Eventos

Salvio Jr. e Moacir Jr. surpreendem com uma casa completa na CASACOR São Paulo

Por junho 3, 2019 Sem comentários

Para representar um olhar contemporâneo e simbólico sobre o morar, a dupla do Studio CASAdesign, de Balneário Camboriú (SC), apresenta na CASACOR São Paulo 2019 a CASA OAK | 02. Os designers catarinenses Salvio Jr. e Moacir Jr. assinam uma residência completa, de 185 metros quadrados. Esta é a quarta participação da dupla na mostra paulista, a maior e mais representativa do país.

O projeto incorporou  60 metros quadrados de área construída às icônicas marquises do Jockey Club, sede da mostra, preservando a memória e a estrutura histórica do local de forma criativa e ousada. A fachada da casa foi construída no estilo brutalista, com apenas um recorte de parede que forma um ângulo interno, surgindo dali a porta do ambiente, que convida os visitantes a conhecerem o espaço. A entrada também surpreende pela volumetria criada por meio de modernos tijolos da linha Brickstar da Portobello, que têm uma proposta handmade, textura rústica e um leve brilho metalizado.

A edificação foi erguida no sistema de construção a seco, feita em drywall, e explora ao máximo a luz natural. E incorpora o visual do jardim externo, assinado pela dupla de paisagistas Mauricio Ferre e Elaine Kalil, do escritório paulista Kalil Ferre Paisagismo. O jardim reforça a atmosfera de refúgio e proporciona a sensação de acolhimento e bem-estar desejada pelo projeto. A favor deste conceito, o teto e todas as paredes foram revestidos em lâminas de carvalho natural, fornecidas pela Florense. A escolha do material está alinhada ao nome do espaço: OAK, que em inglês significa carvalho. O piso recebeu porcelanato Pierre Ble, da Portobello, que apresenta um aspecto de limestone originário da Bélgica. Para uma atmosfera mais rústica, os profissionais utilizaram a modularidade do formato 20×20 cm com bordas irregulares.

A casa conta com um amplo living, cozinha e sala de jantar integrados e suíte.  As poucas divisórias internas existentes foram executadas com placas onduladas metálicas, advindas de reaproveitamento, conferindo um visual industrial e reafirmando o caráter sustentável do espaço. A execução foi assinada pela Green Industrial Architecture.

Na sala, um muxarabi produzido pela Haiko Revestimentos emoldura a cena. O mobiliário da Artefacto, com muitas peças produzidas artesanalmente, é minimalista com proporção equilibrada. A composição com tecidos claros, lâminas de madeira natural e peças em madeira rústica quebram o aspecto frio do industrial, tornando o ambiente mais acolhedor. Na produção dos ambientes, peças únicas e feitas à mão de diferentes origens e etnias, como Timor Leste e da Ilha de Bornéu (na Ásia), de Benin (Nigéria/África), da Turquia e das Filipinas, trazem uma forte carga emocional ao ambiente.

Obras de arte pontuam o espaço, como uma grande pintura do artista João Di Souza e as caixas de Luisa Malzoni, representados pela Verve Galeria; a arte nordestina de Ramonn Vieitez, da Galeria Portas Vilaseca; e a obra abstrata da artista catarinense Fabiana Langaro Loos. “Esta é a CASA OAK |02, um espaço para descanso, convívio e contemplação, para quem gosta de curtir a casa, receber amigos, ouvir um bom som e comemorar os bons momentos que a vida proporciona em harmonia com o lar […] É realmente um olhar contemporâneo do morar”, afirma Moacir Junior.

 

Leia também:

Profissionais do Sul estão no elenco da CASACOR São Paulo, a maior mostra do país

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X