fbpx
Notícias

Sebrae/SC lança catálogos com coleções de artesãos catarinenses e TrendBook 2020/2021

Por novembro 14, 2020 Sem comentários

O artesanal nunca esteve tão em evidência. A exclusividade, aliada aos processos que trazem a identidade e a história do criador, se tornou peça fundamental em nossos tempos de consumo mais atento. Há dois anos o Sebrae/SC desenvolve o Projeto Entre Contrastes, iniciativa ancorada na promoção de um novo posicionamento do artesanato catarinense com foco na sustentabilidade e no relacionamento com a indústria.

Para marcar esta etapa, o projeto está lançando os catálogos Entre Contrastes Artesanato Catarinense e Entre Contrastes Blumenau. E ainda o TrendBook 2020/2021 – Tendências Para Criar Mudanças, um compilado de estudos sobre o comportamento do mercado e dos consumidores. O material pode ser acessado de forma gratuita por meio do site sebrae.sc/artesanato.

Os catálogos são a materialização dos momentos de estudos, desenvolvimento de coleção, do mergulho na identidade da marca, sua estética e sua proposta de conversa com o consumidor, atualmente tão ativo. Desta forma, o projeto contribui para a ampliação do nível de empreendedorismo e de autonomia do artesão de Santa Catarina.

“O Sebrae/SC tem muito orgulho de desenvolver projetos como esse que além de fomentar o empreendedorismo ainda promovem a contemporaneidade e a produção autoral catarinense elevando a qualidade e competitividade no mercado nacional e internacional”, destaca o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos.

TrendBook 20/21

A publicação, com conteúdo inédito e exclusivo para o segmento de Artesanato produzido pela equipe técnica do Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT), aponta duas macrotendências identificadas:

NATURAL

A retomada da essência, em contrapartida da globalização, reforçando a conexão das pessoas com a vida real. O trabalho manual é valorizado, exaltando o “como foi feito”. No design, representa formas adaptáveis, materiais “vivos” e de peso mais leves, aproveitamento de resíduos e novos usos.
As microtendências associadas são Conforto Considerado (aconchego, macio, tátil e suave), Transforme (transformação, inovação, natureza e mudança) e Propósito Absoluto (artesanal, atemporal, significado e sustentabilidade).

ARTIFICIAL

Seres humanos mais digitais e tecnologia mais humana. Design de produtos colaborativo e com foco nas emoções, “dando alma à tecnologia”, que se une ao artesanato para produzir resultados que não seriam possíveis no processo manual, mas mantendo as texturas e o espírito do artesanal.
As microtendências associadas são Techtility (utilitário, tecnologia, inovação e funcionalidade), Legado Reconstruído (sustentabilidade, economia circular, longevidade, clássicos reinventados) e Design de Emoções (sensibilidade, emoções, conexões, tecnologia e imperfeição).

 

Autonomia e qualificação

Nascido a partir da boa repercussão de uma exposição realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato (Crab), no Rio de Janeiro, em 2018, o Entre Contrastes atendeu 92 artesãos de forma direta em 2020. Percorrendo diversas regiões do Estado, fizeram parte 11 núcleos de produção e algumas parcerias com as Prefeituras de Abdon Batista, Balneário Piçarras, Blumenau e Porto Belo atendendo os artesãos vinculados às Secretarias Municipais de Cultura ou Programas Municipais de apoio ao desenvolvimento da Economia Criativa e Artesanato.

Fundamentado em diretrizes que passam pela autonomia do empreendedorismo à qualificação da produção, entre outros temas, o projeto também busca contribuir para o desenvolvimento de produtos simbólicos e característicos do Estado. É a nossa história a partir das mãos de quem produz artesanato.

“A intenção é levar à casa das pessoas peças funcionais para transformar lares, contar histórias. É também valorizar as mãos, as memórias e o estilo de vida de cada artesão envolvido no projeto, que por meio da arte e da ressignificação do design nas peças desenvolvidas pode expressar e proporcionar diferentes sensações e sentimentos”, comenta a Coordenadora do Programa de Artesanato do Sebrae/SC, Simone Amorim Pereira Cabral.

Conheça mais sobre as marcas dos Núcleos de Produção Artesanal:

ANA GERN
Joinville/SC
@anagerndesign

DAS CATARINAS
Joinville/SC
@dascatarinasbrazil

DEDON
Abdon Batista/SC
@dedonalfazemas

EKO.ART
Joinville/SC
@elisabaaschoficial

FUNCIONÁRIAS
Joinville/SC
@funcionarias

GHARDA
Camboriú/SC
@ghardalife

KUNST HAUS
Blumenau
@kunsthaus_bnu

MINHA MANA E EU
Porto Belo/SC
@minhamanaeeu

RENDAI
Imaruí/SC
@rendairendas

TOCA TAPETES
Araranguá/SC
@tocatapetes

TRAMATUSA
Lages/SC
@tramatusa

 

Fotos: Daniel Machado, Dariane Luz e Guilherme Pazetto

 

 

X
X