Eventos

Seminário sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social será realizado em Curitiba

Por outubro 5, 2018 Sem comentários

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) realiza, na próxima quarta-feira, 10 de outubro, o Seminário sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Curitiba.

O objetivo é debater e apresentar exemplos de aplicação no Paraná da Lei Federal nº 11.888/2008, que garante para famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita de arquitetos e urbanistas e engenheiros para projeto, reforma e construção. O evento será realizado no Auditório da Capela Santa Maria, localizada na rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro de Curitiba. As inscrições são gratuitas. Clique aqui para inscrever-se.

A Lei Federal nº 11.888/2008, de autoria do arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro, ainda é muito pouco aplicada pelas prefeituras do país. Falecido em 2015, o ex-deputado federal baseou o projeto de lei em uma experiência que o arquiteto e urbanista Clóvis Ingelfritz desenvolveu em Porto Alegre na década de 1970: o Programa de Assistência Técnica à Moradia Econômica.

Na ocasião, o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul estabeleceu um convênio com a prefeitura da Capital, pelo qual o Sindicato disponibilizou 70 jovens profissionais. Em quatro meses, cada arquiteto atendeu, em média, 10 famílias, que se mostraram satisfeitas com o resultado final de habitações saudáveis e com conforto e beleza. “Chamávamos de ‘SUS Urbano’. As pessoas pagavam pouquinho, mas pagavam. Daí surgiram muitas outras demandas para os arquitetos”, lembra Clóvis.

Na capital paranaense, o Seminário sobre ATHIS reunirá importantes nomes que conhecem e atuam com o tema. Participarão do evento professores, mestres e doutores da área, como Ângelo Arruda, Heliana Rocha e Renata Coradin. Eles darão um panorama sobre a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social no Brasil.

O evento ainda contará com a apresentação de casos práticos da aplicação da Lei Federal no Estado. Já confirmaram participação o diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SINDARQ/PR), Júlio Kajewski; a arquiteta e urbanista do Grupo de Estudos para Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (GEATHIS), Carolina Lynn; e a coordenadora de Diagnóstico e Avaliação da ONG TETO no Paraná, Laís Leão.

Confira, na imagem, a programação completa.

X
X