CASACOR SC | Florianópolis 2026 abre as portas e revela muita poesia

Uma poesia sem palavras. Uma poesia que não se lê, mas se contempla e sente. No conjunto da obra, a edição 2026 da CASACOR SC | Florianópolis revela muita poesia. A mostra abre as portas hoje ao público apresentando 27 ambientes projetados por profissionais que foram além de atender ao tema nacional – Mente e Coração. Na visitação, percebe-se o quanto de “alma” foi investido em cada espaço, em cada decisão de projeto. É arquitetura em sua mais autêntica manifestação artística.

O trajeto é marcado por belas surpresas do elenco, tanto pelas soluções empregadas para ocupar amplos espaços (alguns chegam a 250 metros quadrados) e garantir conforto na circulação dos visitantes como pela criatividade e técnica na composição de cores, materiais, mobiliário e elementos decorativos (muitos deles, aliás, objetos pessoais dos profissionais). A amplitude da sede da mostra, um edifício que antes servia de campus para uma universidade, favoreceu esta edição, com masterplan desenvolvido pela PSF Arquitetura. A visitação segue fluida e oportuniza paradas para encontros demorados em cada ambiente.

Estreantes, como Arantxa Severo e Eduardo Gust, impressionam pela sensibilidade. Ela reverencia a sua ancestralidade e enaltece a avó poeta no aconchegante espaço Living Manifesto. Ele exalta o silêncio, a desaceleração e a brasilidade na encantadora Casa Rubatosis. Impressionam, também, a pesquisa e a defesa dos conceitos aplicados nos espaços. Um dos exemplos é Casa Permanência, da RCK Arquitetura e Construção. A arquiteta Carolina Pellenz dedicou-se à intenção de despertar a sensação de nostalgia e a reflexão sobre a relação matéria, arte, design e natureza a partir da materialidade, com destaque para o mármore fossilizado, com fósseis aparentes, e forro com lambri de madeira natural reaproveitado da sobra do teto de uma igreja.

 

Na Casa Brastemp, a arquiteta Gabriela Herde, do GH Studio, encanta pela proposta de integração total do ambiente, de 170 metros quadrados, sem divisórias. Inspirada no vintage sofisticado das décadas de 1970 e 1980, ela traz a cozinha como coração do lar, totalmente conectada aos espaços do jantar e do estar. A arquiteta Mariana Maisonnave reforça a sua essência no Limiar DECA, com um projeto de linguagem atemporal que combina linhas essenciais, luz, materiais com texturas marcantes e uma ideia de acolhimento que dispensa excessos. Já o arquiteto Michael Zanghelini optou por fugir da sua zona de conforto no living Habitat Ocre. Pela primeira vez em sua trajetória na CASACOR, ele apresenta um ambiente essencialmente escuro, partindo do tom ocre, por ser um dos pigmentos mais antigos utilizados pela humanidade.

 

Uma das grandes surpresas da mostra é a Reserva Ubud, do arquiteto Leandro Sumar, profissionais que revela seu talento na CASACOR SC há quase dez anos, quando, recém-formado, integrou a equipe que assinou o Espaço Ubuntu, na mostra de 2017. O ambiente conquistou o Prêmio de Projeto Mais Original, eleito pelo júri técnico da mostra, e, também, o Prêmio de Melhor Projeto, eleito pelo público visitante da CASACOR Santa Catarina.

Nesta edição 2026, Leandro surpreende ao apresentar uma cabana de 51 metros quadrados, edificada em madeira na área externa da mostra, projetada integralmente por ele aos moldes do que vem executando em Bali, na Indonésia, onde vive há quatro anos. No espaço, ele demonstra sua reinterpretação de referências de Ubud e Uluwatu, na Ilha de Bali, e da Ilha de Java – como o tradicional Joglo, estrutura arquitetônica com telhado em forma de montanha que simboliza a ligação com o divino. Na composição, elementos carregados de significados, como a porta principal, criada por carpinteiros balineses, trazida desmontada pelo próprio arquiteto especialmente para este espaço.

