Notícias

Revista ÁREA lança especial sobre a Cidade Pedra Branca

Por junho 29, 2020 Sem comentários

Bairro-cidade criado há 20 anos na Grande Florianópolis é referência internacional em planejamento urbano sustentável


A celebração dos 20 anos da Cidade Criativa Pedra Branca – referência internacional em planejamento urbano sustentável – mereceu uma edição especial da revista ÁREA. Lançado em junho de 2020, o especial inaugura a série ÁREA apresenta, criada para apresentar destaques em arquitetura, urbanismo, arte e design da região Sul do país. Com 68 páginas, a revista tem versão impressa e digital, disponibilizada na íntegra em http://www.revistaarea.com.br/areaapresenta.

A Cidade Criativa Pedra Branca é reconhecida como novo marco em projetos urbanos para as iniciativas pública e privada. O conceito de urbanismo sustentável planejado aplicado aos empreendimentos atraiu a atenção do mercado, da academia e de instituições de diversos países, rendendo premiações, certificações e projeção internacional. Essas conquistas resultam da visão de futuro dos seus empreendedores, a Família Gomes, que vêm, desde 1999, construindo uma “cidade para pessoas” no município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina.

Os empreendedores uniram-se a importantes parceiros, voltaram-se às pesquisas mundo afora, buscaram a consultoria dos melhores especialistas – os escritórios norte-americanos DPZ Latin America e Keystone, o brasileiro Jaime Lerner Arquitetura e Urbanismo e o dinamarquês Gehl Architects, especialista na criação de cidades para pessoas. E valorizaram as competências locais, contratando alguns dos principais escritórios de arquitetura de Santa Catarina para cocriarem a nova centralidade de bairro ao lado da arquiteta e urbanista Silvia Lenzi, autora do plano diretor em parceria com o escritório Vigliecca & Associados. São eles: RC Arquitetura, Studio Domo, Mantovani e Rita Arquitetura, Marchetti Bonetti Arquitetos Associados, Nelson Teixeira Netto Arquitetura, Desenho Alternativo, MOS Arquitetos Associados e, mais tarde, JA8 Arquitetura e Paisagem e ARK7 Arquitetos. 

“Acompanho de perto essa iniciativa inovadora há mais de uma década, registrando cada nova etapa, cada nova conquista, como testemunha ocular da criação de um bairro-cidade de forma planejada, equilibrada, criativa, consciente e responsável. É um privilégio poder contar um pouco dessa história nesta primeira edição da série ÁREA apresenta”, comenta a jornalista Letícia Wilson, diretora e editora da revista ÁREA, uma publicação da Santa Editora.

 

Novo Urbanismo

“O resultado desse trabalho com a Revista ÁREA é um mergulho na história da Pedra Branca, com fotos, textos e vídeos. Um documentário muito importante para facilitar a distribuição do conteúdo completo sobre a Pedra Branca, contribuindo, também, para a preparação de nossas equipes de funcionários e corretores. Além da versão impressa, a versão on-line contará com a entrega nos idiomas português e inglês, visto que a Pedra Branca também é referência mundial em urbanismo e bastante procurada nesse quesito”, afirma Clarice Mendonça, gerente de marketing do Grupo Pedra Branca.

A edição traz matérias sobre a história da Cidade Pedra Branca, criada a partir da transformação da fazenda familiar de 250 hectares em um bairro-cidade, sobre os conceitos, o inovador processo colaborativo adotado no desenvolvimento do Plano Diretor, a incorporação dos preceitos do Novo Urbanismo e sobre os diferenciais de sustentabilidade. E destaca os empreendimentos: os pioneiros condomínios Pátio das Pedras e Pátio das Flores; o Passeio Pedra Branca, o shopping a céu aberto do bairro, com a primeira rua compartilhada do país; os “green buildings”, certificados LEED, Office Green e Atrium; o Smart Residence; o Aeropark, condomínio empresarial e aeronáutico; o Reserva da Pedra, com lagos e praias artificiais; e o recém-inaugurado Pátio Civitas.

A revista traz, ainda, uma entrevista exclusiva com o empresário Valério Gomes, idealizador da Cidade Pedra Branca, e artigos produzidos especialmente para esta edição pelo arquiteto e urbanista Caio Esteves, fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em Place Branding do Brasil, sobre “A importância da vida comunitária no mundo pós-normal”, e pelos arquitetos e urbanistas argentinos Maximo Rumis e Marcela Leiva, fundadores da DPZ Latin America e da Keystone, referências mundiais em planejamento urbano, sobre “O poder transformador do urbanismo”. Maximo e Marcela atuam como consultores da Cidade Pedra Branca desde 2006, tanto na adaptação do masterplan aos preceitos do Novo Urbanismo como na criação da nova centralidade de bairro e no planejamento de novos empreendimentos.

 


 

 

X
X