Nømad no Centro (bares e restaurantes parceiros: Cervejaria Vodu, Sirene, Tralharia, Picnic Food, Ateliê 389)

Sexta – 6 de setembro
11h – Abertura Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum
17h – Visita mediada CIC (museu e oficinas)
19h – Talk “Arquitetura em tempos de transição” com Daniela Sarmento, arquiteta e urbanista
21h – After Nømad no Bairro Santa Mônica (bares e restaurantes parceiros: Ferro, Rabodigalo, Rosarito, Cervejaria Armada e Pizzaria Artesano)

Sábado – 7 de setembro
11h – Abertura Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum
13h – Roda de conversa “E Se Minha Casa Falasse?”, com Fernanda Cavalcanti, da Cozy Life
17h – Lounge Nømad

Domingo – 8 de setembro
11h – Abertura Nømad Mercado com Feira na Rosenbaum
17h – Lounge Nømad
19h – Encerramento

 

EXPOSITORES PARTICIPANTES

FEIRA NA ROSENBAUM

Joias/Bijoux
Áurea Sacilotto
Lívia Velludo
Camila Romero ⠀
Jana Favoreto

Madeira:
O Designer Artesão
Alma Design Brasileiro –
Wet and Wood
Estúdio Cruzeta

Cerâmica:
Spiral
Pamelitas

Moda/Acessórios:
Marca de Biquíni
De Araque

Cheiro:
Pavio de Vela
Oléa Saboaria
Bergamia
Saboaria Brasil

Diversos:
Schizzibooks
Arte Tribal

Mesa:
Estúdio Avelós

Arte:
M.o.a

NØMAD MERCADO

Adore Handcraft
Ateliê Hodie
Ateliê Nó
Belverde
Caixa Florinda
Daniela Zadek
Darê Chocolatier
Ethne
Gilberto Gomes Ateliê
Greta
INNK Store
Empreendedoras da Moda
João Aires
Laura Pereira
Lok Prints
Moodie
Nanda Pincelli
Nestor Jr.
Obelisco
Pot
Realindo
Salsa
Silver
Soy Maria Ecologia
Stampa
We plant atelier
YVY

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X