 

 

Uma edição para celebrar

O fato de ser uma edição comemorativa – marcando os 30 anos da CASACOR em Santa Catarina – parece atribuir uma aura especial a essa mostra. O arquiteto, designer de interiores e artista Rico Mendonça também celebra três décadas de trajetória na mostra. Na Galeria Paralelo 30, de 144 m2, ele apresenta diferentes fases do seu trabalho, em diferentes técnicas artísticas, no coração da mostra. Um local de passagem, com cinco setorizações, que convidam à contemplação de pinturas, desenhos, bordados, esculturas, móveis criados por Rico. Nas paredes, a cor vibrante estabelece a referência ao coração, destacando as obras que expressam toda a sensibilidade, versatilidade e potência criativa de Rico Mendonça. É pura poesia.

Outra parte do percurso que impacta, por sua magnitude e sensibilidade, é a sequência iniciada pelo Jardim Ecos do Éden by Hantei, construtora proprietária do imóvel sede da mostra, onde erguerá um novo empreendimento residencial, e que também celebra 30 anos de atuação. Projetado por Studio Arcadia, Janela Lab e PSF Arquitetura, o espaço oferece uma experiência tropical imersiva, com sons de pássaros, pedras, madeira, areia de praia, aromas, luz e cristais em uma composição que emociona, fascina, magnetiza e realmente transporta quem o vivencia para outro universo. Essa visita é demorada, como deve ser.

Integrado a ele está o Apartamento Azzure, de Bianca Homem + PSF Arquitetura, que revela o estilo Hantei, e o Lounge do Arquiteto – Reflexões do Tempo, da PSF Arquitetura, que marca a comemoração dos 20 anos de mercado do escritório. Na primeira parte do ambiente, o “escritório”, com milhares de elementos brancos suspensos que representam mais de 15 mil pranchas produzidas pelo escritório ao longo de sua trajetória. No lounge, uma árvore simboliza o coração do projeto. Sobre o bar, 809 espigas de trigo fazem alusão à quantidade de clientes que confiaram seus projetos à PSF. Em contraste, tubos de PVC pintados de preto iluminados representam o que ainda não existe, projetos ainda não desenhados. Os visitantes são convidados a expressarem suas emoções, escolhendo tiras de papéis oferecidas no espaço para serem presas na malha metálica que envolve todo o espaço.

Outro espaço que celebra um marco importante nesta edição é o Tons de Cinza, Ondas de Cor, da Porto Maestri. O loft galeria, de 66 m2, apresenta uma coleção autoral do fotógrafo Lio Simas, profissional com 31 anos de carreira na fotografia de arquitetura e que, há 16 anos, assina as fotos oficiais da CASACOR Santa Catarina. A base monocromática, em tons de cinza, destaca as obras da coleção autoral de Lio –  Ondas de Cor – , com imagens que integram novas camadas de cor às cenas do mar capturadas por ele. Impressiona e emociona. Há muito mais por trás do que se vê na visitação da mostra. São muitas histórias incríveis reveladas em cada ambiente. É preciso ouvir o que os profissionais têm a contar para a poesia se concretizar.

A mostra segue em cartaz até o dia 8 de novembro, no antigo prédio da Faculdade Estácio de Sá, na rodovia SC-401.

 

 

 

Conheça todos os ambientes

Em fotos e descritivos oficiais da mostra

 

Fachada e Boulevard Entre Raízes

Grupo Le Nôtre

Entre Raízes nasce do encontro entre natureza e sensibilidade, inspirado pela biofilia e pelo desejo humano de reconexão com o natural. Um percurso que convida a desacelerar e atravessar o cotidiano em direção a um estado de presença. Assim como as raízes sustentam, conectam e nutrem a vida, o espaço propõe um retorno ao essencial. Um lugar de pausa, contemplação e pertencimento, onde os sentidos encontram espaço para respirar e mente e coração encontram equilíbrio.

