fbpx Skip to main content
Notícias

Rejane Carvalho Leite abre showroom em Porto Alegre: “a memória do trabalho de uma vida inteira”

Por agosto 17, 2021No Comments

A arquiteta e designer gaúcha Rejane Carvalho Leite trocou os projetos de arquitetura comercial pelo design de móveis há 20 anos, quando passou a criar para a indústria. Aprimorou seus conhecimentos com especialização em design de mobiliário pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pelo Politécnico de Milão, trabalhou em parceria com escritório em Florença, consagrando-se entre as principais expressões do design brasileiro. Nestas duas décadas, projetou uma vasta gama de produtos, entre móveis, luminárias, objetos e metais utilitários para área de banho.

Em 2020, Rejane voltou às pranchetas dedicada a um projeto muito especial: transformar o seu estúdio em um showroom. “A abertura do showroom foi uma consequência natural de todo o trabalho que realizei ao longo desses anos. Veio da necessidade de agregar tudo que foi construído até aqui em um espaço, a memória do trabalho de uma vida inteira”, diz Rejane. E não se tratava de algo simples. Era preciso empregar técnica, talento e alma.

Herança de família, datada de 1923, a casa abriga seu estúdio desde 1999. É seu refúgio criativo em uma edificação singular, na avenida Cristóvão Colombo, 893, no bairro Floresta, em Porto Alegre, região conhecida como Distrito Criativo, de grande potencial cultural e econômico para a cidade. Agora, a casa expõe suas criações, de portas abertas a profissionais a admiradores do design autoral que valoriza a artesania e a sustentabilidade. No total, são cerca de 80 peças, entre cadeiras, poltronas, luminárias, mesas de jantar, de centro, laterais, assinados por Rejane Carvalho Leite, e tapetes e objetos desenvolvidos pelo coletivo Plataforma4, do qual ela participa em parceria com as designers Flávia Pagotti Silva, Camila Fix e Amélia Tarozzo.

“O local não poderia ser outro, pois ele faz parte da minha trajetória. A essência da casa nesse momento em que vivemos fortaleceu a abertura do showroom. Mais do que vender objetos e móveis, eu gostaria de compartilhar esse espaço com as pessoas, oferecer peças que proporcionem boas experiências e que façam parte da história delas também”, enfatiza a arquiteta designer.

Na fachada, a porta, em aço corten, é a entrada para o espaço, que possui pé-direito duplo, vigamento original em Ipê e paredes laterais em tijolo antigo aparente. O estilo português do local ainda guarda a lembrança das casas construídas uma ao lado das outras, em fitas, muito comum nas cidades antigas da Europa.

No showroom, o cliente recebe atendimento especial para conhecer o espaço, experienciar, conferir em detalhes e adquirir as peças criadas por Rejane Carvalho Leite em parceria com fábricas que valorizam e investem em design, como Dü Design, Moora, DonaFlor Mobília, Schuster Móveis & Design, Estofados Itália, Origin e Tecelagem Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3103-5105 ou pelo WhatsApp (51) 99797-6696.

 

Fotos: Divulgação Carvalho Leite Studio

 

 

X
X