Eventos

Tufi Mousse homenageia o movimento Bauhaus em sua estreia na CASACOR SP

Uma imersão na herança Bauhaus. Assim é o espaço de 45 metros quadrados criado pelo arquiteto catarinense Tufi Mousse para marcar a sua estreia na edição paulista da maior mostra de decoração do país.  A CASACOR São Paulo inaugura neste dia 28 de maio e segue até o dia 4 de agosto, no Jockey Club.

O desafio apresentado a Tufi pela organização da mostra foi a criação de uma instalação artística que representasse um “refresco” aos visitantes durante a visitação. “Escolho Bauhaus porque somos Bauhaus e o movimento está completando 100 anos”, enfatiza o arquiteto.

O lounge foi projetado com o intuito de proporcionar ao visitante um breve resgate do imenso legado produzido pela Escola Bauhaus, precursora do modernismo, e seus 100 anos de história. O espaço propõe uma leitura contemporânea dos preceitos modernistas propostos pela vanguardista escola alemã. A simplicidade demonstrada na escolha dos materiais, das cores e das linhas puras – retas e curvas plenas, marcam o Lounge BAUHAUS 100 anos e materializam a célebre frase do professor e coordenadores da Bauhaus, Mies Van Der Rohe: ‘Menos é Mais’.

“O design e a arquitetura mundiais atuais são fortemente influenciados pelos ensinamentos disruptivos da centenária Escola Alemã Bauhaus”, explica Tufi. Prova disso é o grande painel feito em cerâmica pintada e queimada a 750°C para vitrificar a pintura, desenvolvido pelo artista plástico Fabricio Silva. Ele partiu de uma obra do americano Eric Fischl intitulada ‘Daddy´s Gone Girl’, como referência visual. Assim, Fabrício realizou uma releitura desta obra para o ambiente, desenvolvendo um trabalho novo e único em seu estilo próprio.

O lounge é um espaço de transição entre os ambientes da mostra. Tufi enfrentou o desafio imposto por uma coluna estrutural localizada no centro. Decidiu criar outra, com formas e linguagem semelhante, para garantir o equilíbrio visual. “E criar uma dramaticidade modernista com os preceitos da escola funcionalista”, complementa.

No mobiliário selecionado, fornecido pela Firma Casa, estão a Chaise Traffic, a Mesa Traffic e a a poltrona Brut, de Konstantin Grcic para marca Magis;  o Banco Orbi, do designer Guilherme Torres; a Floreira Albero, da Zanotta; e a luminária de parede Mantis.

Entre os demais fornecedores do ambiente estão Portobello, Uniflex, Tintas Coral, Firma Casa, Kraich, Grupo Resek, New Sistemas Inteligentes e Som Maior.

 

Leia também: 

Profissionais do Sul estão no elenco da CASACOR São Paulo, a maior mostra do país

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X