Em Florianópolis, Artefacto anuncia empreendimento com assinatura da marca na inauguração da mostra 2026

No ano em que celebra cinco décadas de história, a Artefacto anuncia a sua estreia no mercado imobiliário de Florianópolis. Trata-se de um residencial boutique desenvolvido em parceria com a incorporadora KDS, que será erguido no bairro Santo Antônio de Lisboa, na ilha de Santa Catarina. A novidade, em fase de pré-lançamento, foi anunciada na última semana, na inauguração da Mostra Artefacto Florianópolis 2026, evento que também marcou a celebração da ampliação da loja da marca na capital catarinense. 

Com 65 unidades e mais de 18.900m² de área total, o projeto do Vista Artefacto by KDS prevê apartamentos com diferentes tipologias, com áreas a partir de 60m², a coberturas de até 364m². As áreas comuns, concebidas como “Espaços Boutique”, incluem piscina com vista para o mar, espaço gourmet, wine bar, Spa com sauna e cryo, academia, brinquedoteca, pet place, entre outros ambientes exclusivos totalmente equipados e ambientados com mobiliário Artefacto. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório D´house e os interiores foram projetados pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura. 

“Da excelência no mobiliário para a excelência imobiliária: é com grande orgulho que apresentamos o primeiro empreendimento Artefacto em Florianópolis, em parceria com a KDS, num cenário, verdadeiramente, único e inspirador”, afirma Paulo Bacchi, CEO Global da Artefacto. Segundo ele, com a chegada da marca a Florianópolis, o design autoral brasileiro expande suas fronteiras, estabelecendo um novo padrão de moradia e de qualidade de vida, em sintonia com todo o charme e a exclusividade do lugar. Já para a incorporadora catarinense, o empreendimento representa um marco. “Nosso propósito sempre foi criar projetos que unem estética, funcionalidade, sofisticação e respeito à natureza. O Vista Artefacto by KDS materializa essa visão, no charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, oferecendo aos moradores não apenas um endereço, mas um estilo de vida verdadeiramente singular”, destaca Joyce Koerich,  sócia-fundadora da KDS.

 

 

Mostra Artefacto Florianópolis 2026

Seguindo o tema nacional da mostra – Maturidade – a edição de Florianópolis apresenta dez ambientes, assinados por arquitetos e designers de interiores convidados a desenvolver ambientes autorais que traduzem diferentes interpretações sobre o tempo, a permanência e as experiências acumuladas — bem como seus reflexos na evolução do morar contemporâneo.

A abertura da Mostra coincide com um importante momento de crescimento da Artefacto em Santa Catarina. Como parte do plano de expansão da marca, a unidade de Florianópolis ganha uma nova área, com 500 metros quadrados, ampliando a experiência oferecida a arquitetos, designers de interiores e clientes. O novo espaço reforça a presença da marca no mercado catarinense e acompanha o atual ciclo de investimentos da empresa, que pretende ampliar e modernizar seus principais endereços no país, assim como em Curitiba, onde passa a ocupar também um casarão histórico da cidade.

Em paralelo, a Artefacto apresenta também a Artefacto Edition 2026 – Cosmos, coleção assinada por sua diretora criativa, Patricia Anastassiadis. Inspirada na ideia de ordem e totalidade que estrutura o universo, reunindo móveis marcados por linhas precisas, equilíbrio entre forma, técnica e função, além de  uma sofisticada pesquisa de materiais, como pedra, vidro martelado, metal, couro e camurça. Um mobiliário de presença serena, concebido para atravessar o tempo, se mantendo relevante.

 

Conheça os ambientes:

Confira os conceitos dos espaços divulgados pela Artefacto:

 

BLASI BAHIA ARQUITETOS

Na visão dos arquitetos Marina Blasi Bahia e Bernardo Bahia, do Blasi Bahia Arquitetos, maturidade é a sabedoria de silenciar o excesso para deixar emergir o que é essencial, autêntico e duradouro. O projeto Pátina do Tempo traduz essa filosofia em um quarto concebido como refúgio, onde cada escolha reflete permanência e profundidade para demonstrar que maturidade não é apenas sobre envelhecer, mas sobre ganhar personalidade e valor com o passar dos anos. Em síntese, um espaço que reflete e permanece, reafirmando que o essencial é o que resiste ao tempo. Na seleção do mobiliário, os arquitetos elegeram a cabeceira Talalla  o sofá Moh e um par de poltronas Lakor, com puff Mios logo à frente.

