fbpx
Notícias

Abertas inscrições para prêmio de Arquitetura de Interiores

Por julho 14, 2020 Sem comentários

Destacar a Arquitetura de Interiores, valorizando o trabalho de profissionais que atuam nesse segmento no Rio Grande do Sul, e reconhecer o aprendizado de acadêmicos na graduação em Arquitetura e Urbanismo em universidades gaúchas. Esse é o objetivo do Prêmio AAInteriores, lançado esta semana pela Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS), primeira e única entidade representativa da Arquitetura de Interiores no país. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de julho.

Exclusivo para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, o prêmio contemplará apenas projetos de Arquitetura de Interiores que apresentem alguma característica de acessibilidade e/ou de sustentabilidade. Podem ser inscritos projetos de qualquer tipologia e abrangência, como ambientes de casas ou apartamentos; revitalizações e restauros; ambientes comerciais, lojas ou corporações; ambientes de saúde; ambientes para academias, estéticas, pets; entre outros.

“É muito importante premiar a Arquitetura de Interiores gaúcha, desde a formação, destacando uma atividade que está entre as mais praticadas da nossa profissão”, afirma a arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS. Em sua primeira edição, o Prêmio AAInteriores é uma iniciativa da AAI Brasil/RS, e conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS).

Inscrições e qualificação

Na Categoria Trabalho de Profissional – aberta a profissionais e escritórios de Arquitetura e Urbanismo – serão aceitos apenas projetos de Arquitetura de Interiores já construídos, com apresentação de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de projeto e de execução. Não poderão concorrer ambientes de arquitetura efêmera ou temporária.

Na Categoria Estudo de Acadêmico – aberta a acadêmicos ou coletivos de acadêmicos de qualquer semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo – é preciso comprovar a vinculação (matrícula) à Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, além de explicitar a disciplina e o professor orientador que motivaram tal projeto.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 30 de julho. Após qualificação inicial de inscrição, o interessado deverá encaminhar o material do trabalho – até o dia 14 de setembro – contendo pranchas, no formato A3, com desenhos técnicos, perspectivas, fotos ou esquemas explicativos; ficha técnica, imagens do trabalho e imagens pessoais. Clique aqui para acessar o regulamento da premiação.

 

Seleção e votação

Os trabalhos serão avaliados, sem a identificação dos seus autores, por uma Curadoria convidada, formada por até sete pessoas, sendo um professor arquiteto e urbanista, um acadêmico representante da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea), um arquiteto e urbanista associado à AAI Brasil/RS, um arquiteto e urbanista ex-presidente da entidade, um arquiteto e urbanista de atuação reconhecida no mercado do Rio Grande do Sul, um jornalista e um representante do CAU/RS. Os nomes dos membros da Curadoria serão divulgados apenas no período de sua participação.

A Curadoria selecionará quatro finalistas, sendo dois de cada categoria, a partir da atribuição de pontuação para os seguintes critérios: conceito, materiais, uso de cores, iluminação, acessibilidade e/ou sustentabilidade. A escolha dos vencedores se dará por meio de votação aberta on-line, realizada pela revista eletrônica AAI Digital, com a apresentação dos trabalhos e a identificação de seus autores. Os dois trabalhos mais votados, sendo um de cada categoria, serão considerados vencedores e seus autores serão contemplados com troféus.

 

 

Prêmio AAInteriores

Cronograma:

Até 30 de julho – Inscrições.

Até 14 de setembro – Envio dos trabalhos.

De 15 a 30 de setembro – Seleção feita pela Curadoria convidada, com a escolha de dois finalistas por categoria.

Entre 10 e 31 de outubro – Votação aberta on-line, por meio da revista eletrônica AAI Digital.

10 de novembro – Premiação dos vencedores, com a entrega de troféu para o autor do trabalho mais votado de cada categoria.

 

Inscrições: gratuitas

Pelo link www.aaidigital.com.br/premioaainteriores/

 

Realização: AAI Brasil/RS

Apoio: AsBEA/RS, FENEA, IAB/RS, Saergs e Sindividros/RS.
Patrocínio: CAU/RS

X
X