Instalada em Corupá, uma pequena cidade da região Norte de Santa Catarina, a Palazzo Revestimentos completa dez anos e comemora a consolidação entre as principais marcas brasileiras de revestimentos cimentícios de alto padrão do país. A indústria acaba de inaugurar uma nova fábrica, com 2,5 mil metros quadrados, e anuncia o processo de internacionalização da marca. “Com exportações pontuais para projetos específicos, a Palazzo tem, a partir de agora, em seu planejamento, fortalecer as vendas externas”, explica Antonio Bogo, diretor e fundador da empresa.
Conduzida a partir do olhar visionário do jovem empresário, a marca produziu, em 2016, mais de 150 mil peças. O registro faz um contraponto ao início do negócio, em 2007. Na época, com apenas 18 anos de idade, Bogo percebeu a oportunidade no mercado e embarcou no ramo, mesmo sem conhecer a dinâmica dos segmentos de arquitetura e construção. Adquiriu os equipamentos necessários e capacitou-se sobre todo o processo, da produção, ao design das peças, às vendas dos produtos. “Como os revestimentos cimentícios eram novos no mercado, a aceitação ainda estava ruim. As nossas primeiras vendas ocorreram para clientes diretos e levamos anos para conquistar confiança e entrar nas lojas do segmento”, lembra.
Depois de enfrentar diversas dificuldades de inserção no mercado e com os investimentos da empresa chegando próximos do fim, o empresário precisou vencer o obstáculo criado pela pouca experiência e juventude. Ele resolveu assumir os riscos e colocar a Palazzo em outro patamar, pois acreditava na oportunidade e no potencial. Fazendo pessoalmente as vendas, Bogo passou a investir em desenvolvimento de produtos exclusivos e a agregar valor às peças. Em paralelo, buscou qualificação e teve, como mentor, o empresário Vicente Donini, da Marisol S/A. Foi assim que a esperada virada aconteceu. “Eu acreditava no negócio e sabia do potencial”, ressalta. Por isso, o jovem empresário não desistiu, procurou formas de divulgar o produto e alternativas para a comercialização e, ainda, participação em diversas feiras e mostras de arquitetura e decoração. Depois de anos de esforço, em meados de 2012, o reconhecimento começou a surgir.
Produtos
Com quase 50 itens no mix – para pisos, jardins e fachadas – a Palazzo lançou, recentemente, duas tecnológicas formulações utilizadas na fabricação dos revestimentos que possibilitam a produção de peças com propriedades termoacústicas, superfícies mais lisas e menos permeáveis e, ainda, a redução do peso total, facilitando, dessa forma, o transporte e a instalação. Como campeões de vendas estão os revestimentos 3D para paredes.
Fotos: Divulgação Palazzo