 

Bilheteria e Lounge Prelúdio

Beatriz Tambosi – Maria Eduarda Werlich – Thayse Sgrott

Prelúdio é o que antecede, o instante que anuncia o que está por vir. A bilheteria deixa de ser passagem e ganha a atmosfera de lounge, um instante antes de atravessar o limiar da mostra. O painel em pedra natural assume o protagonismo e conduz o caráter do ambiente. Tons intensos e iluminação intimista criam uma atmosfera envolvente e contemporânea. Pedras naturais, madeiras marcantes e tecidos texturizados dão forma a um espaço que convida a demorar. O instante antes de atravessar.


Sala de Imprensa Entremeios

Beatriz Tambosi e Maria Eduarda Werlich

Entremeio é aquilo que está no meio, no intervalo entre duas partes, situações ou elementos. Em um tempo marcado pela velocidade e pelo excesso de informação, este ambiente propõe-se como lugar de encontro, partindo da ideia de que nem tudo se revela de imediato. A madeira natural, os tecidos de tramas suaves e os tons neutros compõem uma materialidade discreta, que não se impõe, mas se revela com o tempo. É no espaço sutil entre o dito e o sentido que a verdadeira comunicação acontece.


Loja de Aromas Florescer

Convida Arquitetura

Conceito Florescer é um convite ao ser: sentir, perceber e viver sua singularidade. Entre flores, aromas e memórias, o ambiente desperta sentidos e emoções, conectando razão e sensibilidade. Inspirado na alta-costura, unimos tendências da moda e do design à temporalidade, em uma estética que atravessa estações. Assinado pelo Convida Arquitetura em parceria com a Mels Brushes, traduz o Wellness Design ao integrar arquitetura e bem-estar, criando espaços para sentir, permanecer e florescer, uma experiência de qualidade em todos os sentidos.

 

Tons de Cinza, Ondas de Cor

Porto Maestri Arquitetura

Inspirado nas obras de Lio Simas, o loft nasce do encontro entre silêncio e intensidade. A arquitetura em tons de cinza cria uma pausa, uma moldura sensível para que a cor ganhe protagonismo. A partir do mar, as fotografias revelam camadas inesperadas de luz, movimento e emoção. Ondas de cor que rompem a neutralidade, despertam a memória e transformam o olhar em experiência. Um ambiente onde arte e arquitetura se encontram para convidar à contemplação e ao sentir, com calma, presença e delicadeza.


Living Manifesto

Arantxa Severo Arquitetura

O que manifestamos quando estamos alinhados com quem verdadeiramente somos? Esta é uma casa que nasce de dentro para fora. Da matéria nasce a memória; da memória, o sentir; e do sentir, a expressão. Quando mente e coração se alinham à essência, passamos a viver em coerência com aquilo que verdadeiramente somos. Foi então que busquei, através da arquitetura, dar forma à vastidão de um ser. Voltar para dentro e reconhecer aquilo que, em nós, deseja se manifestar.


Galeria Paralelo 30

Rico Mendonça

A Galeria Paralelo 30 celebra três décadas de trajetória entre a arquitetura, o design e a arte. Na CASACOR, o ambiente transforma-se em um espaço de memória, encontros e expressão, reunindo obras de diferentes fases e técnicas. Cinco núcleos conduzem o visitante por temas como identidade, habitar, terra, tempo e matéria, revelando um olhar sensível sobre o corpo, as paisagens, as arquiteturas e as memórias que atravessam a vida.

 

Casa Brastemp

Gabriela Herde Arquitetura

Um universo sensorial inspirado no vintage sofisticado dos anos 70, reinterpretado através de uma linguagem contemporânea. A composição da Casa Brastemp une couro conhaque, veludos vinho, madeiras escuras, cerâmicas brilhantes e verdes profundos, cria uma atmosfera acolhedora, artística e atemporal.


