Projetos

Bosque nativo, design e universo da moda influenciam projeto de residência em Curitiba

Por abril 3, 2018 Sem comentários

A existência de um bosque nativo no terreno não poderia ser desconsiderada. Pelo contrário, teria de ser valorizada! Esse foi o ponto de partida do projeto desta residência erguida em um condomínio de Curitiba (PR), desenvolvido pelos arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Patrão, do escritório Valliatti e Tomasi Patrão.

“O maior desafio foi conceituar a volumetria no terreno sem perder o contato com a natureza”, contam eles. A solução foi planejar a casa em níveis, com dois pavimentos. No térreo, implantaram as áreas comuns, garagem, hall, sala com lareira, sala de TV, sala de jantar, área gourmet, cozinha e área de serviços. Amplas aberturas foram previstas para que toda a área social fosse voltada para o exuberante bosque, integrando-se ao espaço externo, com deck, ambientes de estar e piscina.  No piso superior, foram localizadas as quatro suítes e um home office. Itens de sustentabilidade foram priorizados no projeto, como ventilação cruzada, reaproveitamento da água da chuva e captação de energia solar.

Na definição da linguagem, os arquitetos seguiram o estilo do casal de clientes – ambos atuantes na área da moda. Portanto, as referências do universo fashion e o apreço deles por design assinado foram muito considerados no planejamento. Sérgio e Luciana elaboraram um projeto de estilo contemporâneo, com ambientes amplos e integrados, e definiram uma base monocromática cinza, com abundância de concreto aparente, branco e preto, para valorizar as cores fortes pontuadas em móveis e objetos.

Diversos móveis do acervo do casal foram aproveitados, com a inclusão de peças de design assinado, como as icônicas cadeiras de Philippe Starck. Destaque, ainda, para o biombo japonês adquirido em antiquário, exposto no espaço de estar.

 

 

 

Principais fornecedores:

Esquadrias de aço inox – Alumicon
Textura projetada – Artgram
Deck e piso de madeira – Scrok
Granitos e bancadas – Michelangelo
Revestimento da piscina – Baraldi
Iluminação embutida – Gray House
Pendentes – Click Iluminação
Tapetes – Persépolis
Sofás – Sierra Móveis
Poltrona cor berinjela – Black Home
Cozinha – Florense
Coifa – Coifatel
Sala de Jantar – Inove
Poltronas e mesas laterais – Villa Batel
Buffet e espelho do lavabo – Kraft
Louças e revestimentos – Balaroti
Cerâmicas – Portobello Shop Batel
Tecidos – Casa Nova Decorações
Persiana – Persianas Paraná

 

Fotos: Marcelo Stammer | Divulgação