 

Blasi Bahia Arquitetos – Crédito André Klotz

 

CRIS PASSING E ANDERSON SCHÜSSLER

Os arquitetos Cris Passing e Anderson Schüssler acreditam que a maturidade consiste em saber usar tudo o que já foi vivido, com segurança e sabedoria, para, enfim, colher a melhor safra. No caso deste ambiente, Essência – criado com base em uma paleta neutra de cores e uma iluminação de contornos intimistas –, essa filosofia se traduz na busca de equilíbrio entre elegância e bem-estar. Entre as camadas que inspiraram o projeto, surge, por exemplo, o hábito de reservar tempo para os pequenos prazeres do cotidiano, demonstrando, com clareza, o valor de fazer escolhas com base nas experiências adquiridas. Entre as peças eleitas para o espaço estão a cama Brasilia, o sofá Harrison e a poltrona Luna.

 

Cris Passing e Anderson Schussler – Crédito André Klotz

GEOVANA ZANATTA MOMO

Um dormitório que revela que maturidade é compreender que as melhores escolhas são aquelas que resistem ao tempo. Um espaço que acolhe, permanece e transmite serenidade, reafirmando que o verdadeiro luxo está naquilo que continua fazendo sentido ao longo da vida. Assim é este ambiente, que leva a assinatura da arquiteta Geovana Momo, que traduz maturidade como a capacidade de compreender que os momentos mais valiosos são os mais simples: estar ao lado de quem amamos, desfrutar de uma boa conversa e, claro, habitar uma casa acolhedora, construída com intenção. Na composição, as escolhas foram a cabeceira Harrison, acompanhada pelas mesas de cabeceira Berge e pelas mesas laterais Louise e Fylla, além da escrivaninha Ginza, da cômoda Greta, do aparador Laos, do sofá Carrie e da poltrona Ricci.

 

Geovana Zanatta Momo – Crédito André Klotz

 

MARCHETTI BONETTI +

Dois sofás se posicionam frente a frente, formando um grande living, envolto por uma cortina que abraça o ambiente e pela presença de plantas e texturas naturais. Mais de três décadas de atuação da arquiteta Tais Marchetti e equipe, na condução da Marchetti Bonetti +, deram ao escritório a bagagem necessária para criar a vitrine que inaugura o novo espaço da loja Artefacto, em Florianópolis. Mais do que um espaço expositivo, é um local de encontro e interação, onde o mobiliário organiza conversas e aproxima pessoas. As escolhas foram os sofás Jaen, as poltrona Padang e Gap, além  do puff Kamari e dos bancos Lucero, Kalao e Kawe.

Marchetti Bonetti + – Crédito Fábio Severo

 

MARIANA PESCA

Liberdade, living concebido pela arquiteta Mariana Pesca, reafirma que maturidade é transformar experiência em gestos criativos livres, sem fórmulas, ousar com responsabilidade e colocar as pessoas no centro do projeto. Rompendo com o previsível, a proposta traz dois sofás idênticos, posicionados de costas um para o outro, possibilitando diferentes padrões de convivência, enquanto a lareira, no lugar da televisão, recebe uma composição artística de arandelas. Estantes escultóricas de pedra, poltronas artesanais e uma curadoria afinada de obras de arte reforçam a identidade singular do espaço. Entre as peças , a profissional cita o sofá Bold, a mesa de centro Davis, as mesas laterais Lexter, Gaivota e Duke, a escrivaninha Vaughan, a caixa bar Chet, além das poltronas Crandon e Iandara.

 

Mariana Pesca – Crédito André Klotz

 

RAFAEL BOHRZ

Inspirado por aquilo que perdura com o tempo, em Solitude Noturna, um quarto íntimo que leva a assinatura do arquiteto Rafael Bohrz, a maturidade é interpretada como o reconhecimento do crescimento por meio das nossas escolhas. Concebido como refúgio de contemplação – marcado por cores sóbrias e texturas consistentes –, o ambiente investe em uma iluminação que remete ao crepúsculo. Ou, mais precisamente, àquele momento do dia em que a luz natural se esvai pelas janelas e dá lugar aos cenários desenhados pelo projeto, dando destaque a algumas peças icônicas da Artefacto. O acervo traz a cama Zoe como eixo central, acompanhada pelas mesas de cabeceira Lou Lou e pelo banco Emilie. Os espaço ainda conta com o sofá Piero, a mesa de centro Omphalo, as poltronas Phili e Pol, além da cadeira Nori, do aparador Linea e da mesa lateral Shah.