O Bordado Modernista

Natália Xavier

Bordado Modernista nasce do encontro entre a razão do modernismo e a delicadeza do fazer artesanal, mente e coração entrelaçados. Uma experiência que desperta os cinco sentidos e transforma matéria, textura, luz, aroma e memória em emoção. O espaço convida a vivenciar a casa com identidade, acolhimento e aconchego, contemplando louçaria, sala de vinho, estar e jantar, unidos por uma iluminação estratégica e relaxante. Toda a casa tem estrutura. A sua tem alma costurada à mão.


Casa Rubatosis

Eduardo Gust

Um Brasil não óbvio, revelado através da matéria, da textura e do tempo. O ambiente é uma casa de veraneio pensada para desacelerar, onde o natural e o feito à mão ganham protagonismo. Tradições brasileiras são revisitadas sob um olhar contemporâneo, criando uma atmosfera de acolhimento e simplicidade sofisticada. Um refúgio que celebra a beleza imperfeita dos materiais, a memória dos ofícios e o prazer de habitar sem pressa.

 

Living Raízes da Serra

Leonardo Simões Arquitetura

Entre a razão e a emoção, nasce um espaço de pausa, memória e pertencimento. Inspirado na Serra Catarinense, o projeto traduz sua essência por meio da força da pedra, do acolhimento da madeira e da presença da natureza. O pinhão surge como símbolo de origem, memória e transformação, reinterpretado de forma sutil na ambientação. Entre linhas precisas, mente e coração se encontram em um refúgio que convida a sentir, desacelerar e reconectar-se.


Living Habitat Ocre

Michael Zanghelini

Partindo do ocre, um dos pigmentos mais antigos utilizados pela humanidade, o Habitat Ocre transforma matéria, arte, espiritualidade e fé em uma reflexão sobre a origem e o ato de habitar. Em um living imersivo e cenográfico, terra, pedra, madeira, água, fogo e arte emergem da penumbra. Entre ancestralidade e contemporaneidade, o projeto revela uma arquitetura sensorial, conectada à natureza, à memória e aos significados que construímos ao habitar.

 

Casa Permanência

RCK Arquitetura e Construção

A Casa Permanência nasce do encontro entre matéria, memória e afeto. Um ambiente que convida à pausa e revela a beleza do tempo. Madeira, pedra, luz e texturas se entrelaçam em uma atmosfera acolhedora e atemporal, onde cada elemento carrega uma história e cada escolha valoriza o viver. Um espaço para permanecer no presente, sentir, contemplar e criar memórias. Onde o tempo desacelera e o essencial permanece.

 

Casa Acervo

Samira Mussi Arquitetura

Casa Acervo nasce da ideia de que o habitar é construído por tudo aquilo que vivemos. Somos um acervo de histórias, arte, encontros, lugares e caminhos. Aqui, as fronteiras do morar se dissolvem e o automóvel, apresentado pela Top Car, integra a arquitetura como objeto de design e extensão do habitar. Entre matéria, memória, movimento e acolhimento, a casa revela que nosso maior acervo não está no que possuímos, mas nas experiências que carregamos.

 

Reserva Ubud

Leandro Sumar

O projeto surge como uma interpretação contemporânea dos jogos da Ilha de Java (estilo arquitetônico local), inspirado pela atmosfera de Ubud e Bali, onde arquitetura e natureza se fundem. A partir de uma base construtiva simples, os espaços se abrem para a luz, a vegetação e a água, criando uma experiência contínua entre interior e exterior. A materialidade natural e os elementos sensoriais traduzem a essência do lugar, transformando o ambiente em um refúgio de contemplação e equilíbrio.

Espaço Conexões

Tiago Bortolança Arquitetura

O auditório da antiga faculdade, de 90 m2, recebe no projeto de Tiago Bortolança,  funcionalidades para eventos e produção de conteúdo durante a mostra. Com 40 lugares, tem patamares em madeira com sofás e poltronas confortáveis, equipado para a produção de podcasts e realização de talks e palestras. O projeto contempla elementos naturais como o piso em pedra, madeira e plantas ornamentais.


