fbpx
Eventos

UIA2021Rio, Congresso Mundial de Arquitetos, inicia debate sobre o futuro das cidades

Por julho 17, 2020 Sem comentários

Transferido para julho de 2021 em razão da pandemia do Covid-19, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos promoverá, desde já, debates virtuais. A ideia é criar uma plataforma aberta e colaborativa para reunir reflexões e propostas para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das cidades.

A contagem regressiva até evento começa na próxima semana, com a publicação de um conteúdo especial nas redes sociais do UIA2021RIO. São depoimentos e entrevistas em vídeo de palestrantes, colaboradores e parceiros. Eles comentam sobre os impactos da pandemia, o que pode ser alterado na configuração das cidades e qual deverá ser a contribuição dos arquitetos e urbanistas para sociedade.

Francis Kéré, Elizabeth de Portzamparc, Zaida Muxi, Oskar Metsavaht estão entre os que gravaram vídeos para uma programação especial do UIA2021RIO na próxima semana.

 

Miguel Pinto Guimarães entrevista Francis Kéré

O arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, radicado em Berlim, na Alemanha, um dos mais expoentes no mundo na atualidade, é um dos participantes da programação especial da semana. Ele foi entrevistado pelo também arquiteto Miguel Pinto Guimarães e a conversa entre os dois será veiculada nas redes do UIA2021RIO na quinta-feira, 23 de julho.

Natural de Burkina Faso, Kéré revelou-se como um agente de transformação social em seu continente. Seus projetos combinam materiais e métodos construtivos tradicionais e contam com a participação da comunidade. Confirmado como keynote speaker na 27a edição do Congresso Mundial de Arquitetos, o titular do Kéré Architecture adianta, na entrevista, a sua visão do mundo no contexto atual e conta de sua atuação em países tão diversos como Mali, Iêmen, China, Estados Unidos.

Vencedor de vários prêmios internacionais de arquitetura, como o Aga Khan Award for Architecture, o Global Holcim Award, o BSI Swiss Architectural Award e o Schelling Architecture Award, entre outros, Diébédo Francis Kéré estreou este ano na lista dos arquitetos e designers de interiores mais influentes do mundo, a AD100 2020, elaborada pela revista americana Architectural Digest.

O carioca Miguel Pinto Guimarães, arquiteto com projetos no Brasil e no exterior, conduz a conversa a partir de seus estudos sobre povos tradicionais e sobre a harmonização da arquitetura com as paisagens naturais, clima e flora. Miguel também está confirmado como palestrante no UIA2021RIO.

UIA2021RIO Preview:

De 19 a 23 de julho

Facebook: https://www.facebook.com/uia2020rio/

Instagram: https://www.instagram.com/uia2020rio_congress/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/uia-2020-rio/

 

Foto: Reprodução Kéré Architecture

X
X