Projetos

Volumetria marcante valoriza fachada de edifício comercial em Caxias do Sul

Por dezembro 19, 2017 Sem comentários

Recém-inaugurado, o edifício comercial projetado pela Tagir Fattori Arquitetura + STA tem atraído olhares em Caxias do Sul (RS). A volumetria marcante planejada destaca a edificação do seu entorno, composta por prédios baixos e de pequenas escalas, tornando-se ponto focal para quem circula pela região.

Implantado em um lote de esquina, entre as ruas Gal. Arcy da Rocha Nóbrega e Profª Viero, no bairro Madureira, o edifício comercial possui sete pavimentos, totalizando 2.000 metros quadrados de área construída: subsolo de estacionamento; três lojas térreas dotadas de mezanino; três pavimentos com quatro salas comerciais aéreas por andar; e cobertura técnica. “A escala menor do prédio e a implantação em uma esquina nos permitiu ‘esculpir’ o prisma primário e transformá-lo. A transformação dotou o prédio de uma característica bastante particular, convidando os passantes a mirarem o prédio durante um passeio e obterem uma surpresa a cada olhar”, avalia Tagir Fattori, autor do projeto, que contou com a participação dos arquitetos Gabrielle Oss Correa, Cristina Danieleski, Thaís Suzin e Ricadro Schumacher, e dos colaboradores Luiza Signori e Kelin Castoldi.

A composição foi baseada em ‘caixas’, que saltam do corpo do prédio como mirantes, criando movimento e tensão. O ‘vai e vem’ de volumes identificam as salas aéreas do pavimento tipo, criando visuais distintos. Os materiais ressaltam os blocos independentes, com fechamento em peles de vidro intercaladas por alvenarias revestidas por cerâmica porcelanizada que reforçam a assimetria da proposta. Volumes verticais foram projetados nas laterais para servirem de anteparos para futuros vizinhos. “Assim, a edificação pode surgir solta, livre de regulações do ritmo do entorno”, argumenta Tagir.

A implantação da edificação considerou a previsão de futuro alargamento das vias, já pré-definidas. Assim, estabeleceu-se um recuo de quase dez metros. A marquise, executada em ACM cinza, projeta-se três metros em direção à rua, compondo com a volumetria planejada e proporcionando generosa área de sombreamento para as lojas do térreo.

“Pensamos a arquitetura para ser atemporal e infiltramos conceitos de outras áreas, como arte, cinema, música e quadrinhos em nossos designs. Antes de tudo, procuramos causar sensações para quem está dentro e também fora do objeto projetado. É uma forma de comunicar nossas ideias e intenções”, ressalta Tagir.

 

Ficha técnica:

Autor: Tagir Fattori
Arquiteto Responsável: Tagir Fattori
Equipe: Arq. Gabrielle Oss Correa, Arq. Cristina Danieleski, Arq. Thaís Suzin, Arq. Ricadro Schumacher, Luiza Signori e Kelin Castoldi.
Localização: Rua Gal. Arcy da Rocha Nóbrega esquina com Rua Profª Viero, Caxias do Sul, RS, Brasil.
Ano de conclusão da obra: 2017
Área total construída: 2.056,00 m²
Incorporação: Cassol
Engenharia Estrutural: Maurício Caberlon Estruturas
Projeto hidrossanitário e gás: Fundacorp
Projeto elétrico: Egepro
PPCI: Fiora
Imagens – Renderizações: Bw5
Maquete física: Detalhezz

Principais fornecedores:
ACM – Brasil Visual
Vidros – Vidro Fácil
Esquadrias de Alumínio – Itaci Ulian
Granitos – Giliolli Granitos
Porcelanato Fachada – Ceusa
Pavimentação – Blocos Intertravados – Pavicerto

Fotos: Marcelo Donadussi | Divulgação

 

X
X