Limiar DECA

Mariana Maïsonnave

Em sua sétima participação na mostra, Mariana apresenta o ambiente Limiar DECA que traduz a identidade que vem consolidando ao longo de sua trajetória: uma arquitetura sensorial e atemporal, onde matéria, luz e natureza se encontram. O percurso nasce em um volume surpreendentemente escuro e contido, em seguida conduzindo à luz, onde se dissolvem os limites entre interior e exterior e trazem à tona seu DNA leve para o projeto. Aqui, o caminhar pela casa compõe uma experiência de acolhimento e contemplação.


Loja Entre Ilhas

Veronica Tessele | Ilhea Arquitetura e Schaiana Alves

Entre Ilhas nasce do encontro entre mar, terra e memórias. Inspirado na herança açoriana e no fazer artesanal local catarinense, o ambiente traduz em cores, texturas e materiais a cultura que atravessa gerações. O azul evoca o mar que conecta territórios e histórias, enquanto tons terrosos, cerâmica, madeira e fibras naturais revelam a força da matéria e das mãos que a transformam. Um espaço onde tradição e contemporaneidade se encontram, valorizando raízes, identidade e a beleza do feito à mão.


Jardim Ecos do Éden by Hantei

Studio Arcadia, Janela Lab e PSF Arquitetura

Inspirado na ideia de que o paraíso permanece dentro de nós, o Jardim Ecos do Éden by Hantei transforma a paisagem em uma experiência de presença e conexão. Vegetação, pedras, madeira, areia, aromas, sons, luz e cristais despertam os sentidos e conduzem por momentos de descoberta, pausa e contemplação. Entre mente e coração, natureza e arquitetura criam um território de equilíbrio, onde o tempo desacelera, os encontros florescem e cada sensação continua reverberando como memória ancestral. Como um eco.


Apartamento Azzure

Bianca Homem + PSF Arquitetura

O Apartamento Azzure traduz o morar junto ao mar como uma experiência de bem-estar. Entre mente e coração, o projeto combina racionalidade e sensibilidade por meio de luz, proporções, materiais naturais, madeira, pedras, texturas e formas orgânicas. A praia não é reproduzida literalmente, mas percebida na atmosfera leve e fluida dos ambientes. Uma arquitetura contemporânea e atemporal, pensada para acolher, desacelerar e permanecer.


Lounge do Arquiteto – Reflexões do Tempo

PSF Arquitetura

Inspirado nos 20 anos da PSF Arquitetura, esse lounge transforma tempo, memórias e relações em uma experiência sensorial. A árvore central simboliza os valores, a trajetória construída e os novos caminhos do escritório. Elementos suspensos representam projetos desenvolvidos e clientes que fizeram parte dessa história, enquanto luz, pedra e formas orgânicas convidam à pausa e ao encontro. A proposta une técnica e emoção para mostrar a arquitetura como espaço de convivência, transformação e legado.


Café Entre Respiros Guararapes

Nicole Oliveira e Alessandra Bragagnolo

Café Entre Respiros Guararapes nasce da ideia de que, em meio à aceleração cotidiana, existe uma alegria plena nos momentos vividos sem pressa. Entre uma inspiração e outra, o ambiente, operado pelo Cumbuca Café, convida a perceber o calor, a luz, os aromas, as texturas e os encontros. “Entre Respiros” são esses intervalos de presença, capazes de transformar uma pausa em experiência e o simples em algo verdadeiramente significativo.


Casa da Arquiteta

Revisite Arquitetura e Interiores

A Casa da Arquiteta nasce da ideia de que os espaços mais marcantes carregam as marcas da vida. Inspirado no tema Mente e Coração, o ambiente traduz memória, afeto e identidade em formas orgânicas, materiais naturais, cores e beleza cotidiana. Sala de estar, jantar e escritório se integram em uma narrativa íntima, onde fotografias, livros, arte, música e objetos pessoais revelam histórias, hobbies e inspirações. Aqui, a arquitetura deixa de ser cenário e se torna presença.


