fbpx Skip to main content
Notícias

Designer de interiores empreende com loja que valoriza produções autorais carregadas de propósito

Por janeiro 5, 2022No Comments

“O que norteia o projeto é a valorização do feito à mão, do design artesanal, do artesão local e nacional e de suas criações e produções autorais com significado e propósito”. Essa é a essência da Almanata, loja inaugurada pela designer de interiores catarinense Laura Gransotto em Florianópolis com um objetivo que vai muito além do caráter comercial da iniciativa. “A intenção é ser uma ponte entre o artista e artesão com o consumidor, e construir bons e promissores relacionamentos com o compartilhamento de produtos que contam a história de quem faz”, sintetiza a empreendedora.

Laura acredita que as peças feitas à mão possuem um valor singular com riqueza de detalhes, que representam a identidade, a cultura e as raízes das pessoas e dos locais onde foram criadas e produzidas. Ela tem a intenção de promover e incentivar o desenvolvimento do segmento do feito à mão, potencializar o design artesanal e colaborar na evolução deste setor econômico. “Um projeto que vai além, e que tem um propósito do bem. Um lugar com alma, feito à mão, para se ficar”, descreve.

O projeto de design de interiores da loja é autoral e com muita personalidade, e, é claro, leva a assinatura da Laura Gransotto. Ela também responde pela curadoria dos produtos expostos na Almanata.  O ambiente remete à atmosfera da praia pelas texturas e tons da paleta de cores orgânicas. O projeto de intervenção de arquitetura da fachada da loja no imóvel existente é da sua filha e parceira, arquiteta Larissa Gransotto, titular do Add Studio. Na estrutura, houve a inclusão de novos elementos, como a madeira, em decks e ripados, destacando as aberturas e criando uma nova vitrine para os produtos. “A intenção foi aplicar a mesma linguagem contemporânea do interior da loja para o exterior, e fazer uma conexão com a natureza do entorno”, explica Laura.

Além da exposição e venda dos produtos, a loja conta com um espaço externo onde devem ser realizados eventos como workshops, feiras e bazar, exposições, oficinas e ateliê com cursos de hand made. Em paralelo a essas atividades, Laura planeja fazer collabs e cocriações com os artesãos para novos produtos, os quais poderão levar sua assinatura como designer de produto. A assessoria de decoração vai acontecer nos atendimentos que a Laura faz pessoalmente.

Fotos: Mariana Boro | Divulgação

Experiência e novos desafios

Com uma trajetória de 37 anos na área de design de interiores e decoração, especialização em Design de Móveis pela Politécnica de Milão e em Iluminação pelo IPOG, Laura é uma daquelas profissionais sempre em movimento. Começou a carreira à frente da Tendency Decorações, em São Miguel do Oeste (SC). Em 2001, mudou-se para Chapecó e abriu escritório especializado em projetos. Em 2015, inaugurou escritório em Florianópolis, atuando também em parceria com a filha, a arquiteta Larissa Gransotto. A novidade, à época, foi marcada com a sua estreia na CASACOR Santa Catarina com o premiado ambiente “Sala Íntima 50 Tons de Branco”.

Localizada na Servidão Aguiar, 179, no bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha de Santa Catarina, a Almanata foi inaugurada oficialmente nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, um ano depois de Laura ter anunciado a conquista da certificação como coolhunter. A conquista ocorreu a partir  da conclusão do curso de coolhunting pela italiana Corsi Corsari, sob a mentoria da designer e trend analyst gaúcha Fah Maioli, que vive em Milão, onde pesquisa e analisa tendências que dão inputs criativos para os segmentos da Moda, Design e Gastronomia há mais de 20 anos. Esse movimento de mudança se originou nos primeiros meses da quarentena. “É uma reinvenção profissional”, sintetizou Laura, à época, que passou a agregar a assinatura “design . décor . coolhunting . life style“. O lançamento da nova marca aconteceu em plena DW! Design Weekend 2020, que marcou a estreia de Laura como coolhunter.

 

Laura Gransotto na Almanata Design    (foto: Darline Santos / Divulgação)

 

X
X