Notícias

Stemmer Rodrigues Arquitetura vence a quarta edição do concurso VEKA

Por junho 13, 2018 Sem comentários

A Stemmer Rodrigues Arquitetura, de Porto Alegre (RS), foi a grande vencedora da quarta edição do concurso cultural de arquitetura promovido pela VEKA Latin América, multinacional alemã de sistemas de perfis de PVC. Os dois projetos inscritos pela empresa foram classificados: a ‘Casa Angular’, em primeiro lugar; e a ‘Casa da Figueira’, em segundo lugar. O terceiro lugar foi para o projeto ‘Casa AR’, da NV Arquitetura, de Novo Hamburgo (RS).

Os projetos foram classificados a partir da decisão de um júri técnico, formado pela arquiteta e urbanista brasileira Marília Ruschel e pelo arquiteto argentino Pablo Sánchez. Marília formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1979 e especializou-se em Planejamento Urbano e Regional pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é arquiteta titular da empresa Ruschel Arquitetura e Urbanismo Ltda., sediada em Florianópolis, na região Sul do Brasil. Ela foi vencedora da segunda edição do Concurso Cultural VEKA. Pablo Sánchez formou-se pela Universidade de Buenos Aires (FADU) em 1991. É titular do escritório Pablo Sánchez Arquiteto (PSa), fundado em 2003 em Buenos Aires, capital da Argentina. Acumula 27 anos de experiência no desenvolvimento e na coordenação de projetos de arquitetura e de urbanismo.

No último dia 4 de junho, eles analisaram todos os projetos inscritos na sede da VEKA em seus países, e definiram os vencedores da categoria Horizontal de forma conjunta, por meio de uma videoconferência. Como critérios do concurso VEKA, líder mundial na fabricação de perfil de PVC para portas e janelas, foram considerados o uso eficiente das aberturas, a harmonização das aberturas com a construção, a criatividade e a inovação do projeto. Na categoria Vertical, não houve vencedores.

Como premiação, os três projetos serão publicados no Anuário VEKA 2018. Uma votação popular está sendo realizada para definição da capa do anuário. Fotografias dos três projetos vencedores estarão publicadas no site do concurso www.veka.com.br/concursocultural  com a identificação dos seus autores, para escolha dos internautas. O projeto que receber mais votos até o dia 6 de julho conquistará a capa da publicação.

Além dos vencedores, o Anuário VEKA 2018 apresentará outros projetos de arquitetura e trará matérias, artigos e entrevistas sobre o setor. Esta edição conta com o patrocínio das indústrias Braskem, Cortesa, Canadian, Ferbrás, Lirquen Vidros e Renolit, todas com atuação na América Latina. Com cerca de 120 páginas, o Anuário VEKA tem conteúdo bilíngue (português e espanhol) e é distribuído a profissionais e empresas da relação da VEKA Latin América no Brasil, na Argentina e no Chile. A publicação conta, ainda, com uma versão digital disponibilizada na íntegra no site da VEKA. Em sua terceira edição, o Anuário VEKA é uma iniciativa da jornalista Paula Costa, da Estúdio L Comunicação e Imagem, consultoria e assessoria de comunicação da VEKA Latin América. A produção e a edição estão a cargo da Santa Editora, da jornalista Letícia Wilson.

 

Fotos: Divulgação VEKA