Projetos

3P Studio apresenta cozinha vencedora do Archathon Floripa, projetada para a CASACOR SC

Cozinha Dois Mundos. Um misto de história, técnica e tecnologia. Esse é o conceito da proposta apresentada pelo trio de arquitetas da 3P Studio, de Florianópolis, vencedoras da maratona criativa Archathon Floripa, realizada no final de julho: Aline Pires, Natália Moneró Prates e Thiele Londero. Planejado para a CASACOR SC, que será inaugurada em setembro, o projeto desenvolvido por elas em apenas 24 horas, como determinavam as regras da competição, presta uma homenagem a dois personagens marcantes da história de Santa Catarina, contextualizado com o local onde a mostra será realizada, um casario histórico na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.
“Em frente à casa, na Praça Getúlio Vargas, possui uma homenagem a Anita Garibaldi. Nos inspiramos na representação de força, garra e coragem histórica da Anita, e de sua história de amor com Giuseppe Garibaldi. Os dois são conhecidos como guerreiros de dois mundos, viveram momentos de guerrilha, sempre vivendo com o essencial e atrás de seus ideais”, explica a arquiteta Aline. O monumento erguido em homenagem “à heroína de dois mundos foi a primeira homenagem feita à Anita Garibaldi no estado.
“Anita e Giuseppe são nossos representantes de um encontro de dois mundos, o mundo do bruto, do íntegro e da força no projeto – com elementos crus, como o cimento, madeira, aço, e o mundo da arte, do sensível – com o uso do grafite, do descasque da parede, e do verde, com horta e outros elementos”, complementa a sócia, a arquiteta Natália. O casal Anita e Giuseppe será retratado com uma pintura na parede de tijolos junto à área de estar proposta pelo trio para o espaço. A arquiteta Thiele detalha as demais escolhas do equipe, considerando materiais e equipamentos de fornecedores pré-estabelecidos pela competição: piso vinílico, parede de cimento queimado, mesa em ferro e vidro acoplada à bancada de concreto, aramado de ferro vergalhão no forro, exaustor industrial e moldura em PVC com LED e persiana embutida nas janelas.
O trio decidiu valorizar o pé-direito alto e estendeu o mobiliário, com nichos e prateleiras para quadros e obras de arte. No móvel lateral, com armações de ferro e portas de metal, incluíram gavetas aramadas para frutas e legumes e prateleiras para a horta de ervas, e deixaram tudo a mão dos usuários – um jovem casal amante da culinária, Laura (CEO) e Joaquim (artista e historiador) – conforme o briefing repassado pelos organizadores da maratona.
Aline, Natália e Thiele são formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2014 e 2015. Elas venceram a competição entre os 30 grupos que participaram da maratona criativa, que iniciou na sexta-feira, com palestras no Cinema do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, e seguiu no sábado, no Impac Hub Continente, em Palhoça (SC). Os 30 participantes foram selecionados dentre as 62 equipes que se inscreveram para o Archathon Floripa, uma iniciativa da empresa Muuving, que já realizou edições semelhantes em outros estados do país.
Exclusiva para arquitetos e designers de interiores formados há menos de cinco anos, a maratona oportunizou a criação de um espaço para a CASACOR SC em apenas 24 horas. As equipes contaram com a mentoria de profissionais experientes do mercado local: arquitetos Giovani Bonetti e Taís Marchetti Bonetti, do escritório Marchetti Bonetti +; arquiteta Cristiana Delpizzo, do escritório Robson Nascimento Arquitetos; arquiteto Mário Pinheiro, da Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura; arquiteto Luiz Fernando Zanoni, da ArchDesign Studio; e os arquitetos Marina Blasi e Bernardo Bahia, da Blasi Bahia Arquitetos Associados.
No domingo, os arquitetos mentores do Archathon selecionaram as dez melhores propostas, que foram submetidas à avaliação do júri convidado, formado por jornalistas do segmento, fotógrafos e educadores. A jornalista Letícia Wilson, diretora da revista ÁREA, foi uma das juradas.

Leia também: 

Maratona Archathon inicia nesta sexta-feira com evento aberto ao público

Competição criativa Archathon será realizada em Florianópolis para criação de um ambiente da CASACOR SC