Banhos & Entrepausa

Gabi Venier Interiores e Studio VIIA

Banhos & Entrepausa propõe uma arquitetura de transição e respiro. De um espaço funcional à uma experiência sensorial, os ambientes de banho se articulam a uma área de descompressão, convidando o visitante a interromper o ritmo cotidiano e permanecer. Materiais naturais, texturas, formas orgânicas, vegetação e uma paleta inspirada nos tons da terra constroem uma atmosfera de acolhimento, enquanto a iluminação cria camadas de profundidade e estimula uma percepção mais contemplativa do espaço.


Restaurante Pulsar

Amanda Rocha e Thayná Dajori

O Restaurante Pulsar, operado pelo Divinna Mesa, nasce como um convite a desacelerar e aproveitar mais o agora. Inspirado no tema “Mente e Coração”, o ambiente fala sobre conexão, afeto e presença de um jeito leve e acolhedor. Mais do que um lugar para comer, Pulsar foi pensado para ficar, conversar, brindar, compartilhar histórias e criar memórias. Um espaço onde o tempo parece passar mais devagar e estar presente é o que realmente importa.


Sem Cerimônia – Bar de Vinhos

bi.ju Arquitetura

Inspirado nos encontros que acontecem sem convite, o Bar de Vinhos operado pela Famiglia Valduga e assinado pelo escritório Bi.ju Arquitetura celebra a beleza e a liberdade do improviso que vem das ruas, em harmonia com o conforto de se sentir em casa. Seja na reunião com os amigos, na conversa íntima ao fim de um longo dia de trabalho ou naquela comemoração especial cercada por quem amamos: o vinho é o pretexto, e a taça na mão, a oportunidade para viver grandes momentos. Quanto menos ensaiado, melhor! Afinal, a vida acontece sem roteiro e sem cerimônia.


Jardim Secreto Restaurante

Luma de Araújo

Há lugares que a mente procura e o coração já conhece. O jardim secreto, operado pela Forneria Cumbuca, é o lugar que passamos a vida inteira procurando lá fora, sem saber que ele sempre esteve dentro de nós. No mármore, a razão encontra sua frieza; no vermelho profundo, pulsa o que sentimos antes de entender. A mente nunca se contenta: sempre quer mais um pouco, sempre um passo à frente do momento presente. Talvez por isso a felicidade pareça tão distante. Mas ela não é um lugar que se chega. É um sentimento que se permite.

 

Fotos: Lio Simas | Divulgação CASACOR SC 

 

 

MAIS CONTEÚDO
CASACOR SC Florianópolis 2026 19. Jardim Ecos do Éden, Studio Arcadia, Janela LAB e PSF Arquitetura - Foto Lio Simas (1)_baixa

CASACOR SC | Florianópolis 2026 abre as portas e revela muita poesia

Uma poesia sem palavras. Uma poesia que não se lê, mas se contempla e sente. No...

Ana

Exposição em Porto Alegre reúne 58 interpretações contemporâneas do extinto pássaro Dodô

Inaugurada, esta semana, a Exposição Um Bando de Dodôs, mostra coletiva que reúne 58 artistas contemporâneos...

vokkan

Vivapark Porto Belo conquista prêmio italiano de paisagismo pelo parque Viva Energia

A master desenvolvedora imobiliária Vokkan acaba de conquistar mais um reconhecimento internacional para o Vivapark Porto...

RDO _ Valence (5)

Arquitetura valoriza a fluidez em sintonia com bairro-parque

Com arquitetura assinada pela Doria Arquitetos, o Valence Residence é o primeiro empreendimento da RDO no...

Ap. Praia Brava - Foto Fábio Jr Severo (1)

Projeto reconfigura cobertura ainda em planta, amplia espaços e valoriza a convivência

Antes mesmo de sair do papel, esta cobertura na Praia Brava, em Itajaí (SC), já começava...

Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...