 

Rafael Bohrz – Crédito André Klotz

 

ROBERTA ZIMMERMANN

Para a arquiteta Roberta Zimmermann, a maturidade pode ser definida como o auge do vivido: o momento em que tudo se aquieta e se consolida, revelando a beleza existente nas coisas mais simples. No Living Luz e Silva, essa visão se materializa em um espaço marcado por sobriedade, mas também ousadia. Materiais nobres como a madeira andiroba e o mármore travertino bruto, aliados a uma paleta de cores com base em tons de whisky, caramelo e marrom – mas também vigorosas pinceladas de cor –, determinam uma atmosfera serena e elegante, própria de quem já conquistou o direito de viver onde e como se gosta. Entre os móveis estão a mesa bar Lena, com seu formato elipsoidal – um dos ícones da Artefacto e presença constante nos projetos da arquiteta –, surge como peça simbólica, capaz de se reinventar como aparador, mesa de boas-vindas ou bar.

 

Roberta Zimmermann – Crédito André Klotz

 

ROSANE GIRARDI ARQUITETURA

A arquiteta Rosane Girardi concebe maturidade como a capacidade de enxergar além da estética. Para ela, beleza, funcionalidade, memória e emoção podem – e devem – coexistir em um mesmo espaço. No living Abbraccio, por exemplo, essa visão se concretiza em escolhas que valorizam autenticidade e pertencimento, criando um espaço que evolui com seus moradores e no qual a materialidade é protagonista: no piso em ardósia, que confere permanência; no quartzito, que imprime movimento às paredes; e no mármore da lareira, que revela a singularidade da pedra, em composição ritmada. Entre as escolhas, as poltronas Papillon e Times dispostas junto à lareira. O espaço conta, ainda, com o aparador Zim, a mesa componível Brass e a moldura Aka, além da mesa de jantar Halston e das cadeiras Jackie.

 

Rosane Girardi Arquitetura – Crédito André Klotz

 

SOFFITTO ARQUITETURA E INTERIORES

Em Camadas do Tempo, quarto projetado pelas arquitetas Maria Luiza Nunes Caritá e Denise Albuquerque, a maturidade se manifesta como um processo não linear, feito de sobreposições autênticas. Um conceito que se traduz em um espaço onde texturas e materiais denotam a passagem do tempo e a liberdade de escolha. Exemplo emblemático, a cama posicionada na diagonal rompe com o convencional e simboliza um olhar mais maduro e independente para o ambiente, enquanto os tijolos de demolição e o vidro canelado evocam ciclos e memórias que se sucedem e se transformam. O espaço conta com o sofá Illi, as cadeiras Lille, a cama Tassel e as mesas de cabeceira Halo, além do banco Vivika e da mesa de chá Fontana.

 

Soffitto Arquitetura Interiores – Crédito André Klotz

 

VALENTINA GUGLIELMI

Essência, ambiente criado pela arquiteta Valentina Guglielmi, demonstra que a boa arquitetura, assim como a maturidade, não se mede pelo impacto imediato, mas pela capacidade de continuar fazendo sentido ao longo do tempo. É um espaço que acolhe, acompanha a vida com discrição e transforma beleza em parte da rotina. Segundo ela, a maturidade pode ser vista como a forma que escolhemos de viver o tempo. É um conceito construído pelas experiências acumuladas, pelo repertório e pelas pessoas que fazem parte da trajetória de cada um, não pela idade cronológica. A assimetria foi utilizada como recurso central, visível na composição com o painel estofado que costura a cama Nouveau: de um lado, o pendente e a mesa de cabeceira Constantin; do outro, o espaço para a arte e para a estante Maurice.  Entre todas as peças, porém, a mesa lateral Shah tem um significado especial para Valentina, que acompanhou sua trajetória desde a fase de protótipo até o seu posicionamento no ambiente.

 

Valentina Guglielmi – Crédito André Klotz

 

MAIS CONTEÚDO
Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...

capa ÁREA _manual condomínios AsBEAsc

AsBEA-SC apresenta edição atualizada do Manual dos Condomínios

A AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – apresentou aos associados...

parkhaus 3

Construtora lança empreendimento com garagens integradas aos apartamentos em sistema de rampas

Um empreendimento de cinco pavimentos com garagens integradas aos apartamentos acessíveis por um sistema de rampas...