fbpx Skip to main content
Projetos

Arquiteta projeta casa conceito “feita com suas próprias mãos” em Florianópolis

Por maio 11, 2024No Comments

Unir inovação e sustentabilidade foi o que norteou a arquiteta Larissa Gransotto a projetar sua “casa conceito”, localizada no bairro Canto da Lagoa,  em Florianópolis. “Uma casa real, feita com minhas próprias mãos, com o resultado da minha trajetória, das minhas escolhas, do que eu acredito no momento atual. Com suas pequenas e charmosas imperfeições, como a vida sem filtro. Pequena, suficiente, simples e amorosa”, define a profissional.

A residência, de 72m² de área interna e 43m² de áreas de varanda, sacada e terraço, apresenta uma distribuição que priorizou a eficiência dos espaços em dois pavimentos. No térreo, foram acomodadas sala e cozinha integradas, lavanderia embutida em armário, pequeno lavabo e deque. No andar superior, ficaram dois quartos e um banheiro, sacada e cobertura transformada em jardim.

O sistema wood frame foi adotado para fechamentos externos e internos, utilizando madeira de reflorestamento, painéis OSB e placas cimentícias na área externa e no banheiro. As paredes, assim como a estrutura básica (chassis) em Madeira Engenheirada – MLC Madeira Laminada Colada, foram pré-fabricadas fora do canteiro de obras, sendo transportadas e montadas no local.

“Na minha ‘casa conceito’, a inovação começa na construção, em que a escolha do wood frame e da madeira engenheirada destacam-se pela eficiência e sustentabilidade. A utilização de módulos em madeira e a modularidade do projeto oferecem uma abordagem contemporânea, permitindo flexibilidade e adaptabilidade aos espaços. A cobertura jardim não apenas contribui para um ambiente verde e acolhedor, mas também demonstra uma solução para a maximização do local”, explica a arquiteta. O uso de materiais certificados, tanto na construção quanto no mobiliário, reforça o compromisso com a qualidade e a responsabilidade ambiental.

Para Larissa, apesar de o sistema wood frame ter surgido no século 19 nos Estados Unidos, a baixa adesão no Brasil pode ser atribuída a diversos fatores, como tradição construtiva, percepção de resistência e durabilidade, custo inicial comparativo, falta de conscientização e normatização específica. Porém, acredita a arquiteta, na medida em que a conscientização sobre os benefícios do método construtivo aumenta, espera-se que a procura por esse tipo de construção cresça.

Para o projeto de interiores, a arquiteta mesclou os estilos boho (um mix de elementos, cores e texturas) e japandi (a união da simplicidade japonesa à funcionalidade elegante escandinava). “Utilizei móveis antigos de família e outros soltos projetados por mim. As paredes ganharam vida com tintas de barro, proporcionando um toque rústico e elegante. Reaproveitei esquadrias de outras obras para criar um armário que se transforma em lavanderia, adicionando um elemento único e sustentável. Integrei peças em ratan, objetos em barro e uma profusão de vegetação para criar uma atmosfera autêntica e pessoal”, conta entusiasmada.

No perfil do seu escritório no instagram, ela apresenta o passo a passo da obra e apresenta detalhes das definições de projeto. Confira em @addstudioarq 

 

 

Estilo de vida

A materialização da “casa conceito” reflete o estilo de vida de Larissa, adotado desde que tinha 17 anos, quando se mudou de São Miguel d’ Oeste, sua cidade natal, localizada na região Oeste de Santa Catarina, para Porto Alegre (RS). Foi na capital gaúcha que ela teve a primeira experiência com a coleta seletiva de resíduos, despertando o seu olhar para a sustentabilidade. Em Porto Alegre, formou-se em arquitetura e urbanismo, na Uniritter, e concluiu mestrado em arquitetura, pela UFRGS. E passou a colaborar em diversos projetos desenvolvidos pela mãe, a designer de interiores Laura Gransotto, que atualmente comanda loja de peças autorais em Florianópolis.

Em dezembro de 2007, Larissa mudou-se para Florianópolis (SC), inaugurando seu próprio escritório. Em 2016, em colaboração com a Morada Eco, loja de revestimentos sustentáveis, a profissional começou a especificar materiais certificados, como lâminas de bambu e tintas naturais, como a “tinta de pedra” e a “tinta de terra”. A parceria com a empresa evoluiu e, dois anos mais tarde, a dupla Larissa e Laura Gransotto inova e surpreende com o projeto dos espaços Jardim das Fragrâncias e Home Fragrances na CASACOR SC em 2018, totalizando 200 metros quadrados, com materiais naturais, certificados e muita vegetação, com preservação de 100% das espécies preexistentes no terreno.

“Ao longo dos anos, fiz diversos cursos de formação, como o Modular, de Felipe Savassi, viagens de estudos e visitas a empresas certificadas. A minha rotina inclui utilização de produtos de limpeza e moda sustentáveis, reaproveitamento de lixo orgânico, além de limitar os espaços para armazenamento, vivendo com o mínimo necessário para simplificar minha rotina”, afirma.

Ficha técnica da “casa conceito”:

Pesquisa, concepção projeto, compatibilização, administração, responsável pela obra, equipe de mão-de-obra @addstudioarq@larissagransotto
Detalhamento executivo: @guilamarque
Projeto elétrico, hidrossanitário, fundações: @anselmoandradeengenharia
Projeto conectores metálicos e assessoria remota: @edson.ecs
Projeto e execução paisagismo terraço jardim e jardim vertical: @p.h.carmona
Especificação complementar de acabamentos: @tatifingerhut
Montagem MLC, fechamentos Wood Frame, acabamentos gerais em Madeira: @conceitoemmadeiras
Jardinagem térreo: @asuafloricultura
Esquadrias em alumínio: Forma Vidros
Revestimentos internos e externos: @moradaeco
Serralheria: @andersonribeiroservicos
Fechamentos externos em placa cimenticia e internos Drywall: @diferencial_drywall
Execução acabamento escada em madeira: @flordeliz_acabamentos
Calhas e perfis das fachadas: @acboxart
Execução elétrica e hidro: Rodrigo Martins
Execução fundações: Ronevon Assunção
Materiais elétricos: @stecanelamateriaiseletricos
Materiais de base geral: @oliveira.lagoa
Madeiras externas e molduras: @madeireiracambirela
Materiais complementares: @espaco.smart e @metal_perfil
Conectores: @eaglehanger
Parafusos: @rothoblaas.brasil
Soleiras: @allmarmoregranito

 

Fotos: Paulinho Sefton | Divulgação 

 

X
X